O mundo a um clique e um "Eu" fora de nós

Este artigo visa abrir um debate sobre a velocidade da informação, mostrando que para conseguir realizar projetos de qualidade e aprender algo novo é necessário ter paciência e controle de si mesmo. Este é o primeiro dos artigos que escrevo com finalidade de chamar a atenção do leitor para a comunidade "Conhecimento Livre", que visa humanizar o conhecimento tecnológico.

[ Hits: 14.642 ]

Por: Leonardo Afonso Amorim em 19/05/2006


O mundo a um clique e um “Eu” fora de nós



Estamos no século XXI, tão esperado século, o século da informação. O avanço da computação tornou possível a existência de redes espalhadas e interligadas pelo mundo todo. O que antes levava meses e até anos para circular o planeta, agora está a um clique de nossos dedos. A informação tornou-se muito mais importante, rápida e perigosa se em excesso. Chamemos de informação o que nos alimenta o intelecto e o excesso o que mata nosso “Eu”. Oi, volte aqui, largue o Orkut, estamos apenas na introdução do texto ainda...Vivemos quase diariamente no ciberespaço (internet) seja verificando o correio eletrônico, o Orkut, os serviços mensageiros como o MSN Messenger, Blog, enfim, estamos em muitos lugares em um curto espaço de tempo. Mas afinal, o que há de mal nessas coisas?

Este século era para ser um dos mais felizes e proveitosos, pois avançamos tanto em todas as áreas, mas não o é. Nunca se teve tanta informação, a população nunca esteve tão densa, mas ainda nos sentimos sós e muito ansiosos. Se talvez, ouvíssemos o mestre dos mestres em sua forte frase “Basta a cada dia seu próprio mal”, os males seriam menores. Se tivéssemos um “Eu” presente mais dentro de nós do que fora, perceberíamos que estamos mais plugados no ciberespaço do que em nós mesmos, que estamos “virtualizando” nossas relações sociais (tudo se torna frio e rápido), que não estamos satisfeitos com nada e o pior, que não conseguimos diminuir nossa ansiedade. Hei calma, o Orkut saiu do ar, volte aqui, ele está em manutenção...

Quem é professor já experimentou o mal que a ansiedade faz aos seus alunos. Quase ninguém se concentra, o estresse em sala de aula aumenta e o ensino que necessita de concentração se torna o pior de todos os tempos. Será que você vai chegar até o fim deste texto ou algo vai solicitar sua preciosa atenção e eu irei perder a oportunidade de tocar sua mente?

A conseqüência maior desses males é que estamos esquecendo que somos seres humanos e que não podemos competir com o computador em questão de velocidade em processamento de dado, mas podemos nos controlar, algo que ele já não pode fazer sozinho. Você já percebeu que os telejornais não permitem que reflitamos uma notícia? Quando começamos a analisar uma, já é jogada logo outra na tela. Isso é um bombardeio! Os pais já querem que os filhos aprendam inglês, alemão, futebol, balé, música, computação, natação etc. A maioria das pessoas não quer aprender algo, pois alega que o aprendizado demora demais, ora, não que é que demora, é que nós queremos ser tão eficientes quanto às máquinas.

Estamos perdendo a capacidade de curtir o momento. Vivemos no futuro, vivemos na internet, vivemos fora de nós! Hei você ainda está aí, não? Será que fui feliz em fazer você negar a solicitação do MSN Messenger??? Agora coragem, largue este texto, esqueça o bate-papo, e vá se encontrar com a pessoa mais importante do mundo. Sabe quem é? Você...

Autor: Leonardo Afonso Amorim (thephoenix)

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Conhecendo a comunidade "Conhecimento livre"
   2. O mundo a um clique e um “Eu” fora de nós
   3. Dicas para melhorar o aprendizado e a produtividade
Outros artigos deste autor

Configurando impressora HP692C no Slackware

Cego guiando cego

O que é $PATH, como funciona e como trabalhar com ele

Técnicas de memorização para facilitar o uso VI (Comandos básicos)

Configurar uma rede doméstica e compartilhar ADSL no Slackware

Leitura recomendada

28 de Agosto - Dia da Liberdade de Software

Porque os projetos open-source não são anunciados na mídia?

Área de Trabalho Aristocrática

O Linux está pronto para desktop, mas não está pronto para usuário contaminado

Futuro do software livre após as eleições

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 19/05/2006 - 14:04h

"ajudar as pessoas da comunidade desde os ótimos programadores, administradores de sistemas e redes e, principalmente, os novos usuários a expor melhor suas idéias nos textos, trabalhar a auto-estima dos novos usuários, conscientizar os usuários mais experientes sobre a importância de se respeitar o novo usuário. " - muita sensibilidade de sua parte!!! Parabéns!!!

[2] Comentário enviado por goldblade em 19/05/2006 - 14:17h

Esse teu artigo diz tudo, algo que eu estava pensando já que passei por uns problemas de sáude recentemente devido a ansiedade, sou programador e estou terminando um projeto e essa ansiedade fez com que passasse mal nos ultimos dias.. fui no medico e ele me mandou relaxar.... Parabens..

[3] Comentário enviado por marcosomelhor em 19/05/2006 - 14:25h

Muito bom estava precisando disso faz um tempo muito obrigado.

[4] Comentário enviado por artin em 19/05/2006 - 14:51h

sem mais palavras...
parabens...

[5] Comentário enviado por thiagosc em 19/05/2006 - 15:14h

Primeiramente parabéns pelo ótimo artigo que nos elucidou bastante sobre a "correria"que vivemos hj em dia, vale lembrar aquele diatado: "toda grande caminhada começa com o primeiro passo". Lendo e refletindo sobre esse artigo vemos como nossa época está conturbada com tanta informação. Mas como vc mesmo frisou no artigo devemos nos organizar para vivermos neste mundo!!! Novamente parabéns!!!

[6] Comentário enviado por capeleiro em 19/05/2006 - 20:58h

Leonardo,
Parabéns, pelo seu ótimo texto, realmente espero que algumas pessoas que esqueceram o verdadeiro sentido das palavras "Comunidade Livre" e "Compartilhar conhecimento". Além disso seu artigo nos dá boas dicas e também mostra-nos que devemos repensar o sentido de nossas vidas nas correria deste mundo cheio de informação e tanta ansiedade por conhecimento.... Realmente muito bom o seu texto. Prabéns!!

[7] Comentário enviado por Maycon Pires em 20/05/2006 - 10:44h

Primeiramente venho parabenizar sobre o excelente artigo. Realmente o mundo de hoje pensamos muito em estudos, relacionamentos virtuais(msn , flog, orkut) e deixamos de lado sem querer as pessoas mais importantes das nossas vidas ( pai , mãe , irmãos,namorada ) , então não vamos deixar de curtir essas pessoas maravilhosas que vivem ao nosso lado pois família é a base de tudo. E novamente parabéns pelo artigo"
Vlw galera da VOL!

[8] Comentário enviado por liviocf em 20/05/2006 - 12:31h

Parabéns!! Fiquei muito feliz por ver que não sou o único a me sentir precionado em "estar" em vários lugares ao mesmo tempo (orkut, msn...) e, dessa forma, não estar em nenhum deles!! Fico feliz quando vejo que, mesmo em tempos de correria intensa, exitem pessoas que tentam frear essa loucura do dia-dia e nos fazem pensar no que seria mais importante: nossos amigos verdadeiros ou nossa "rede de amigos" num "orkut" qualquer da internet! Talvez seja verdade, temos que aprender mais! Mas também temos que aprender melhor! Então concordo com você: vamos relaxar e nos concentrarmos em coisas que realmente nos interessam e, claro, uma de cada vez!!!
Parabéns novamente!!

[9] Comentário enviado por okil em 20/05/2006 - 14:49h

cara para bens muito baua as dicas uma filosofia muito legal muito cabesa meu ostei msm as pessoua tam precisando muito pq a vida nao é so trabalho te familia,namorado,amigos isto sim é que importa heheh pq o queto as pessoua pode tirade vc mais o maor ja mais seta tirado ehhehehe muito paa bens cara ehehhe

[10] Comentário enviado por nataliawanick em 22/05/2006 - 17:03h

Parabéns Léo...muito bom seu artigo!!! Natalia (do Bozo)

[11] Comentário enviado por cassiobrehm em 23/05/2006 - 22:00h

Parabéns mesmo. Devemos ter calma... Muita calma...

[12] Comentário enviado por agk em 26/05/2006 - 11:17h

Parabéns, esse artigo nos leva a refletir sobre alguns aspectos de nossa vida, tanto profissional quanto pessoal. Temos que ser seletivos, tirar o que é bom e descartar o que nos é ruim. E o mais importante, dar um passo de cada vez. E mais importante ainda, ter a capacidade de dar o primeiro passo.
[ ]'s.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts