Software Livre e a liberdade de compartilhar

O que define a natureza livre de um software é sua licença. Esta licença deve explicitar 4 liberdades numeradas de 0 a 3. Nesta série de artigos serão avaliadas cada uma destas liberdades, seu significado, importância, e sempre que possível será feito um paralelo com licenças proprietárias como forma de demonstrar as virtudes daquelas sobre estas.

[ Hits: 5.303 ]

Por: Emmanuel Ferro em 27/01/2011


A liberdade de compartilhar



Definição: A terceira liberdade ou liberdade #2 permite que a distribuição do software seja feito por terceiros.

Importância:

Superficialmente podemos vislumbrar dois beneficiários diretos desta liberdade, o redistribuidor e o autor. Para o redistribuir do software, a liberdade de compartilhar abre uma oportunidade de negócio pela comercialização da solução (software + suporte + treinamento, ou qualquer subconjunto deste).

O autor se beneficia da liberdade de compartilhar quando há a formação de uma rede de distribuição do software, permitindo a sua rápida popularização. Um exemplo clássico das vantagens de popularização do software é o caso do Microsoft Windows que, embora não tivesse a liberdade de compartilhar explicita em sua licença, foi ilegalmente compartilhado (crackeado) por milhões de pessoas em todo o mundo, tornando-se rapidamente o SO mais popular em todo o globo, esta massa de usuários, via de regra domésticos, pressionaram as empresas a adquirirem, legalmente, o MS-Windows. A "pirataria" ironicamente fez da Microsoft a empresa mais rica do mundo.

Aprofundado um pouco mais a análise sobre a liberdade de compartilhar, vemos a possibilidade de surgimento de pequenas empresas locais de consultoria de TI, com beneficio para a economia local seja em grandes centros ou pequenas cidades. Do ponto de vista do usuário final do software, destacamos o maior acesso às soluções de TI bem como uma significativa redução dos custos, uma vez que os distribuidores podem ser abundantes e podem está muito mais próximos que a consultoria oficial de software proprietário.

Conclusão:

A liberdade de compartilhar é o mecanismo principal da seleção natural que atua no mundo do software, permitindo que os melhores prosperem e se estabeleçam, a exemplo do Linux, apache ou PostgreSQL. Inclusão digital é o termo usado para designar o ingresso do individuo no mundo digital, podemos extrapolar este conceito e dizer que a liberdade de compartilhar leva inclusão digital a indivíduos e empresas em regiões pobres e/ou remotas, com resultados diretos no incremento da economia local.

Uma das razões para que a grande maioria do software livre seja distribuído gratuitamente é que não faz sentido cobrar pelo software se não há como controlar a rede de distribuição, um autor poderia cobrar pelo software, no entanto seria eliminado da rede de distribuição se apenas um dos nós desta não o fizesse.

Desta forma, software livre estabelece um novo modelo de negócio baseado em serviços e não em produtos, tendo como principal beneficiado o usuário final que pode trocar de fornecedor (do serviço) sempre que lhe for conveniente.

A seguir: A liberdade de colaborar.

   

Páginas do artigo
   1. A liberdade de compartilhar
Outros artigos deste autor

e-PING e a importância dos padrões abertos

Software livre e a liberdade de contribuir

Software Livre: Avanço tecnológico e ético

Software livre e a liberdade fundamental

Software Livre e a liberdade de aprender

Leitura recomendada

Usuário Técnico

Como tornar o Linux mais comercial em pequenas e médias empresas

Linux e as divulgações

Memórias de um usuário Linux

Será que existe mercado para distribuições Linux não comerciais?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 29/01/2011 - 20:00h

Eu acho importante divulgar a doutrina por trás do SL e do GNU/Linux.

Pena que poucos se interessam pelo assunto.

Em todo caso, agradeço pelo artigo, que combina bem com o meu.

Abraço.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts