Minha primeira providência foi passar para o Português-BR a tela de boas-vindas, bem como o menu do JWM.
A segunda providência foi configurar uma conexão internet. A velocidade de meu modem não era aceita, e posteriormente verifiquei que deveria ter informado 38400 e não 33600. Aí foi tudo bem.
Bem, agora o interessante da experiência: Navegar na internet em modo texto! Ao mesmo tempo em que a navegação fica extremamente rápida e não cai de jeito nenhum (no meu caso), as páginas ficam totalmente desarrumadas e em fundo preto, isto é, todo o trabalho dos webdesigners vai literalmente para o brejo...
O browser que vem no BL3 é o Links 0.95, muito modesto. Vocês precisam ver o VOL como fica!
Com um 486 e pelos menos 16mb ram (é o que temos), pode-se evoluir para o Links2.
Ainda não experimentei. Pretendo experimentar e comentar aqui no VOL.
De acordo com as instruções do site, para usar o Opera 8.0 (Opera 8 static-QT package) precisaremos de um Pentium com pelo menos 32mb ram.
E notícias posteriores através da "Mailing List" nos dão conta de que poderá ser utilizada a versão 9.25 daquele mesmo browser (tendo-se o cuidado de baixar a versão correta).
Outra experiência que fiz foi mudar o fundo de tela, que é horrível no original: hachuras cruzadas em sentido diagonal, apenas para quebrar a brancura da tela.
Tentei com imagens .jpg, .pcx e .gif criadas no Windows (Ms Paint e Corel Draw! 6).
Observação: Ao criar uma imagem, devemos tem em conta a definição de tela, no meu caso 640x480. Algumas imagens .jpg se tornam muito complexas e não são reconhecidas, assim como aquelas em formato .pcx.
As imagens .gif têm uma particularidade: Mantém a largura de tela, porém modificam grandemente a altura. Para poder funcionar, redimensionei para 640x120 (calculei a olho, e deu certo: Pura sorte!).
Criar imagens em um micro (no Windows) e transportá-las via "freebie net" (é via disquete mesmo!) até outro micro com DOS e
Linux me trouxe outra experiência: Aprender a fazer cópias e deletar arquivos. Pois olha: O processo não é muito diferente do DOS...
Em outros artigos, pretendo abordar:
- A Floppy Version (como instalar em HD: particularidades e curiosidades);
- Como substituir a GUI Xvesa por outra mais eficaz;
- Como ativar audio compatível com AdLib/SoundBlaster;
- Como atualizar a biblioteca do BL3;
- Lista de add-ons para o BL3;
- Como instalar o Opera 8 no BL3
Até mais!