Linux: vivência é certeza de óbvio crescimento

Este artigo fala basicamente da minha opinião sobre o que é Linux e como crescer neste meio, que vem sendo cada vez mais aderido pelas empresas e universidades, pela oportunidade acadêmica e cortes que são notáveis no orçamento. Como adquirir experiência? Quais são os resultados para nós, seja na área intelectual, seja nos nossos valores?

[ Hits: 16.837 ]

Por: Albert Moreira em 07/10/2004


Introdução



O Linux significa para mim muitas coisas, incluindo minha experiência com Linux em si, com o Open Source, a comunidade, etc. Pergunte a qualquer linuxer por que eles usam e esteja seguro de que a resposta será: porque é livre. É o êxito do Linux está atribuído somente a esta razão?

Entrei no mundo do Linux porque é livre e também por minhas frustrações com meu sistema operativo anterior. Enquanto fui "brincando" com o Linux, lendo artigos e livros, a palavra 'libertar' foi tomando um significado maior. Como dizem aqueles que apóiam o movimento do Software Livre, "livre" vem de "liberdade".

O Linux não só é um sistema operacional, mas também quebra uma série de tabus e remodela muitos conceitos do mundo do software e dos computadores. É um sistema operacional projetado pelo mundo, pensou para o mundo. Cada interessado no Linux pode redesenvolvê-lo, usá-lo e compartilhá-lo. As pessoas podem fazer seu planejamento de contribuição, documentando ou em qualquer aspecto da sua escolha. Esse conceito é revolucionário!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Liberdades e licenças
   3. Compromisso de gratidão
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

Por que as pessoas geralmente não usam Linux?

Software livre: benefícios que trazem o conhecimento!

Leitura recomendada

A Evolução do Software Livre

Porque os projetos open-source não são anunciados na mídia?

Software Livre e a sociedade da colaboração

Distros "meia-boca": Por que existem?

Uso de terminologia imprópria com software livre

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 07/10/2004 - 02:34h

Ola Albert,

Acho que ira demorar um tempo ainda para o Linux virar um sistema desktop para usuarios leigos , se voce for ver ninguem liga se o Windows eh ou nao Gratis, se eh software livre ou proprietario, nao ligam para ideologia em si, qualquer 3 reais compra um cd do windows (q custa o mesmo preco de pegar um cd virgem e gravar linux)... ninguem quer montar um diskete ou um cdrom, eu falo isso vendo meus pais mexendo, irmao ... incentivo mas querendo ou nao o windows eh mais facil .. eh verdade que estao acostumados com windows tambem ... espero que mude isso ..

[]s
patito

[2] Comentário enviado por albertmoreira em 07/10/2004 - 06:33h

Concordo plenamente, acrescentando que infelismente não temos escolha senão deixar as opções que caracterizam o Linux dessa maneira mesmo. Linux é segurança, estabilidade e em alguns casos, facilidade... espero que as pessoas tenham essa tomada de consciencia, apesar de que minha maior esperança está naquela geração que virá a se formar agora nas escolas, principalmente as do Ensino Fundamental.

@:)

[3] Comentário enviado por davidsonpaulo em 07/10/2004 - 09:02h

O Linux hoje é uma ferramenta tão personalizável que às vezes as soluções escapam a nossa vista. O caso do uso do disquete deve ser o problema mais comum enfrentado pelos usuários leigos durante o contato com o Linux. Entretanto, com as configurações corretas, o uso do disquete pode se tornar quase tão fácil quanto nos Windows ou Mac OS, sei disso porque implantei um esquema que simplificou muito o uso do disquete, de forma que nunca mais tive que explicar mais de uma vez como se usa um disquete no Linux, de tão simples que o processo ficou (nossa, como repeti a palavra disquete.... :D)
Quero parabenizar o patito pelo artigo. O Linux é um sistema que pode ser admirado pelos mais variados motivos, mas o motivo principal pelo qual devemos admirar o Linux é porque ele é o símbolo maior do Software Livre, e todo software que é livre, é bom. Veja o caso do Apache, do OpenOffice.org, do GIMP, e de tantos outros softwares excelentes...
É isso aí. Viva a liberdade! Viva o Linux! Viva o Software Livre!
Abraços a todos

[4] Comentário enviado por agk em 07/10/2004 - 10:51h

Parabéns pelo artigo, está excelente. Muito boa a parte que fala sobre o crescimento que cada um tem quando começa a estudar linux, aprende mais de hardware, informática, sabe o que está fazendo. O linux está pronto para o desktop sim, faz tempo já que "problemas" ou melhor dizendo tarefas como montar/desmontar disquete ou cdrom são automatizadas.
Façam um balanço das dificuldades que vocês encontram no linux e comparem com as do outro sistema, agora pensem nos benefícios que o linux nos traz. Eu tenho certeza, e posso falar com convicção que segurança é um fator primordial para se usar um sistema e ter domínio pleno sobre ele, e isso o linux tem de sobre é só configurar.
Agora vejam bem, que muitos já vão dizer que tem muitas coisas para configurar, scripts para editar, shell...etc...etc. Isso é verdade, mas é exatamente isso que nos garante essa segurança, que nos faz crescer, devemos saber o que estamos fazendo. Instalem um linux default e deixem ele conectado a internet, agora instalem o outro sistema de qualidade duvidosa e deixem conectado para ver quantos segundos leva para ele virar um zumbi propagador de spam e vírus. Pensem, reflitam, ajam. É isso aí pessoal, esse é o meu ponto de vista.
[ ]'s a todos.

[5] Comentário enviado por removido em 07/10/2004 - 11:35h

Ola davidsonpaulo,

blz .. hahahah vc escreveu em seu comentario a seguinte frase:
"Quero parabenizar o patito pelo artigo". O artigo eh do MRbrain,
eu so fiz um comentario =)

[]s
patito

[6] Comentário enviado por albertmoreira em 07/10/2004 - 11:37h

Ei patito, foi mesmo, nem havia notado
Po davidsonpaulo, fica ligado ae hehehehe

@:)

[7] Comentário enviado por removido em 07/10/2004 - 11:45h

agk,

Agora fala isso para usuarios leigo acostumado com windows, ja trabalhou em suporte de internet?, como eh comum vc falar assim para uma pessoa .. "Vai no Iniciar ..." e a pessoa responde "Onde fica esse Iniciar" .. e eh uma coisa pior que a outra, se vc for falar para ela usar linux, por mais que seja o kurumin, ela vai se complicar e desistir .. eu sei porque direto arrumo computador de amigos, irmaos, tanto pessoas novas ou mais velhas .. eles nao tem paciencia e pra eles um windows com antivirus ta muito bom .. Os usuarios leigos tem que intender que vai ser bom se esforcar um pouco , que usando linux nao dara mais erro no IE =), nao ira mais conter virus ou trojans ... falta vontade dos usuarios leigos .. estao em um comodismo e esse comodismo vai durar um tempo ainda.

[]s
patito

[8] Comentário enviado por engos em 07/10/2004 - 13:23h

Não sei por quê o pessoal resolveu comentar apenas sobre a adaptação do Linux na comunidade M$, mas já que foi pra esse lado a conversa, deixo o seguinte para o pessoal refletir:

Li há alguns meses que fizeram um teste com pessoas idosas e crianças, onde ambas não conheciam ainda o computador. Algumas dessas pessoas começaram seu primeiro contato com o Linux, outras com o Ruindows, depois que a pessoa "aprendeu" (o básico do básico) a trabalhar com o computador, inverteram o S.O., fazendo essa pessoa aprender os dois sistemas.

O resultado foi que a maioria aprendeu o Linux mais rápido que o Ruindows, independente de qual tenha aprendido primeiro. Também notaram que muitos que começaram com o Linux sabiam mais dos que começaram pelo Ruindows, até esses aprenderem o Linux.

Bem, acredito há alguns meses que o fato do Linux "ser mais difícil" que o Ruindows é propaganda falsa e enganosa, sendo que o pior é que isso vem de muitos que usam o Linux.

Não existe razão para um usuário leigo, que só usa editor de texto, planilhas, internet etc achar mais fácil o Ruindows do que o Linux. O Linux só é mais complicado quando vamos instalar um scanner, uma placa de rádio/tv e outros hardware's que somente um usuário mais interessado por computador tem... e esse tipo de usuário não se importa em aprender um pouco mais que os outros (normalmente).

Já trabalhei e trabalho com suporte, manutenção e programação. Minha opnião é formada com base na experiência do dia a dia nessas áreas com o Linux e com o Ruindows.

Acho que para o usuário leigo só falta coragem, pois mesmo que tenha curiosidade, ele não vai "arriscar" a usar o Linux, enquanto aqueles que usam mentem dizendo que o "outro" é mais fácil ou que para usar o Linux precisa estudar, saber sobre isso, aquilo etc...

Parabéns pelo artigo patito... ou MrBrain? (hehehe)

[]s

[9] Comentário enviado por removido em 07/10/2004 - 22:16h

engos,

isso tudo que voce disse concordo, que usuario leigo vai usar so editor de texto.. mas se um usuario de windows fosse trocar um peca do hardware, por exemplo uma placa de video .. no windows eh so trocar e instalar com o cd da placa e no caso do linux ?? =) isso que eu me referia .. pq um usuario que mexe com windows facilmente consegue instalar e configurar uma placa no windows .. agora se for fazer isso no linux ...

[]s
patito

[10] Comentário enviado por nane_eli em 08/10/2004 - 08:50h

Olá!!!
Primeiro quero parabenizar o MrBrain pelo artigo, de suma importancia para pensarmos em várias coisas!!

Segundo
Pessoal!!
Concordo com tudo o que foi comentado até aqui, porém vamos refletir: se houvesse uma regulamentação da Profissão e do Profissional de Informática (não questiono os termos), isso não seria diferente? Será que não estariamos discutindo coisas muito mais abrangentes do que o comodismo, utilização e etc?
Me desculpem o desabafo... e se ofendo alguém.

[]´s Eliane!


[11] Comentário enviado por rfranzen em 08/10/2004 - 13:39h

Ae galera !
Primeiramente dar os parabéns ao MrBrain ! mais um artigo de sucesso...

Agora, falando sobre o artigo, concordo com o MrBrain sobre a nova geração de usuários, pois quando a maioria de nós aprendemos a usar computador, o sistema predominante era windows, hoje, depois dessa explosão do software livre, muitas empresas já vendem seus computadores com linux instalado. Nossa geração vem de uma hegemonia promovida pela microsoft. E como nós somos o espelho das próximas gerações, temos "abrir a mente" das pessoas para o Linux.

Um artigo que li recentemente dizia que o Linux não foi feito para ser igual ao windows, e esse nem é nosso objetivo. Temos objetivos diferentes, não focamos o bolso dos usuários, e defendemos a liberdde de escolha. Por isso, temos que parar de comparar o Linux com o windows. São sistemas diferentes, com focos diferentes e se fossem iguais, onde estaria a escolha ?

Eu escolhi ser livre, ter opinião própria, e adquirir conhecimento. Tento abrir os olhos dos que conheço para essas coisas. Coisas que softwares fechados não proporcionam. Temos que mostrar que estamos vivos e pensantes, abrir a mente dos nossos amigos e familiares. Mostrar que a liberdade está na nossa frente, é só extender o braço e pegá-la.

[]'s e novamente parabéns pelo artigo MrBrain, meu amigo !

[12] Comentário enviado por albertmoreira em 08/10/2004 - 15:49h

Olá Midnight

Eu tb amo você, manin!

@:)

[13] Comentário enviado por tarso em 09/10/2004 - 23:47h

O software livre só irá conquistar os usuários quando se tornar facil de usar
como o ruindows.Os carros não foram feitos só para mecanicos,assim
como os computadores não foram feitos só para geeks ou nós os amantes
da informática.E devemos parar de menospresar os leigos pois é com eles
que a microsoft conta para manter o seu dominio, temos galera que traba
lhar duro para facilitar o nosso sistemas cada vez mais e temos potencial
para isso de sobra, olhe o exemplo do Morimoto com o Kurumin devemos
seguir o mesmo pois temos que facilitar os processos e não o contrario
pois a tecnologia tem que ser para facilitar e não para dificultar os
processos.

Marconi Tarso

[14] Comentário enviado por genioloco em 20/10/2004 - 03:09h

Creio que o grande impedimento para o crescimento do Linux é o preconceito. Pois alguns podem se perguntar, se o Windows que é um sistema que se pago os "olhos da cara" não é tão bom, como deve ser um gratuito. Outro preconceito porque não conhecem e querem permanecer como sempre estiveram, sem se importar se o Windows é gratuito ou funciona bem.

[15] Comentário enviado por removido em 07/11/2004 - 18:43h

O Linux é bom. O movimento do software livre é que é 10. Na medida que os dois se desenvolvam e se propaguem, até o windows pode melhorar, o que será bom pra todo mundo.

[16] Comentário enviado por systemxvol em 24/12/2005 - 18:58h

No meu pc há Linux, Win98, WinXP, e não largo.

[17] Comentário enviado por dnoway em 12/06/2007 - 18:15h

Olha quanto tempo tem esse artigo e o quanto o linux se desenvolveu desse tempo pra cá. Temos Ubuntu Feisty Fawn e Kurumin 7 ! a cada dia o Linux cresce mais e se torna melhor pra uso em desktop's.

[18] Comentário enviado por zoroastro em 10/02/2008 - 13:12h

parabens pelo artigo!!
curti muito :)

[19] Comentário enviado por falmeidaxavier em 23/10/2008 - 11:22h

Concordo plenamente com este artigo, estou usando o linux a pouco tempo e é nítida a diferença...........estou super entusiasmado em ter entrado neste novo mundo linux.

wlw !


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts