Instalação do Wonderland Server

O projeto Wonderland é uma plataforma virtual 3D que permite a interação com outras pessoas por meio de aplicações compartilhadas e comunicação por voz, tudo em tempo real.

[ Hits: 16.632 ]

Por: Luiz Vieira em 12/01/2010 | Blog: http://hackproofing.blogspot.com/


Introdução à Wonderland



O Projeto Wonderland é um software desenvolvido pela Sun Microsystems, programado 100% em linguagem Java, de código aberto, que permite criar mundos virtuais 3D. Nesse ambiente os usuários podem interagir e se comunicar entre si com áudio de alta qualidade, compartilhar aplicações de escritório e documentos, melhorando a produtividade real dos participantes. A característica principal de Wonderland é a sua flexibilidade: com o conhecimento suficiente, desenvolvedores e artistas gráficos podem criar de maneira colaborativa mundos inteiramente novos, ou adicionar funções aos mundos já existentes.

O programa cliente pode ser baixado facilmente e não precisa de instalação. Já o servidor está desenhado modularmente: há um bridge que possibilita a transmissão de áudio; o master server client que articula o compartilhamento de aplicações de escritório e, claro, o servidor principal onde se conectaram os clientes.

Histórico

O projeto começou no ano 2007, num contexto geral de grande interesse no desenvolvimento de mundos virtuais. Ele aparece como uma alternativa livre a sistemas como o SecondLife e ainda mais orientado à produtividade no ambiente profissional ou educativo. A primeira versão publicada é a v0.3, logo seguida da v0.4 em Agosto de 2008. Esta versão introduz várias melhorias como a possibilidade de escutar o áudio através de uma ligação telefônica, entre outras coisas.

Algumas diferenças com SecondLife

  • Suporta nativamente o compartilhamento de aplicações que rodam no entorno gráfico X, num nível de funcionalidade muito maior do disponível em SecondLife.
  • Permite a integração de sistemas de gerenciamento de empresas dentro do entorno virtual, possibilitando cenários inovadores em matéria de administração de negócios.
  • Como já se comentou, possui um avançado sistema de áudio e voz, que permite a comunicação transparente de usuários de computador, com pessoas conectadas através do tele fone convencional. Estas aparecem como pequenas "orbs" que se podem transportar dentro do mundo, por exemplo para levá-los a uma sala de conferência afim de que ouçam uma palestra, sem necessidade de que a pessoa fique frente a uma tela de computador.
  • A criação de objetos e ambientes é feita fora do entorno (tirando a necessidade de ficar conectado a internet), com ferramentas já existentes como Blender ou Maya. Não tem, a diferença do SecondLife, um editor de objetos 3D integrado ao programa cliente.

Um exemplo prático de uso

Para ilustrar as possibilidades, vamos explicar o objetivo original do criador do software:

Na Sun Microsystems, chegaram um dia a conclusão de que a metade dos seus empregados trabalhavam a distância de suas respectivas casas, durante horas em frente ao computador, provavelmente sozinhos. Assim, perdiam a riqueza das interações sociais, importantes não só psicologicamente, mas também para a produtividade.

Para solucionar isto, a equipe da Sun criou o software Wonderland, desenhando no mundo virtual um prédio onde os empregados pudessem interagir como se estivessem caminhando pelo campus "Maple Park" da empresa com seus 19 prédios físicos. Esta nova construção (virtual) recebeu o nome de MPK20, que se refere ao fato do prédio ser número 20 do campus MPK.

Ali, os empregados podem se reunir com colegas, a fim de discutir algum aspecto técnico de trabalho em andamento, ouvindo mais alto a quem está mais próximo como numa conversa da vida real. Num outro escritório, uma equipe de pessoas pode modificar colaborativamente uma planilha de cálculo, desenhando gráficos e falando ao mesmo tempo acerca dos dados recoletados, chegando aos resultados e concluindo o trabalho mais rapidamente.

Ao lado, em frente da porta de uma sala, um grupo de personagens virtuais juntos indica que provavelmente esteja esperando entrar para o começo de uma palestra - alguém pode chegar perto e perguntar para eles acerca do tópico ou duração do evento.

Como vemos, as possibilidades são realmente interessantes, principalmente pelo fato do software -livre- estar disponível para download e uso, pronto para ser adotado por empresas ou grupos de usuários a fim de aproveitar estas vantagens.

Vamos ver então como é o processo de instalação, por sinal realmente simples.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução à Wonderland
   2. Instalação do servidor
   3. Instalação do administrador web
Outros artigos deste autor

Elevação de privilégios locais

Boot Linux - o que acontece quando ligamos o computador

Forense em Máquinas Virtuais

Cheops: uma ótima ferramenta de rede

ARP Poisoning: compreenda os princípios e defenda-se

Leitura recomendada

Criando um mirror do Conectiva para uma rede interna

Instalando XGL + Compiz no Ubuntu Dapper com o driver Nvidia

Organizando as idéias

Clonando HDs pela rede com UDPCAST

Impressione seus amigos com o Tux bonitinho no login modo console

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mbmaciel em 12/01/2010 - 22:10h

Muito interessante mesmo, vou testar no meu servidor. Abraço Luiz. vamos manter contato!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts