FISL 10: Venturas e desventuras da turma do VOL

Narrativa de minhas experiências no maior evento de Software Livre da América Latina, o FISL 10, edição que marca a primeira de muitas participações do VOL no evento. O presente artigo narra os 2 primeiros dias de evento.

[ Hits: 8.148 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 25/06/2009 | Blog: https://fabio.city


FISL 10



Olá pessoal,

Como podem perceber, há dois dias a publicação de artigos do VOL está congelada e isso se dá ao fato de, após 10 anos de espera, eu finalmente ter tido a oportunidade de participar da FISL.

Escrevo este artigo do hotel, onde finda-se o 2° dia de FISL. Resolvi dar as caras por aqui pra contar um pouco sobre como foram os primeiros momentos do fórum (ainda restam a sexta e sábado).

Véspera da FISL

Meu vôo para Porto Alegre saiu do Rio de Janeiro às 22h. Ao chegar em meu assento, eis que justo ao meu lado há um bacana com boné do Red Hat. Quando ele me vê com camiseta Debian, a primeira pergunta que faz é:

"- Tá indo pra FISL?"

Pronto! Primeira amizade feita. Conheci o Bruno Bandeira, técnico e consultor que presta serviços Linux para uma terceirizada da HP.

O vôo chegou ao destino às 0:45, onde foram necessários mais 30 minutos para retirada de bagagem e outros 40 minutos na fila para táxi.

1° dia de FISL

Cheguei ao hotel em plena madrugada e o Elgio (moderador VOL anfitrião) havia combinado de me buscar às 7:30h para anteciparmos o credenciamento, visto que provavelmente haveria fila para entrada. Fui dormir às 4h e acordei 6:30h, deixando 1 hora de tempo para tomar banho, café da manhã e me maquiar :P. Acordei tão grogue que quase desisti de ir pela manhã, mas como esperei 10 anos pra vir, deixei o sono de lado e toquei o barco.

Chegando ao evento localizamos as ilhas dos grupos de usuários, a maioria deles com banners enormes, bandeiras colossais e demais apetrechos. Eu, com cara de tacho e portando uma folha A4 preenchida com "Viva o Linux" a caneta, resolvi ficar quietinho e fingir que o VOL ainda não havia chegado. Após alguns minutos de reflexão decidi curtir o 1° dia de fórum como participante, passeando entre os stands e curtindo umas palestras - programação excelente por sinal!

Minha primeira visita foi ao encontro do grupo de usuários do ArchLinux-br, onde conheci o famoso Hugo Doria, ex-moderador do VOL e atual membro da equipe de desenvolvimento do Arch.

Os pontos altos do dia foram o de finalmente ter conhecido o Elgio pessoalmente, gente boníssima, o pessoal do TcheLinux, grupo de usuários Linux do Rio Grande do Sul, cujo próprio Elgio faz parte e a presença do Cabelo, que chegou na parte da tarde e ficou conosco maior parte do tempo.
Linux: FISL 10: Venturas e desventuras da turma do VOL
Elgio, Fábio e Cabelo (membros do VOL)
Somente após a chegada do Cabelo consegui sair do ostracismo, chegando ao ponto de tirar uma meia dúzia de fotos com membros e simpatizantes do VOL. O Cabelo, com sua peruca alá-Valderrama e beleza exuberante, foi reconhecido por todos é claro. Daí peguei uma carona em sua fama, onde ele me apresentava como criador do VOL.

Também encontrei e bati um longo papo com o Rubens Queiroz do Dicas-L, conheci o Cláudio do BROffice.org e testemunhei as presenças de John Maddog (LPI) e Richard Stallman.
Linux: FISL 10: Venturas e desventuras da turma do VOL
Cabelo, Fábio, Rubens Queiroz (Dicas-L) e Claudio Filho (BROffice.org)
A tardinha o Elgio me devolveu (deu carona) ao hotel, onde dormi que nem pedra até o dia seguinte.

2° dia de FISL

Hoje resolvi levar uma super-mala com camisetas encalhadas VOL para vender na FISL, mas antes disso havia a palestra do Cabelo (Biometria no Linux, existe? - 10h) e a minha (Como ingressar no mercado usando Software Livre - 12h).

A palestra do Cabelo foi excelente, como sempre recheada de novidades tecnológicas e recursos que até Deus duvida - o auditório ficou bem cheio e a platéia bem animada.

Minha palestra foi escalada num auditório bem menor e numa sala que eu e Elgio levamos uns 30 minutos para localizar. Achei que ninguém se atreveria a procurar pela sala e que eu falaria para umas 5 ou 6 pessoas. Mero engano, o auditório ficou lotado e quando deu o horário a organização não deixou mais ninguém entrar, tando que o próprio Cabelo e o Rubens Queiroz foram barrados :) e a rebelião dos excluídos se deu início.

Solução: abriram um segundo auditório onde foi transmitido o áudio da palestra. No início fiquei bem nervoso, pois a platéia do FISL até então era a mais técnica e exigente dentre as palestras que ministrei e a mesma estava sendo transmitida ao vivo pela internet.

Bom, passados os 5 minutos iniciais e a interação da galera, a adrenalina baixou e tudo correu bem. Os mais falsos elogiaram a palestra, cujo objetivo fora "clarear" as ideias de quem adora Linux e deseja uma oportunidade para trabalhar com o que gosta.

Neste meio tempo fui abordado pelo Marco Carvalho de Oliveira, vulgo demoncyber, moderador e membro do VOL. Ele me vê passeando com a camiseta do VOL e pergunta:

"- Ô, você viu o Fábio por aí?"

E respondo:

"- Vi ele sim, só que mais cedo."

Marco: "- Ah é, onde?"

Fábio: "- No espelho, antes de eu sair do hotel!" :)

No turno da tarde levei as camisetas e montei o stand do VOL, eis que quando abri um modelo de camiseta que não anunciei por aqui na época das vendas pois só haviam 9 exemplares, surge o primeiro momento de discórdia. Elgio e Cabelo quase saíram no tapa pra ver quem ficaria com a camisa, sorte que tinha mais que um exemplar. Quando as abri no stand, as 7 restantes foram em menos de 10 minutos. Até o final do dia e contando com a "santa" ajuda do Marco, vendemos cerca de 40 exemplares. Yes, desencalhei um monte!

Enquanto estive no stand reencontrei antigos amigos e fui apresentado a outros, dentre eles o Cesar Cardoso da DataPrev, Fabio Rizzo e seu sócio da Liberiun, alguns membros do VOL, o Júlio amigo do Bandeira e consultor Linux e por aí vai.

No final do dia tive o satisfatório comunicado, por parte da organização do evento, que o VOL terá um representante no espaço restrito que contará com a ilustre presença de nosso presidente da república, Luiz Inácio "Lula" da Silva. Vamos ver o que nos aguarda pra sexta! Vou tentar entregar uma camiseta VOL e tirar foto com o homem.

Dica: se você nunca foi ao FISL e deseja ir em 2010, não se esqueça de reservar hotel com certa antecedência. Deixei pra reservar faltando uma semana para o início do evento e, após sete consultas a hotéis esgotados, consegui um 5 estrelas. Pois é, meu orçamento ficou mais salgado por conta do famoso "deixa pra última hora".

Tentarei atualizar este artigo durante os próximos dias de FISL.

   

Páginas do artigo
   1. FISL 10
Outros artigos deste autor

A trajetória do Viva o Linux - retrospectiva 2003/2004

adb - Como capturar em vídeo a tela de seu Android

Transferindo arquivos com o rsync

Controlando projetos com o fantástico CVS

Criando um contador de downloads com PHP e MySQL

Leitura recomendada

Debian Pure Blends - Distro-VOL?

Sistemas Operacionais - Experiência

Porque os projetos open-source não são anunciados na mídia?

Sejamos todos filhos da p***

Economia e liberdade: o software livre une o útil ao agradável

  
Comentários
[1] Comentário enviado por davidsonpaulo em 25/06/2009 - 23:41h

E aí Fábio! Convidado pra mesa restrita, tá podendo hein? \o/

Muito legal o relato, me deu mais vontade ainda de estar lá! Pena que essa ano não deu... mas tudo bem. Ano que vem ou depois, se Deus quiser, estaremos lá! :-D

Abração!

[2] Comentário enviado por annakamilla em 25/06/2009 - 23:45h

legal. um dddddddddddddddddiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vou conseguir ir no fisl.


[3] Comentário enviado por eduardo em 26/06/2009 - 08:00h

Como eu queria ter dinheiro sobrando pra ir pro FISL. To curioso da tal "camiseta".

Abraços

[4] Comentário enviado por jeffestanislau em 26/06/2009 - 08:43h

Putz... Show de bola... Tá dando vontade de correr para o aeroporto e voar praí!

Ontem a tarde já tinha visto as fotos no orkut do Cabelo... realmente deve ser muito bom estar na FISL!!!

Pô, que camisa foi essa que os caras quase sairam no tapa pra comprar? Vai ter que produzir em escala indústrial, pois vai aparecer muita gente querendo... ah... já tô na fila do próximo lote!

[]´s, e curta bastante... pois depois de 10 anos de espera, tem que aproveitar ao máximo!

[5] Comentário enviado por elgio em 26/06/2009 - 09:58h

A camiseta é mesmo muito legal. Mas não fiquem preocupados, todos poderão dar o seu lance quando, no futuro, eu a vender em um leilão milionário...

:-D

[6] Comentário enviado por leoberbert em 26/06/2009 - 13:02h

Assim como Davidson eu Não pude me fazer presente nesse evento que não sonhei em ir. Porém, em 2010 estarei lá com ctz.

Como Jefferson falou a vontade a muita... Mas infelizmente não dá.

[7] Comentário enviado por junior em 26/06/2009 - 15:29h

leoberbert

Pelo visto tu não volta pro Brasil tão cedo né???
As "otoridades" não deixam.
bhauauh


[8] Comentário enviado por dastyler em 26/06/2009 - 17:17h

Realmente o evento deve ter sido muito bom...pena que devido a compromissos profissionais inadiaveis não consegui comparacer...que pena.
Mas muito bom seu relato do FISL. Espero que no próximo ano consiga comparecer na bagaça...rsrsrsrs!! :-P

>)

[9] Comentário enviado por kalib em 26/06/2009 - 18:58h

Show de bola Fábio.. foi um prazer enorme lhe conhecer pessoalmente.. ;] Já era hora eim!? hauhauh
Sobre o FISL.. adorei os dois primeiros dias..
Hoje só tive tristeza... :/ O que fizeram com todos foi uma grande falta de respeito... Acabamos fechando nosso stand (Archlinux Brasil) ali mesmo e não voltamos mais neste dia.

Relatei tudo no meu [1]blog. Seria muito bom rever o posicionamento tomado para que tal fato não volte a se repetir..pelo menos não desta forma..

grande abraço
[1] http://marcelocavalcante.net/portal/

[10] Comentário enviado por annakamilla em 26/06/2009 - 20:12h

bom voces chegaram a ver isso daqui:

http://info.abril.com.br/noticias/internet/metralhadora-do-pirate-bay-dispara-no-fisl-25062009-10.sh...

[11] Comentário enviado por thiagopriest em 26/06/2009 - 20:20h

eu estava na palestra ondem..
só não consegui comprar camisa... porque hoje fecharam tudo, por causa do LULA...]
afff


mais amanhã eu compro a minha...
e represento o VOL pelas bandas de SC
hehehe

[12] Comentário enviado por pink em 26/06/2009 - 20:44h

Eita que vontade de estar lá..... mas deixe.... ano que vem minha presença é confirmada.... já entrei em contato com alguns hotéis de lá rsrs.... bom, até lá muita coisa vai acontecer.... mas será "mara" se aventurar por lá e conhecer vocês... ano que vem será um pouco mais rosa o FISL ;)
Abraços a todos.

[13] Comentário enviado por Kyoga em 27/06/2009 - 13:05h

Assisti a palestra do Cláudio Filho (BROffice.org) no ENSOL 3.0 e ele me mostrou as grandes utilidades do Free Software para o desenvolvimento social e econômico, o qual ainda não conhecia. Muito melhor a palestra dele do que a do Stallman. Valeu Cláudio!

[14] Comentário enviado por pdouglas em 27/06/2009 - 14:35h

Sem palavras....

Ótimo o evento esse ano...

Só não gostei da visita do nosso excelentíssimo presidente
que resultou na restrição da maior parte da área dos estandes
por praticamente toda a sexta feira...

Quem será que convidou ele???

Acho que nem sabia do que se tratava o evento...

[15] Comentário enviado por licia em 27/06/2009 - 15:41h

PARABENS PELA PARTICIPAÇÃO NO FISL.

[16] Comentário enviado por plebeuz em 27/06/2009 - 16:38h

e aeeee to no fsil agora, conheci o fabio pessoalmente e comprei uma camisa do vivaolinux, parabens ae por manter este site e to esperadando aquela camisa com o vivaolinux na estampa(ja tinha acabado) comprei uma do linux inside, ano que vem tem mais vlw ae fabio!!

[17] Comentário enviado por tsenger em 27/06/2009 - 21:26h

A fisl 10 estava ótima,
vi o Fábio lá e comprei uma camiseta do VOL,
pena que a organizaçao errou na restrição de acesso,
na visita do Presidente e na distribuição das palestras
e o fábio deu a palestra em um lugar muito pequeno.
Abraços!

[18] Comentário enviado por kalib em 29/06/2009 - 09:44h

Grande Fábio..
Não pense que vou esquecer da dívida.. huahuha
Estou te devendo uma camisa do Archlinux Brasil. Logo que fizermos a nova remessa, te enviamos uma.

Grande Abraço

[19] Comentário enviado por tpjunior em 29/06/2009 - 10:59h

Também estive a primeira vez no FISL esse ano.
Gostei muito do evento e pretendo voltar sempre que possível.
Parabéns Fábio pela palestra, muito boa.
Ano que vem estarei lá novamente.
:)

[20] Comentário enviado por cabelo em 29/06/2009 - 12:23h

Foi muito bom encontrar/conhecer pessoalmente o pessoal do VOL.

Abraços a todos...

[21] Comentário enviado por ticobebedouro em 29/06/2009 - 16:09h

Foi um grande prazer te conhecer pessoalmente Fábio, espero que haja mais possibilidades de nos encontrarmos. Grande abraço.

[22] Comentário enviado por removido em 29/06/2009 - 17:07h

Poxa, tomaras, que eu um dia consiga ir para o tão sonhado FISL.

[23] Comentário enviado por filipo_tardim em 30/06/2009 - 00:09h

No último dia foi minha vez:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADrvKuxOctbF3CGsYtNmFjKwYbnc6LvVWKS32lE2QUYypCyOARomkKsUXAh...

O evento foi excelente, e foi muito legal conhecer a galera da comunidade VOL. Ano que vem estarei lá novamente.

[24] Comentário enviado por cko_sk em 30/06/2009 - 09:48h

Pela primeira vez eu pude ir tbm... . Uma pena que somente na sexta e sábado, mas mesmo assim valeu a pena. Muito interessante, tanto que ano que vem se puder, vou de novo... E como podem ver aqui http://www.fisl.org.br/10/www/ será em POA novamente.

[25] Comentário enviado por removido em 08/07/2009 - 10:07h

tomara q um dia consiga ir tbm....quem sab ano q vem....:)

[26] Comentário enviado por elgio em 13/07/2009 - 09:38h

Fábio atualizará este artigo durante o FISL11. Aguardem...

:-D


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts