Configurando GUI no Ubuntu WSL (Windows Subsystem for Linux)

Saiba como configurar interface gráfica utilizando a distro do Ubuntu disponível na Windows Store sem instalação de nada no Windows, a não ser o app para rodar no WSL. Não sabe o que é WSL? Veja no artigo também!

[ Hits: 10.634 ]

Por: Marcos Oliveira Junior em 07/11/2018


O que é e como funciona



Para quem não sabe o Windows 10 Pro trouxe várias novidades, como serviço do hyper-V e outras tecnologias voltadas a virtualização e ambiente de desenvolvimento profissionais.

Certo, isso todo mundo já sabe, okay.

Agora poucos sabem que além do Docker que roda no Windows, a maior parte dos containers roda sobre o Linux e são poucos aqueles containers para Windows.

Ai vem a pergunta, mas Marcos, como os containers Linux rodam no Docker do Windows?

A resposta está no WSL ou Windows Subsystem for Linux. Certo e o que é isso?

Subsistema Windows para Linux é o nome de um módulo do sistema operacional Windows 10, ainda em desenvolvimento, que visa a disponibilizar um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, de forma que se possam executar programas (baseados em texto) nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows sem a necessidade de emuladores ou do uso de máquinas virtuais. Algumas distros já estão disponíveis na Windows Store para download.
Fonte: Subsistema Windows para Linux - Wikipédia, a enciclopédia livre

Partindo disso eu instalei o Kali Linux e tive o terminal, apesar de muito legal esse sistema vem com muito pouco da sua distro completa e vem cheio de bugs, mas a comunidade do Kali Linux deu uma contribuição muito importante para tudo isso, que vou explicar mais abaixo.

Esses dias me deparei com a necessidade de não só ter o terminal do Linux mas também a interface gráfica para rodar aplicações, pensei e agora, de acordo com a documentação oficial do WSL ele só traria o ambiente de texto, o nosso poderoso terminal, o que é incrível de verdade, mas enfim vamos lá.

Primeiro eu desisti do Kali pois até a nível de terminal ainda está com muitos bugs, então fui para algo mais popular com uma comunidade muito ativa, o Ubuntu, que também se encontra na Windows Store.

Beleza, instalei o terminal, atualizações, upgrade da distro etc, e lá fui eu para o Google procurar como iniciar uma interface gráfica, vi diversos tutoriais de como fazer isso usando o VxSrv, que é uma espécie de TERMINAL remoto estilo o famoso RDP do Windows, aí beleza, se já temos o RDP no Windows porque precisamos de um externo?

Pensando nisso googlei e achei um tutorial oficial do Kali para WSL, que faz exatamente o que precisamos. Certo, mas o Kali é bugado, então adaptei a brincadeira para o Ubuntu, vamos ao tutorial a quem interessar.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é e como funciona
   2. Instalando a GUI e o XRDP
   3. Colocando barra de tarefas - Gnome Panel
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Configurando 2 (dois) links ADSL no mesmo servidor

Apache + MariaDB + PHP + phpMyAdmin no CentOS 7

Apache2 + PHP5 + VirtualHosts no Debian e Ubuntu

Convertendo o HP Pavilion dv2000 ao Ubuntu

LTSP no Debian 8

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pabloguarani em 07/05/2019 - 13:27h

Grato pelo post. Apliquei no Kali Linux e deu tudo certo...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts