Para fazer a mágica funcionar, precisaremos instalar o
Android Debug Bridge. Trata-se de uma ferramenta via linha de comando que permite seu PC se comunicar com o dispositivo Android, podendo acessar seus arquivos, simular cliques, capturar tela, vídeo etc.
Para instalar o
adb no
Debian,
Ubuntu ou derivados, digite:
sudo apt install adb
O próximo passo é habilitar o modo desenvolvedor no teu dispositivo Android. O processo geralmente consiste em clicar em: Configurações > Sobre o dispositivo e em seguida clicar 7 vezes na opção que mostra a versão do kernel.
Aparecerá uma mensagem na tela informando que você agora é um desenvolvedor Android. Volte em configurações, procure por "opções do desenvolvedor" e habilite a depuração USB.
Estou fazendo um resumo genérico desse passo porque cada fabricante e cada versão do Android possui um caminho diferente, porém com a ideia que estou passando você terá fundamentos para descobrir isso por conta própria.
Ok, já somos desenvolvedores Android e temos o adb no
Linux. Vamos verificar quais dispositivos estão conectados ao adb. Abra um terminal e digite:
adb devices
Na primeira vez que rodar o comando ele provavelmente irá iniciar o servidor, em seguida mostrará uma lista vazia, pois ainda não temos nenhum dispositivo conectado.
Plugue o teu aparelho via cabo USB ao PC e tente novamente:
adb devices
A saída será algo parecido com:
List of devices attached
6f62d4c2 device
Isso indica que existe 01 dispositivo Android conectado ao PC e seu ID é "6f62d4c2".
Se quiser acessar o terminal do seu Android, digite:
adb shell
É isso mesmo, seu Android é um Linux modificado. É possível navegar pelo sistema usando "cd", "ls", "pwd" e demais comandos que você aprendeu.
Caso você possua mais de um dispositivo conectado ao PC, terá de informar ao adb qual deles quer acessar. Para isso será necessário informar o ID do dispositivo. No exemplo do artigo o comando seria:
adb -s 6f62d4c2 shell
Bônus - conexão remota entre adb e android
É possível se conectar ao Android via TCP/IP, sem a necessidade do cabo USB. Para isso basta que seu PC e celular estejam na mesma rede wifi.
Com o Android conectado via cabo USB, habilite a depuração via TCP/IP na porta 5555 (ou outra de sua preferência) com o comando:
adb tcpip 5555
Supondo que seu celular tenha o IP 192.168.1.100, desconecte o cabo USB e em seguida:
adb connect 192.168.1.100:5555
Você deverá receber uma mensagem de conexão com sucesso e o mesmo deverá aparecer na lista retornada por:
adb devices
Beleza, já temos o adb e aprendemos a nos conectar ao Android. Na próxima página veremos como capturar tela.