Comentário Infeliz

Este artigo tem por finalidade tentar conscientizar todos nós, usuários do VOL, da importância e real finalidade do recurso de comentários, que são disponibilizados com a finalidade de ampliar os conhecimentos de todos os usuários que têm acesso aos mesmos

[ Hits: 23.576 ]

Por: Edersom em 07/12/2004


Introdução



Basta dar uma olhada no simulado, por exemplo, para ver alguns comentários postados por alguns dos usuários do VOL que contém apenas críticas ao autor da questão sem nem mesmo dar uma versão própria para o tema proposto.

Muitas vezes postam certos adjetivos negativos que são dirigidos ao autor. Isso não só o desencoraja como também pode gerar inimizades entre os membros da comunidade Linux, contrariando toda a filosofia do Software Livre, a qual creio que todos defendem e pregam.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Finalidade real do campo de comentário
   3. O que deve ser observado ao postar um comentário
   4. Deve-se evitar sempre
   5. Deve-se manter sempre
   6. Palavras finais
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Línux: Um SO, um mercado ou uma realidade?

Windows x Linux: pontos de vista

Por que as pessoas geralmente não usam Linux?

Viva o Linux com bate-papo via web

O Preço do Livre

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fftrebor em 07/12/2004 - 07:41h

Ederson

Excelente exposição.

Vamos torcer que, assim como o artigo "Como elaborar perguntas para listas de discussão" (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1415) do amigo Dornelles e o meu sobre "Qualidade de respostas" (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1693), também este possa a vir a surtir grande efeito.

Parabéns

[2] Comentário enviado por vodooo em 07/12/2004 - 07:43h

Realmente a qualidade de alguns comentários encontrados aqui no Viva o Linux é péssima! Alguns comentários chegam a ser grosseiros!

Imagine um usuário que acabou de migrar do Win pro Linux, conseguiu fazer alguma coisa em seu PC funcionar mexendo nas configurações, dái então vem aqui e postam sua dica, então algué que já sabe um pouco mais sobre o que ele escreveu posta um comentário que tira todo o entusiasmo que o "novato" tinha pelo Linux! Tudo por causa de um infeliz comentário!

Concordo com vc maxmaxine que se deve pensar mais e escrever menos besteira, tentando sempre incentivar e ajudar nossa comunidade a crescer!

Parabéns, ótimo artigo!

Abraços

[3] Comentário enviado por y2h4ck em 07/12/2004 - 09:57h

Achei muito importante essa abordagem, realmente eu ja me deparei com muitos comentários esdruchulos ... e que sinceramente ofendem de maneira incoerente, e equivocada autores de artigo, dicas, questoes do simulado...

Eu acho que todos tem que ter em mente que se alguem despreendeu tempo e vontade para escrever um artigo para o VOL, ele teve a capacidade de querer ajudar as pessoas e mostrar seu trabalho, o minimo que os outros tem que demonstrar é RESPEITO!.
Mesmo que haja algum equivoco no texto ou em algo ... lembrem-se daquela velha maxima

" SO NAO ERRA QUEM NAO FAZ !!!"


Portanto pessoal, antes de comentar algo vamos pensar um poco onde queremos chegar com o comentario ... ajudar ? ampliar o texto ? Parabenizar o Autor incentivando-o ? Flames ??

Bom ... belo assunto maxmine ..
Espero que surta efeito com essa galera

Abraços

[4] Comentário enviado por Fpereira21 em 07/12/2004 - 12:43h

Realmente alguns comentários são de péssima qualidade, diria até que difício de se acreditar que foi postado por alguém que se diz adepto do pensamento de "software livre". Em contra partida o seu artigo foi de ótima qualidade, abordando um tema que já estava precisando ser tocado.
Parabéns pelo artigo.
[]s

[5] Comentário enviado por wronieri em 07/12/2004 - 13:38h

Parabéns pelo artigo e por sua importância, seu artigo e os que o robetff sitou deveriam ser lidos por todos antes de se cadastrar ou de fazer algum tipo de comentário e/pu perguntas e respostas lembrando de que quem escreve o artigo ao meu ver não tem muito tempo livre então estes comentários acabam por tomar tempo de leitura de comentários com dúvidas por exemplo.
Mais uma vez parabéns pelo artigo a comunidade vivaolinux agradece.

[6] Comentário enviado por juliomortandela em 07/12/2004 - 14:58h

Isso tudo resume-se em "bom censo", umas das chaves primordiais para o bem-estar em qualquer comunidade da nossa vida.

Um grande artigo, com grande abrangência, para uma grande comunidade.

Parabéns.

abraços,

Julio Cesar Campos

[7] Comentário enviado por flipe em 07/12/2004 - 15:01h

é por issu q digu q "o homem que matou o mau era mau tambem"....

essi artigu tenta naum tenta matar u mau... e sim traze u mau para u bem!!!

excelenti, e além du mais inteligenti!!!!

[8] Comentário enviado por Bentux em 07/12/2004 - 15:02h

Amigo, parabéns pelo artigo, ele é muito bom mesmo, estava na hora de tocarmos neste assunto mesmo! Tem alguns membros da comunidade que só avacalham os trabalhos dos outros ao invés de ajudar.

Não vamos longe, eu mesmo publiquei um artigo sobre o Open Hardware em seguida muitos começaram a reclamar que isso nunca iria dar certo coisa e tal... Logo, postei uma série de links sobre projetos, ferramentas e soluções Open Hardware para o pessoal ver como dá certo só que no Brasil ainda não tínhamos visto que é uma solução viável. Quer dizer, postei o artigo, reclamaram, procurei por links do assunto, ou seja, tudo mastigado e a inda assim mesmo ficaram reclamando!

Este tipo de coisa realmente tira a motivação, acho que poderíamos ter levado a coisa para um lado mais construtivo e procurando meios e respostas de como viabilizar este projeto aqui no Brasil...

Espero que com este artigo as pessoas parem e pensem melhor no que é uma comunidade e onde o coletivismo tem que se fazer trabalhar sempre para o melhor e ampliando os conhecimentos coletivos!

Mais uma vez meus parabéns pelo artigo e um grande abraço a todos!!!

[9] Comentário enviado por m4sk4r4 em 07/12/2004 - 15:12h

Olá Edersom,

Realmente você está de parabéns, belo artigo. mas mutio bom mesmo.

t+

[10] Comentário enviado por jllucca em 07/12/2004 - 15:45h

Olá,

plagiando os outros: "Parabéns!" (hehehe). Realmente, os comentários andam mesmo decaindo... Mas, acredito que isso seja normal. Sinceramente, acho os comentários inúteis sempre vão existir. Um exemplo é aqueles que postam só "lixo" quando não gostaram ou "parabens"/"muito bom" quando gostaram. Em ambas a situação não vai afetar a opinião do autor em nada(talvez a primeira sim...) se não acrescida de pontos para defender a opinião.

Acredito que o bem, faça o mau. É uma frase meio estranha pra se dizer, mas se pensarem no "bem" como um padrão qualquer modelo oposto a ele recai no "mau", o que torna a frase correta. Então usando um pouco mais de lógico podemos dizer que "Se o bem, faz o mau. O bem é o proprio mau". O que quero dizer é como estamos lidando com pessoas sempre temos opiniões diferentes e formas de expressar as opiniõe diferentes.

Vejam o meu caso, considero me uma pessoa que posta comentários uteis e não destrutivos. Mas, se perguntar para qualquer um do VOL. Acredito que vão dizer que só sei fazer criticas destrutivas...

Espero imensamente que o artigo cumpra seu objetivo e ajude a trazer um VivaOLinux cada vez melhor.

[]'s

[11] Comentário enviado por edersomangelo em 07/12/2004 - 19:07h

Quero agradecer a todos os que postaram os comentários a esse artigo, um abraço a todos.

Em especial, quero dizer a meu amiguinho Ricardo (jllucca), que apenas não concordo com uma sua afirmação de que os comentários sejam inúteis, na minha opiniao de mero mortal, os comentários quando utilizados de forma correta, mesmo que seja para dizer " poxa que massa", "parabens", ou algo assim, tem muito a acrescentar, afinal, palavras como esta estimulam o autor do trabalho em questão a contribuir cada vez mais com a comunidade, e mesmo sem ter um acrescimo no que diz respeito a cultura/conhecimento, o autor do trabalho se será valorizado pelo que fez de bom, e quando ele errar, pelos comentários e discussões, pode-se corrigir/completar o trabalho, de forma que não somente o autor como todos os que tem acesso ao trabalho tem a aprender e podem expresar suas idéias de forma livre, sem censura, e se estiver errado, pode ser corrigido pelos demais.

Eu particularmente, defendo o direito de livre expresão das pessoas, pois como disse no artigo, somos seres humanos, erramos e muito, mas nunca erramos nos mesmos aspectos, sendo assim, onde eu erro, voces me ajudam, e onde percebo um erro, proponho minha opinião, que pode estar certa ou não, sempre é importante ter uma segunda, terceira.... opinião.

um abraço a todos, e como todos os que portaram comentários neste artigo, espero que este artigo venha a dar uma luz a todos nós não apenas de uma forma "correta" se se comentar algum trabalho, mas de gerar em nós um espírito cordial, um espírito Open Source.

[12] Comentário enviado por Eagle em 08/12/2004 - 02:16h

Ótimo artigo. Muito bom...

Acredito q veio em hora certa para dar uma "acordada" neste teipo de pessoas... Uma qualidade que eu estou vendo "desaparecer" do mundo gradativamente é o Respeito.
Talvez esteja errado, mas quando comparo minha vida agora e uns 5 anos atras, me sentia mais a vontade no passado.
Espero que este artigo sirva para reestabelecer o respeito para com o outro e melhorar seus próprios comentários.
Outra coisa q me deixou um pouco triste eh esta "ambição" por pontos. Mas acho q isto é dificil mudar.
Mais uma vez, agradeço o artigo..

[13] Comentário enviado por androle em 08/12/2004 - 08:37h

Edersom

Muito bom, parabéns. Estava na hora mesmo de alguém falar disso. Já fiquei surpreso ao ler comentários grosseiros em alguns artigos, screenshots, etc.

Só tem um detalhe, alguns autores de artigos não aceitam comentários contrários. Nem sempre vc tem que pensar igual ao autor do artigo, e alguns não aceitam isso e ficam, ainda que de forma velada, "ofendidinhos".

Acho que se vc se propõe a escrever um artigo e postar tem de estar disposto também a ver a opinião dos outros. Se não quer ouvir o que os outros pensam, então não publique o artigo. E não estou falando aqui de comentários grosseiros ou problemas técnicos. Estou falando de pontos de vista diferentes, e há muitos (que bom! sinal que somos seres pensantes).

Outra coisa que seria legal é definir o que diabos é um artigo e o que é uma dica. Já li artigos aqui que tinham 3 ou 4 parágrafos. Isso para mim é uma dica porque não aprofunda o tema em questão e serve apenas como consulta rápida.

Por favor, não se ofendam com o meu comentário, apenas digo que me associei ao site pela grande qualidade dos artigos que havia lido aqui, e como membro fico triste se vejo a qualidade dos artigos caindo.

Um abraço a todos

Leandro

[14] Comentário enviado por enzo em 10/12/2004 - 12:40h

Otimo.

Ainda bem que existe a preocupação de se manter a qualidade do que é postado. Mas também acho que os autores de artigos, dicas e scripts, deveriam, antes de enviar os seus arquivos, testa-los para terem certeza que tudo funciona como é afirmado. Isso evitaria muitos comentários maldosos.

[15] Comentário enviado por rodrigroehn em 23/12/2006 - 12:35h

Concordo plenamente com vc Edersom. deveria-se manter o ambiente amistoso entre os participantes e adotar a politica de: um leigo ajudado é um futuro aliado. Se quizermos faremos com que o linux cresca de forma inesperada e invejavel no brasil, este pais do qual nos orgulhamos em pertencer por ter nele pessoas que ajudam ao crescimento coletivo, pessoas como vc!

[16] Comentário enviado por kadu em 11/09/2007 - 09:47h

Perfeito !!!!

Deveria ser enviado este artigo para todos que se cadastram no site !!!
=D

Parabéns !!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts