ManageIQ: Gerencie a sua infraestrutura de TI Híbrida através de uma única plataforma

Neste artigo apresentarei o ManageIQ, uma plataforma Open Source para gerenciamento da sua TI Híbrida. Gerencie suas máquinas virtuais, instâncias na nuvem pública ou privada e aplicações através de uma única plataforma.

[ Hits: 13.923 ]

Por: Alessandro Silva em 04/08/2017 | Blog: http://alessandrosilva.info


Modelo tradicional e a TI Híbrida



A TI tradicional que nós conhecemos há décadas, vem convergindo para um modelo que o mercado convencionalmente adotou como TI híbrida. Nesse modelo emergente, as empresas continuarão a ter seus workloads convencionais com servidores baremetal e virtualizados, porém, consumindo serviços de TI na nuvem privada através de tecnologias de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e ou Plataforma como Serviço (PaaS), disponíveis por produtos como o Openstack e Openshift, respectivamente.

Além disso, essas empresas poderão consumir e hospedar seus serviços na nuvem pública, através de provedores de nuvem como a Amazon ou Microsoft Azure, transformado o modelo tradicional de aquisição de bens de TI para um modelo de consumo de serviços operacionais de TI.
Estamos falando de uma infraestrutura de TI mais flexível, preparada para atender as novas demandas do mercado e potencializar a transformação digital, onde as empresas estão evoluindo para se tornar verdadeiros negócios digitais. Esses negócios digitais requerem um modelo de TI ágil, cujos recursos sejam massivamente escaláveis, de modo que o consumidor da nuvem possa utilizar os recursos computacionais sob demanda, pagando apenas pelo uso e que favoreça a inovação.

"Pesquisas de mercado mostram que 60% dos CIOs terão que reduzir seus custos de infraestrutura em 2017 para financiar a inovação empresarial. Em relação a nuvem privada, 47% das empresas já têm duas ou mais implementações em produção. Além disso, 74% das empresas comprarão soluções para gerenciar a nuvem híbrida e a entrega de aplicações da próxima geração.[1]"

O problema dominante no mercado de tecnologia

O problema dominante no mercado de tecnologia nos dias de hoje é o atrito entre a linha de negócios, operação de TI e os desenvolvedores. O negócio está preocupado com a diferenciação no mercado, entregando melhores aplicações e serviços aos seus clientes, sempre à frente de seus concorrentes.

Por outro lado, a operação preocupa-se com a disponibilidade, segurança, conformidade e a redução dos custos operacionais. E por fim, os desenvolvedores querem agilidade na entrega de ambientes para desenvolvimento de aplicações e investir em inovação. Normalmente, há uma divergência entre esses dois grupos, porque os desenvolvedores querem ser livres para usar os recursos mais recentes e sem limitações de tecnologias.
Apesar das divergências e do atrito entre as áreas, todos estão juntos para atender as necessidades do negócio. E é nesse ponto que o ManageIQ pode ajudar!

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Modelo tradicional e a TI Híbrida
   3. O que é o ManageIQ e como ele pode ajudar
   4. Como instalar o ManageIQ
   5. Conclusão e referências
Outros artigos deste autor

Zabbix Network Monitoring

DNS - Digital Nervous System

Software Livre: Migração de mentalidade

A Revista Espírito Livre

O Movimento Software Livre

Leitura recomendada

Leitores de e-Books no Linux

Tutorial de instalação e configuração do Apache no Linux

DHCP sem (quase :-D) mistérios

Virtualização de desktops, uma solução econômica?

Librix 4.0 - Uma distro que não é para inglês ver - primeiras impressões

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 04/08/2017 - 10:59h

Bem interessante, obrigado por compartilhar!

[2] Comentário enviado por danniel-lara em 04/08/2017 - 15:46h

Muito bom o Artigo
vou estudar essa ferramenta


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts