Configurando Velox no Kurumin

Este artigo descreve a configuração do acesso à internet em banda larga utilizando o Velox.

[ Hits: 56.619 ]

Por: Perfil removido em 06/10/2006


Introdução



Quando comprei meu modem ADSL, há 6 meses, veio um kit com todos os materiais necessários. O que deixou-me mais triste foi o manual de instalação, que está disponível apenas para os sistemas operacionais Windows e MAC OS. Ainda estava usando o acesso discado no Windows e aproveitei a fazer uma longa pesquisa sobre a configuração do Velox no Linux e obtive pouco êxito, pois as configurações variam de distros para outras.

O suporte técnico da Telemar, para mim, é precário, pois ainda não tinha pessoal capacitado para a instalação no Linux, um dos melhores sistemas operacionais criado em toda a década e que vem crescendo e dominando o mundo avassaladoramente. :-)

Tive então que resolver isso explorando mais as ferramentas de configuração de acesso à internet no Kurumin. Tudo é feito de uma forma simples e sem maiores dores de cabeça. Pensando nisso, decidi elaborar este artigo para que os usuários possam sentir-se satisfeitos navegando no Linux sem medo de vírus e outras pragas maliciosas que atacam brutalmente o Windows... coitado deste sistema, sempre apanhando... para cada buraco fechado surge dois. :-(

Em se tratando de internet, as empresas deveriam oferecer seus serviços também para Linux, como também oferecer cursos básicos aos funcionários para que possam passar as devidas informações corretas aos clientes que desejam aderir ao mundo do Pinguim. O Linux não é nada de difícil, apenas um delicioso aprendizado repleto de descobertas.

Atualmente tenho 2 (dois) cursos de Manutenção de Micro, 1 (um) de Manutenção de Impressora e estou terminando o curso de Administração de Redes e Servidores Linux. Por isso, estou aqui para auxiliar os usuários deste tão maravilhoso sistema operacional que chama-se "Linux" a configurar o acesso Banda Larga sem mistério. Veja a figura abaixo o recado do Pinguim.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configurando o modem ADSL
   3. Conecta, mas não navega
Outros artigos deste autor

Introdução à ponteiros em C

Kshutdown e suas funções

Balanceamento de link + redundância

Ubuntu - configurando dois monitores numa mesma placa de vídeo

Captive Portal Customizado

Leitura recomendada

Filtros de Texto no Linux

AIXGL + Beryl no Kubuntu 6.10 com uma Intel i810

Instalando o Linux RedHat / Fedora / CentOS remotamente utilizando o VNC

Configurando TV Digital no Ubuntu 10.04 - (PlayTV USB SBTVD)

Montando sua Web Rádio no Linux com DJ Automático

  
Comentários
[1] Comentário enviado por flipe em 06/10/2006 - 17:05h

outra dica, não configurem o ip do roteador, senão ele conecta mas não sai.

[2] Comentário enviado por removido em 09/10/2006 - 10:00h

Bom, eu achei um tanto desnecerssário esta dica, já que as próprias janelas do kurumin são auto explicativas, mas blz... Seria interessante se tivesse dito algo que não fosse diretamente explicado ou algum problema que aconteça caso este procedimento, tão automático, não funcionasse, como por exemplo, limpar o /etc/resolv.conf (que ajuda quando conecta mas nao navega).
Bem, fica aqui minha crítica, que espero que entenda como construtiva

[3] Comentário enviado por removido em 09/10/2006 - 11:16h

Olá, lordhulk ...

O problema é que o usuário iniciante não saberá, como ocorreu com alguns colegas meus que utilizaram o Kurumin, muito menos compreendiam aquele arquivo do resolv.conf para descomentar as linhas.

Para nós que sabemos é tudo fácil, mas para quem está migrando para o Kurumin ainda é uma dor de cabeça.

:::... Viva o Linux ...:::

[4] Comentário enviado por evilrick em 09/10/2006 - 13:56h

Boa iniciativa rychardi.
Embora haja as janelas auto-explicativas no kurumin, sempre haverá que não consiga conectar. Esse lance de zerar o IP por exemplo: Assim como há quem não saiba do ipconfig /renew no windows, há quem não conheça o procedimento similar no Linux (principalmente os inciantes como eu).
[]s a todos

[5] Comentário enviado por josuelinux em 12/10/2006 - 17:17h

na verdade ,esse problema do ip,me persegue!!!,estamos com o prvedor velox que não da assistencia nenhuma quando a coneção cai!!!,e eu não sei como reconctar ,o windows xp,explica que o problema e na rede ,não no computador,o que fazer???

[6] Comentário enviado por removido em 13/10/2006 - 01:33h

Olá, josuelinux ...

Jamais passei por este problema. Verifique se os cabos não estão frouxos, se há mal contato entre os cabos (teste com um bom testador de cabos). O único problema que ocorreu-me no Linux foi a queda de velocidade devido aos problemas na rede da Telemar. Não expecificou a distro que você usa para veriicar melhor as possibilidade de configurações.

:::... Viva o Linux ...:::

[7] Comentário enviado por lulu.campos em 13/10/2006 - 18:41h

eu naum sabia nem como eh q faz pra configurar a internet no meu velox. quando li este artigo me ajudou bastante principalmente aquele lance de zera o ip porque eu tava tentando acessar a net e nada, e foi aí q tive q fazer do jeito deste artigo... parabéns rychardi...

vlw

[8] Comentário enviado por arthurcdb em 03/11/2006 - 10:31h

Pessoal já estou alguns dias com um problema no Kurumin 6.1, uso o modem adsl 500g normal no xp, mas no kurumin as paginas demoram mais pra conectar como se o modem estivesse procurando algo. O que pode ser e essa dica vale para o meu caso?? Outra informação é q mesmo no kurumin a velocidade de download é normal 64kbs. Outra coisa q me intriga é q tem horas q a pagina abre normal rapidinho. Alguém tem uma luz aí? Obrigado.

[9] Comentário enviado por removido em 03/11/2006 - 10:37h

Olá, arthurcdb...

Faço como descrevi em "Conecta, mas não navega" que resolve o seu problema. Caso contrário, execute o comando a seguir:

# route add default ppp0

:::... Viva o Linux ...:::

[10] Comentário enviado por felipeportnoy666 em 22/02/2007 - 01:49h

Não seria melhor vc fazer estas configurações no proprio modem ... na minha casa faço a conf no modem e coloco qualquer SO que ele ja navega automatico .........

Melhor do que fikar descobrindo como criar a conecção .....

[11] Comentário enviado por jlourenco em 02/04/2007 - 10:49h

Bom dia rychardi. Cara, eu fiz exatamente o que vc pôs no artigo e deu tudo certo, só que quando estou conectado, as funções do sistema(não a navegação em si) começam a ficar superlentas até que congela tudo. Não faço a menor idéia do que está acontecendo. Se vc ou alguém tiver uma sugestão, agradeço imensamente.

[12] Comentário enviado por FernandoMascaren em 16/06/2007 - 21:17h

Professor Rychardi. Saúde. Tenho Velox.Banda Larga Modem SpeedeStream4200. Para conectar no XP é "bateu valeu"NO Kurumin 7 e no Ubuntu 7/uso Cd. Segui a orientação acima e acoanteceu o seguinte: uma vez funcionou e depois nada. Velox mandou desligar o modem, desconectar os cabos. Reiniciar o sistema e depois conectar os cabos e ligar o modem. Seria um problema de "sincronismo". Nada. A placa é detectada, a conexão é feita e não navega. Nos dois programas é a mesma coisa. Obs: em username: colocar o nome@oi(provedor).com.br e a senha, não vale para todos os Estados. Aqui na Bahia só passou a vales essa orientação a partir do fim do mes de abril.
Velox( fui muito bem atendido), fornece uma relação dos Estados e as datas quando esse sistema passou a valeler. Até então se usava o ddd e número do telefone. Indicaram um modem DLink ADSL 500. Não comprei pois não sei se vai resolver. Outra coisa, antes de usar e tentar conectar, desativei o Avasta. Nada consegui até agora. Informe por favor: como posso zerar esse famoso IP no caso do Linux? Fico no aguardo e obrigado. De tanto ouvir dizer, muitos aprender do Linux o ve-abá.Mas na hora de conectar a maioria desiste pelo trabalho que da. No meu caso não desisto, livre do Bill preciso ficar. Abriga é boae na luta entre o pequeno e o gigante no Linux vou apostar se para conectar se tornar mais fácil de executar. obs.: procurei aqui em Salvador, em vários locais e até mesmo nos jornais, pagando, levando de carro até a minha casa, a qualquer hora e não encontrei ninguém para fazer o serviço serviço. Todo mundo só entende do XP. Fico no alguardo e obrigado.

[13] Comentário enviado por diasnovo em 19/09/2007 - 19:19h

Mesmo com todos esses procedimentos, ainda não consegui navegar. No meu caso sou de Recife e tenho Velox. No windows funciona normalmente,mas no Kurumin não funcionou depois dos procedimentos automáticos, só conseguia acessar o gmail e o google, fora esses nenhum.
Só consegui depois que editei o arquivo \etc\resolv.conf e tirei os 2 ips que foram colocados automaticamente e tirei os #(simbolo de comentario) dos ips onde tinha informado Velox, que por sinal são do Rio. São eles:

200.202.193.71
200.149.55.140

Faça os procedimentos informados no artigo e depois mude esses ips.
Depois que mudei para estes consegui acessar todos os sites.

[14] Comentário enviado por diasnovo em 09/10/2007 - 11:53h

Olá pessoal.

Os procedimentos do meu último comentário só resolveu por um momento. depois que desliguei e religuei a máquina, não consegui mais navegar. Não teve jeito.
A solução foi desabilitar a placa de rede on-board (placa mae pc-chips A31G) e coloquei uma placa de rede off-board(ENL832 Encore - Realtek -
R$ 15,00), como já havia lido em outro tópico. Ai funcionou beleza.

[15] Comentário enviado por admin_ender em 21/02/2008 - 12:15h

Boa Tarde!!
Estou com o kurumin 7 no hd com o meu modem o d-link coloquei o dns o gateway do modem tipo o 10.1.1.1 e fiz as confugrações no kurumin e funcionou blz, mas no modem Speed Stream 4200 não teve jeito, fiz várias vezes pelo centro de controle do Kurumin e não deu. sendo q coloquei como DNS o Gateway do modem 192.168.254.254
Preciso o quanto antes de ajuda, desde ja agradecido.
mail endlemos@yahoo.com.br


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts