O Software Livre precisa de você!

O artigo aborda algumas formas de se ajudar o movimento de Software Livre para aqueles que não se sentem encorajados a fazê-lo por não saberem programar ou acharem que apenas assim se ajuda o Software Livre. Espero que o artigo sirva de impulso para futuros colaboradores no movimento.

[ Hits: 13.617 ]

Por: Marcelo Cavalcante Rocha em 09/08/2008


Como posso ajudar então?



Muitos até pensam em ajudar, mas muitas vezes acabam inibindo esta vontade por não saber exatamente como ajudar ou achar que só pode ajudar quem tem bons conhecimentos de programação. A verdade é que além de desenvolvimento, existem outras várias formas de ajudar o Software Livre e em alguma(s) delas seu perfil poderá se encaixar melhor.

Divulgação - O bom e velho boca-a-boca pode ajudar mais do que você imagina. Se você fala das vantagens do Software Livre para 5 pessoas e conseguir convencer 1 pessoa a pelo menos experimentar o Software Livre, já temos um grande lucro. Pois esta ação é multiplicadora e este 1 que experimentou por indicação sua poderá gostar e repassar a idéia para mais pessoas e assim por diante neste ciclo.

Participação em listas ou fóruns na internet - Aqui você ajuda no sentido de tirar dúvidas e dar apoio a quem possa estar começando com o Software Livre. Estas pessoas as vezes acabam desistindo do Software Livre por encontrar dificuldades e não ter ninguém para lhes ajudar ou tirar dúvidas.

Documentação - Escrever artigos, tutoriais, dicas e manuais sobre Software Livre, seja filosófico ou técnico, é sempre bom para ajudar aqueles que buscam informações sobre o mesmo na internet, já que todos sabemos que até para dúvidas como por exemplo "como dar nó em gravatas", o Google é o primeiro a ser chamado como forma de pesquisa. Escrever documentações e jogar pela web, seja em sites, blogs, papers, wikis, dentre outros, aumenta as chances deste curioso achar tal informação.

Traduções - Esta se divide em duas categorias:
  • Tradução de documentações - Muita documentação já existe sobre Linux e Software Livre em geral, mas uma grande parte deste universo de documentações ainda não se encontra nativa em nossa língua (português do brasil). Esta é tão importante quanto a de documentação em si, já que amplia ainda mais as opções para quem busca informações e conhecimento sobre o assunto.
  • Tradução de pacotes - Quem não gosta de ter seu sistema operacional escrito em sua língua? O papel do tradutor de pacotes também é de extrema importância, pois é ele quem vai tornar possível esta idéia de ter sua máquina funcionando 100% em sua língua nativa na qual as interfaces dos programas e aplicativos estarão lhe passando as informações da forma mais clara possível. Cada distribuição possui a sua forma de organizar essa tradução de pacotes, o que geralmente é simples de se fazer e muito valorizado.

Eventos e Install Fest - Qual forma de divulgação seria melhor do que mostrar e/ou falar sobre um assunto pessoalmente? Os eventos possuem uma importância primordial neste sentido por estarem sempre trazendo atrativos como palestras e mini-cursos abordando o Software Livre como um todo, bem como especificações técnicas de um determinado assunto em particular. Aqui você além de ajudar na organização do evento, pode ajudar com palestras, mini-cursos ou mesmo reunindo alguns amigos e organizando um Install Fest dentro do mesmo, no qual vocês estarão recebendo máquinas de pessoas que desejam ter o Linux rodando em suas máquinas mas não se sentem, por alguma razão, seguros para fazer a instalação por conta própria. Um exemplo de evento que estaremos tendo em breve é o CESOL - Congresso Estadual de Software Livre, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de Agosto.

Doações - Muitos projetos de Software Livre que você pode até utilizar no seu dia-a-dia são auto-sustentáveis e precisam de toda e qualquer forma de incentivo para ter uma continuidade garantida. Pessoas voluntárias utilizam suas horas vagas para desenvolver uma aplicação que muitas vezes será útil em diversas tarefas de nosso dia-a-dia. Além do tempo empregado na tarefa, muitas vezes existem custos para hospedagem da mesma a manutenção.

Muitos aceitam doações por paypal por exemplo. Não é tão raro hoje em dia vermos empresas que utilizam-se de Softwares Livres para atender clientes, e como retribuição, façam uma doação ao projeto como forma de também garantir a continuidade do mesmo.

Esta atitude é importante e deve sim ser encorajada. Muitos de nós as vezes ganham dinheiro por nada, como por exemplo com um blog que temos e ganhamos algum dinheiro por propagandas no mesmo, sem que nos custe nada. Este dinheiro também pode ser convertido em doação para algum projeto, como fez o BR-Linux a pouco tempo.

Estas são apenas algumas formas existentes para aqueles que pretendem ajudar de alguma forma o Software Livre. O importante é achar a sua forma de ajudar, não importa qual seja.

Lembrando que cada distribuição tem a sua forma de organização e deve-se buscar estas formas na hora de resolver ajudar em algo.

Espero ter dado algum incentivo a vocês. Ajudemos o Software Livre. Esta é a forma de retribuir por tudo que o mesmo já nos fez.

Abraços.

Marcelo Cavalcante Rocha / Kalib
O Software Livre precisa de você!
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Como posso ajudar então?
Outros artigos deste autor

Jogos no Arch Linux - Porque nem tudo é tela preta!

Cultura Hacker - Tenha ética e ganharás respeito

Criando senhas seguras com o mkpasswd

Pydev - Preparando o Eclipse para o Python

Linux - Só não usa quem não quer

Leitura recomendada

Software livre: benefícios que trazem o conhecimento!

Regulamentação das profissões na área de informática

Gentoo Linux vale a pena?

Como tornar-se um membro da comunidade Linux

Por que não migram

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pink em 09/08/2008 - 09:54h

Bom dia!!!!!
Eita kalib, já está ficando “chato” meus comentários nos seus artigos, mas o que posso fazer? rsrs
Bom, sempre pensei dessa forma, todos por mais leigos que sejam tem poder e capacidade de ajudar o Software Livre, seja desde a mais simples contribuição, tudo é válido. Antes eu achava que eu não tinha conhecimento o suficiente para ajudar (e continuo no momento achando, tenho muito o que aprender...), mas o que eu não percebia era que sempre ajudei, fazem 4 anos que venho divulgando o Software Livre através do GNU/Linux, seja em casa, na faculdade, com os amigos, claro que a intenção não é converter usuários ao pingüim, mas pelo menos apresentar uma alternativa tecnológica indispensável a nós (bom pelo menos pra mim é haha). Enfim GNU/Linux foi criado pela rede e depende da rede, como você disse o senso de COMUNIDADE é essencial, precisamos do Software Livre e o mesmo precisa de nós.
Parabéns pelo artigo, pela ajuda, incentivo e lembre-se precisamos de você!
Beijos.

[2] Comentário enviado por WladCrippa em 09/08/2008 - 11:54h

Realmente, esse é o espírito! Basta parar um pouco pra pensar e vermos que podemos ajudar, e muito, a espalhar pelo mundo a liberdade tecnológica. Parabéns pelo artigo objetivo e direto!

[3] Comentário enviado por removido em 09/08/2008 - 12:12h

muito bom kalib !!!!!!!!

[4] Comentário enviado por jrmessi em 09/08/2008 - 16:35h

Que Alá o proteja Kalib!
É a primeira vez que entro em contato com um comentário seu e o achei pertinente com a realidade que hoje começa a representar o open source no mundo. Também tenho pouco conhecimento em informática e em Línux mas esse pouco que sei devo todinho ao meu Linux Ubuntu 8.04 que substituiu o bom 7.10. Aqui na minha região, a colonização mental é ainda terrivel mas eu e muito colegas temos divulgado na medida do possível, as vantágens únicas de ser, de fato , LIVRE.
Bom domingo e continue objetivo!

[5] Comentário enviado por nariz em 09/08/2008 - 17:43h

kalib.. muito bom cara
parabéns !!!

[6] Comentário enviado por albertguedes em 09/08/2008 - 19:34h

Podem ajudar o SL entrando no canal IRC do VOL também:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Canal-IRC-do-VOL-Participe-voce-tambem

Já tem uma turminha cativa lá, mas espero ver mais gente para discussões sobre o mundo do SL, apareçam lá seus chatos.

[7] Comentário enviado por fulllinux em 09/08/2008 - 20:44h

Esse é o kalib,

Grande apoiador do software livre, é raro ver tamanha gama sobre essa palavra "APOIAR" e isso você faz com extrema qualidade, esse seu artigo é uma amostra do que você fez, faz e sei que continuará fazendo na luta da tão boa liberdade.

Assino em baixo de seu artigo brother, vamos ajudar o software livre, pois ele diretamente ou indiretamente um dia já ajudou você e ele é um cara tão simples, que te ajuda ou já ajudou sem que você ficasse sabendo.

kalib, grande abraço!

[8] Comentário enviado por [email protected] em 09/08/2008 - 22:52h

Bacana essa sua iniciativa de mostrar formas simples onde os usuários não desenvolvedores do GNU/Linux podem contribuir com a comunidade!

Sem contar que vc contribuiu com a comunidade GNU/Linux de todas essas maneiras...
Vc é um exemplo!
Parabéns!
[]'s

[9] Comentário enviado por jairus em 09/08/2008 - 23:17h

Olá Pessoal !!!

É muito interessante saber que não estamos sozinhos, sou técnico de informática na empresa que em trabalho e adm de sistema linux, possuimos em torno de 150 máquinas com o linux, mas precisamente o Debian 4.0, estou imigrando as máquinas que estavam com o conectiva 10 para o debian. Lá além de cumprir o meu papel principal, que é deixar toda a estrutura funcionando e forma adequada, sou divulgador entre os usuários da empresa que não são poucos, do nosso sistema operacional - linux, tenho encontrado algumas resistências, mas estão sendo atravessadas. Faço um trabalho de divulgação em massa através da intranet - toda quarta-feira, utilizo o email interno da empresa para separar algumas dicas para usuário e enviá-las - à chamo de MOMENTO LINUX. Esta sendo um sucesso. Dicas de como usar o open office, formatar disquetes, etc....
Temos que nos unir cada vez mais.

Jairus Lopes
Adm System Linux

[10] Comentário enviado por kalib em 10/08/2008 - 10:02h

@pink, Obrigado pelas palavras... É sempre bom lembrar aos inseguros que todo mundo tem condições de ajudar de alguma forma. Uma pequena retribuição por tudo que o Software Livre já fez para todos nós. ;] abraço

@WladCrippa, Sim..o bom do Software Livre é isso... as inúmeras possibilidades de se ajudar. Isto sim é o sinônimo de Liberdade. []'s

@eu!noel, vlw parceiro...estamos juntos nessa luta.

@jrmessi, hahahahha... adorei essa de Ala.. hauhauh Vlw. ;] Sobre a iniciativa de vocês por aí, é louvável. O Software Livre precisa de pequenas atitudes verdadeiras. Independente de serem poucos, devagar se atrai multidões. O importante é passarem a idéia demonstrando uma possibilidade real e que funciona. grande abraço.

@nariz, Vlw. É bom ver novas pessoas aparecendo nos comentários...Significa que estamos atingindo mais gente com nossa filosofia.

@albertguedes, Sim...sempre bom lembrar que existem outros canais de interação. O irc sempre se mostrou muito forte no software livre. Nos vemos por lá cara. ;]

@fulllinux, É sim brother..estamos no mesmo barco. ;] Essa ajuda mútua é importante para manter a roda girando. É ótimo ver cada vez mais pessoas engajadas na militância do Software Livre fazendo o que quer que seja a favor do mesmo. Grande abraço.

@izabeljp, Obrigado. Formas simples, porém bastante significativas. Isso que é o melhor de tudo.

@jairus, Que bom amigo.. Adorei esta sua iniciativa..e sei como é isso..Lá na empresa também temos pessoas relutantes, mas aos poucos eles vão entendendo as vantagens de se usar Software Livre. Bom trabalho e continue assim. []'s

[11] Comentário enviado por [email protected] em 10/08/2008 - 13:27h

Bastante significativas realmente!
Como na cadeia alimentar, onde todos os envolvidos tem a mesma importância,
na comunidade Linux também...
Os desenvolvedores fazem algum programa para que algum usuário usar.
Sem usuário, desenvolver pra que? Só se for por hobby :)
Então só em usar linux já estamos ajudando com o mesmo.
E se além de usar a gente contribuir de outra forma, a comunidade GNU/Linux vai se fortalecer cada vez mais.

Como eu disse: Bacana essa sua iniciativa de mostrar formas simples (Leia-se não complexa) onde os "usuários não desenvolvedores" (Leia-se usuário comum) do GNU/Linux podem contribuir com a comunidade!
[]'s

[12] Comentário enviado por redhat2 em 11/08/2008 - 07:59h

Muito bom vc foi feliz com o titulo o soft livre precisa de vc.Parabens

[13] Comentário enviado por Teixeira em 11/08/2008 - 12:47h

É isso aí, Kalib.
Muito bom e oportuno o seu artigo.
Parabéns.

[14] Comentário enviado por neutronbg em 12/08/2008 - 15:12h

Caraca, muito bom esse post. Cara meus parabéns, você tem 500% de razão hehe.
Eu era um desses caras que queria ajudar e não sabia como, mas com esses seu post,
vou procurar contribuir em algo, apesar que sempre defendi o linux diante dos meus amigos,
mas a MS fez lavagem cerebral neles, hehehe.
Vlws cara. Abraços.


Contribuir com comentário