Grande dificuldade tanto para rodar distros em modo LIVE como para instalar Linux em Sony Vaio PCG6131L / VPCEA24FM

Apresento aqui a descrição do que consegui e dos problemas enfrentados para rodar e instalar alguma distribuição Linux em Notebook Sony Vaio que com 15 anos de idade ainda apresenta excelente rendimento e bateria também em funcionamento.

[ Hits: 1.482 ]

Por: j g meinhardt em 07/04/2025


Conclusão



Considerando que a performance obtida da instalação de distros atualizadas praticamente nos mesmos níveis de máquinas 15 anos mais novas mesmo com limitações em seu hardware, não devemos simplesmente descartar máquinas em bom estado de conservação que ainda podem ter bom uso, apenas com base em sua idade.

Neste caso particular o outro ponto que gerou interesse foi o fato de que a bateria original ainda continuava funcionando. Já havia tido o caso de uma bateria de notebook ACER que chegou a 8 anos, mas 15, é a primeira vez.

Lembrando que anteriormente já havia enfrentado alguns outros casos de dificuldade de partida e de instalação em máquinas antigas, verifiquei em artigo anterior que havia publicado aqui no VOL, a solução pelo uso de cheatcodes que continua válida e me haveria ajudado quando parti para esta nova instalação e upgrade de uma máquina com 15 anos de idade.

Abaixo segue o link do meu artigo anterior publicado aqui no VOL em 2009 sobre o uso de cheatcodes para rodar e instalar distros Linux em algumas máquinas com particularidades de hardware ou de BIOS que não permitiam rodar em modo LIVE ou com impossibilidade de instalação.

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-Linux-em-notebooks-uso-de-cheatcodes/

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.
   2. Tentando rodar distros LIVE a partir de pendrive com multiplas imagens ISO e também com pendrives devidamente preparados para ISOs individuais
   3. Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.
   4. Como foi a ajuda do Co-pilot da Microsoft na solução do problema de reinicialização do LMDE-6?
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Sistemas de proteção de acesso a dados do seu HD, será efetivo?

Librix 4.0 - Uma distro que não é para inglês ver - primeiras impressões

Quando seria mais conveniente usar wvdial no terminal para conexões 3G ou EDGE?

Porque migrar para o Linux - No meu caso também, preguiça

Linux Mint sugere substituição da versão 19.3 Tricia

Leitura recomendada

Instalação da placa de rede D-Link DWL-G520 no Slackware

Como instalar um display LCD em seu servidor Linux

Leitora SafeSign de e-CPF no Linux

Saiba porque o Linux pode (ainda) estar diminuindo a vida útil do HD do seu notebook

Instalando placa wireless no OpenSUSE 11.0 (método genérico para qualquer placa)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/04/2025 - 16:35h

Entusiasmado com a performance do Vaio com Linux LMDE 6, encomendei um pente de memória SIMM PC3 de 8GB aproveitando oferta da Kboom e que deve chegar ainda esta semana.

[2] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 06:09h

Seu erro é que o hdd está sendo particionado em MBR e vc está configurando a partição como EFI.

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 11:12h


[2] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 06:09h

Seu erro é que o hdd está sendo particionado em MBR e vc está configurando a partição como EFI.


Esta foi exatamente a primeira suspeita que tive, para corrigir o erro ao não completar a re-inicialização após a instalação sem erros. Por esta mesma razão, na segunda tentativa, optei por deixar por conta do instalador automático, todo o processo. Efetivamente, a instalação automática do LMDE 6, particionou o HDD em modo EFI. Pude confirmar isto ao abrir o particionador Gparted, após a conclusão da instalação porém antes de comandar a re-inicialização. Mesmo assim, o mesmo erro (impossibilidade de inicialização) voltou a ocorrer.

[4] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:49h


Então, é que o gpt na verdade não é a partição, mas é o volume, mas vc tem que chamar eliminar a partições, mas eliminar o volume do disco é aí criar um novo volume que nesse caso ele vai perguntar se vc quer gpt ou msdos, aí vc coloca Msdos pra só então criar as partições

[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h


E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória

[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 12:45h


[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h


E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória


Vou esperar chegar o pente de memória de 8GB para depois tentar reinstalar e reorganizar os particionamentos do SSD e do HDD, deixando o SSD (120GB) com 3 partições para raiz (/) de distros Linux e o HDD de 500GB para as respectivas /home.

[7] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 19:21h


Amigo, não acho que nem vai precisar essa bios de i3 tem suporte gpt, entra na bios e ativa o WQL

[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 09/04/2025 - 11:45h


[7] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 19:21h


Amigo, não acho que nem vai precisar essa bios de i3 tem suporte gpt, entra na bios e ativa o WQL


O BIOS atualmente em uso aceita tanto EFI como MBR. Já experimentei as duas alternativas (MBR fazendo particionamento manual e EFI usando a opção da instalação no modo automático, tudo por conta do instalador apagando todo o conteúdo do HDD), tendo ocorrido o mesmo tipo de falha ou seja, mesmo após a conclusão da instalação sem erros ou msgs de alerta, não completa a reinicialização. Não entendi a sigla WQL. Poderia traduzir por favor?
P.S. - Depois de ficar muito tempo irritado ao ler pendrive como "a" pendrive que não seria a tradução correta já que drive é masculino e pendrive significa drive ou dispositivo em forma de caneta, decidi também mudar a forma errada como me referia a BIOS ( a BIOS, na BIOS, etc ) e passei a usar "o" BIOS já que trata do sistema básico de entrada e saída, portanto masculino e não "a" sistema básico de entrada e saída.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts