Implantação de software livre

Esse artigo visa dar um entendimento básico sobre a implantação de software livre em uma empresa, seja ela de que porte for. São alguns passos básicos para se obter sucesso na implantação.

[ Hits: 23.518 ]

Por: Manoel Guilherme de Faria Moraes em 17/09/2009


Sondando o território



Primeiro precisamos entender que no Brasil temos uma cultura muito restrita no que se trata de software livre nas empresas, então de cara você provavelmente já encontrará resistência natural à ideia. Por isso precisamos sondar o território.

Essa etapa é demorada, você perde tempo fazendo o levantamento do hardware, dos aplicativos sensíveis, do conhecimento dos usuários da empresa, as dependências dos softwares proprietários, entre outras questões. Esse levantamento irá variar de acordo com cada empresa e com cada filosofia adotada, portanto, entenda que não existe uma fórmula mágica onde tudo vai funcionar perfeitamente.

Nessa etapa também se discute a filosofia da empresa em relação ao software livre, como a empresa enxerga esse tipo de software. Se obtivermos uma resposta positiva da diretoria, ou se a diretoria já estiver querendo mudar algo, essa pode ser sua chance.

Então você pode começar as perguntas sobre os sistemas. Faça isso de forma sucinta, não assuste o usuário, isso pode ser ruim.
  • Os sistemas que a empresa usa são eficientes?
  • O que precisa ser mudado?
  • Como podemos mudar?
  • Esse SO pode ser substituído?

Essas são apenas algumas perguntas que serão feitas nessa etapa, pois é aqui que a ideia começa a amadurecer. A migração não será feita da noite para o dia. Evite nessa fase as discussões inúteis, pois isso só trará desgaste deixando de implantar o projeto.

Tenha calma, paciência, seja cauteloso; o presidente da empresa não está interessado em 100% de produtividade. O interesse da empresa em grande parte dos casos é apenas no lucro que o projeto pode retornar. Convença a diretoria nessa fase de que o seu projeto aumentará a produtividade e com isso será possível aumentar os lucros.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sondando o território
   2. Estudo técnico e custo
   3. Organizando os dados levantados e fase de testes
   4. Treinamento e implantação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando um sistema Debian GNU/Linux completo em 20 minutos

Instalando o Fedora Core 5 para iniciantes

Debian Lenny - DHCP3-server + Bind9 adicionando máquinas automaticamente

Clonar FreeBSD pela rede e sem downtime

O que é Software Livre?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rogerio_gentil em 23/09/2009 - 11:35h

Muito bom como conteúdo introdutório. Estou pesquisando bastante sobre renovação de infraestrutura pois quero implementar coisas novas em alguns projetos para 2010.

fisicorj, você têm materiais para referência?

[2] Comentário enviado por rodrigozanuzzo em 07/10/2009 - 11:43h

Muito bom seu artigo, é sempre importante esses passos para quem quer fazer adaptações, nas instalações na sua empresa ou na empresa em que trabalha.
8D


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts