ManageIQ: Gerencie a sua infraestrutura de TI Híbrida através de uma única plataforma

Neste artigo apresentarei o ManageIQ, uma plataforma Open Source para gerenciamento da sua TI Híbrida. Gerencie suas máquinas virtuais, instâncias na nuvem pública ou privada e aplicações através de uma única plataforma.

[ Hits: 13.768 ]

Por: Alessandro Silva em 04/08/2017 | Blog: http://alessandrosilva.info


Introdução



Antes de iniciar este artigo falando sobre TI e como você pode gerenciar, controlar e otimizar sua Infraestrutura de TI híbrida, proponho que façamos uma reflexão diretamente da sua sala de estar, onde você costuma assistir programas de TV, filmes, ouvir músicas, jogar videogames etc.

Mesmo que você não goste desse tipo de entretenimento, você sabe que para cada um desses dispositivos, é comum utilizar um controle remoto que seja capaz de alternar entre eles, gerenciá-los e controlar toda a sua programação preferida. Embora os dispositivos estejam convergindo para uma arquitetura "all-in-one", onde esses dispositivos são verdadeiros multifuncionais, aprendemos a lidar com os controles remotos desde pequenos, é uma realidade que aprendemos a conviver.

Nesse caso, basicamente, você se vê diante de dispositivos heterogêneos e vários controles remotos, onde o número de controles aumenta a medida que você adquire novos dispositivos. É difícil ter que administrar a complexidade de uma tarefa simples que é gerenciar a sua programação, operando vários dispositivos, através de diferentes controles, com inúmeras funcionalidades e de diferentes fabricantes. Os produtos e fabricantes trazem funcionalidades específicas, utilizam nomenclaturas diferentes e disponibilizam alguns recursos que são ou não compatíveis entre eles. Vou além, alguns desses recursos disponibilizados pelos fabricantes, sequer serão utilizados durante toda a vida útil desses aparelhos, um verdadeiro desperdício!
Considerando esse cenário, você deve estar imaginando: qual a relação da complexidade de ter que lidar com diversos dispositivos de entretenimento e controles remotos com a sua infraestrutura de TI? E o que isso tem a ver com a computação em nuvem ou com a TI híbrida?

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Modelo tradicional e a TI Híbrida
   3. O que é o ManageIQ e como ele pode ajudar
   4. Como instalar o ManageIQ
   5. Conclusão e referências
Outros artigos deste autor

Software Livre: Migração de mentalidade

A Revista Espírito Livre

Zabbix Network Monitoring

DNS - Digital Nervous System

O Movimento Software Livre

Leitura recomendada

Instalando o Qemu + kqemu no Ubuntu Breezy 5.10

SIGE Plus, uma derivação do código do Siages descontinuado pela Solis

MiniDLNA - Servidor de mídia descomplicado

Turbinando o seu aMSN

Montado diferentes tipos de imagens no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 04/08/2017 - 10:59h

Bem interessante, obrigado por compartilhar!

[2] Comentário enviado por danniel-lara em 04/08/2017 - 15:46h

Muito bom o Artigo
vou estudar essa ferramenta


Contribuir com comentário