Como executar tarefas a cada 5, 10 ou 15 minutos

Um "cron job" é uma tarefa executada de acordo com intervalos de tempos especificados. Essas tarefas podem ser agendadas para a execução a cada minuto, hora, dia do mês, mês, dia da semana, ou qualquer combinação dessas opções. Neste material irei demonstrar como utilizar os arquivos crontabs do Linux.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Virtualização com Proxmox VE

Neste artigo vamos subir um Proxmox em um único host e mostrar o que ele é capaz.

Por: Daniel Lara Souza


Raspberry Pi 4B Como Servidor Linux de Baixo Custo

O Raspberry Pi é um microcomputador de baixo custo que consome pouco energia, voltado para iniciantes no mundo da tecnologia. Ele pode ser utilizado para aprender programação, para a criação de servidores, compartilhamento de arquivos em redes, utilização de contêineres, dentre diversas outras opções. Neste material, irei apresentar o Raspberry Pi como meu servidor Linux.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Comando du - encontrando as maiores pastas e arquivos no Linux

O comando "du" é utilizado para acessarmos o tamanho dos discos em nossa instalação. Já o comando "sort" classifica as informações de acordo com sua necessidade. Temos também o "head" que exibe apenas as 10 primeiras linhas de uma fonte de entrada. Estes três comandos são apenas uma das diversas opções existentes para buscarmos os maiores arquivos e diretórios no Linux.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Apresentando o Molotov

Molotov é um programa que eu desenvolvi, visando resolver os problemas de quem quer criar um pendrive de instalação do Windows 10 dentro do Linux. A razão pela qual ele foi criado, é para substituir programas similares que estão ficando cada vez mais difíceis de manter, criar uma alternativa que seja fácil de usar e seguindo a filosofia UNIX.

Por: Cézar Augusto


Instalação do Fedora Workstation 33

Neste artigo vamos orientar a instalação do Fedora 33, onde muitos ainda têm dificuldades na instalação dessa distro.

Por: Daniel Lara Souza


Algoritmo Antissocial - Recuperando o Controle da sua Mente

Neste artigo, estarei compartilhando um algoritmo simples para sair das redes sociais, plataformas de vídeo e aqueles do xXx. Encare como um bom conselho e não uma verdade inegável e absoluta.

Por: Samuel Leonardo


Padrões Abertos e Interoperabilidade na Geotecnologia

Os padrões abertos devem ser entendidos como absolutamente essenciais em um mundo cada vez mais globalizado e interligado, como este que vivemos. Os países, organizações, empresas e cidadãos interoperam continuamente, uns com os outros. Neste material, irei discutir as principais soluções de geotecnologia no Linux, que trabalham com padrões abertos buscando a interoperabilidade de sistemas.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?

Um sistema de informação geográfica (SIG) é uma solução completa que permite a análise, a gestão ou representação do espaço, dos elementos e dos fenômenos que nele ocorrem. Neste material, apresento as principais soluções de softwares livres e proprietários para uma discussão sobre quando utilizar cada um deles.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Como Funciona a Resolução de Dependências no Gslapt

Sei que a maioria das pessoas que usam o Slackware, não quer instalar pacotes já prontos, quer compilar. Mas para quem não quer ficar compilando, existem repositórios que permitem que o slapt-get resolvam suas dependências. Aqui explicarei superficialmente, porque a resolução de dependências não funcionam com todos os repositórios, mesmo usando o slapt-get e o gslapt.

Por: Mauricio Ferrari


FreeIPA - uma solução integrada de identidade e autenticação para ambientes de rede Linux/UNIX

O FreeIPA é uma solução integrada de gerenciamento de informações de segurança que combina Linux (Fedora), 389 Directory Server, MIT Kerberos, NTP, DNS, Dogtag (Sistema de Certificação). Consiste em uma interface da web e ferramentas de administração de linha de comando.

Por: Daniel Lara Souza


Podman - um mecanismo de contêiner sem daemon

O Podman é um mecanismo de contêiner completo e sem daemon para executar, gerenciar e depurar contêineres e pods compatíveis com OCI. Ele permite gerenciar contêineres sem a dependência do daemon e é compatível com a interface da linha de comandos do docker (CLI). O Podman também fornece uma integração aprimorada com o systemd.

Por: Daniel Lara Souza