Sistemas de proteção de acesso a dados do seu HD, será efetivo?

A inoperabilidade repentina de um HD substituído em um Notebook (NoBo), me levou a respeitar os recursos de segurança disponibilizados por alguns fabricantes, no caso de montadoras de equipamento portátil (Notebooks e Netbooks).

[ Hits: 655 ]

Por: j g meinhardt em 16/06/2022


Introdução



Depois de submeter à moderação meu ùltimo artigo sobre uso do Linux para operar plataformas de análise gráfica em operações em bolsa de valores, encontrei este esquecido na lista de artigos em construção. Resolvi então revisá-lo e preparar novamente para mandar para moderação e publicação por julgar o assunto ainda relevante. Vou procurar resumir bastante e compartilhar esta experiência que pelo menos para mim foi de grande valor.

Uso Notebooks (NoBo's) desde 1989 quando recebi um Compaq SLT-286 e já havia encontrado em mais de um dos modelos com os quais trabalhei, algumas opções de travamento de segurança, tanto para o boot como apenas para o HD.

Confesso que nunca acreditei muito nestas proteções, principalmente naquela alternativa de travamento para proteção do conteúdo do HD.

Apenas passei a usar este item de segurança depois de perder um HD danificado em uma das tantas viagens a serviço, por haver deixado o NoBo ligado ao sair do Hotel. Durante minha ausência, algum curioso ou alguma camareira deve ter provocado involuntariamente algum choque no NoBo e detonou o meu HD.

No caso dos dois últimos NoBo's, Acer apenas de modelo diferente, resolvi usar as duas alternativas de segurança, o protetor de boot com senha e o protetor de conteúdo do HD, também com senha. Acredito que até por culpa desta descrença na efetividade da proteção terminei esquecendo disto.

O HD em questão é um Seagate ST-9120 com 120Gb, 5400 rpm e buffer de 4Mb, e foi substituído por outro de maior capacidade.

Na operação de substituição que ocorreu absolutamente sem problemas fiz a migração dos dados para um outro HD externo para poder fazer copias espelho de cada uma das partições e sistemas operacionais instalados sem precisar reinstalar tudo de novo.

Fiz inúmeras tentativas de montagem do HD substituído (aquele de 120Gb) em várias gavetas de marcas diferentes, sem haver conseguido com nenhuma delas, qualquer tipo de acesso, tanto ao conteúdo daquele HD, como até mesmo para reparticionar ou reformatar o mesmo.

Tentei usar tanto as mais variadas ferramentas Linux, como Windows, para diagnostico e para particionamento, formatação, recuperação de dados, etc.

A ultima tentativa que fiz e que também não funcionou foi com um utilitário do próprio fabricante Seagate.

Ao voltar a montar o antigo HD no NoBo, por milagre tudo voltava ao normal, não apareciam erros e o conteúdo seguia intacto, mesmo depois de tentar reformatá-lo em case de HDD externo na base da força bruta.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O que me levou a descobrir o poder do bloqueio de HD
Outros artigos deste autor

Zorin OS - interessante distro lançada no ano novo - primeiras impressões

Kernel 3.0-0 já disponível no aptosid e operando de forma estável

Linux também pode ser bom para a terceira idade - "Ginástica" mental pode ajudar a prevenir Alzheimer

Experiencias de um viajante - binômio sidux/Ceni novamente destaque

Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Leitura recomendada

Instalando Webcam Creative NX Pro no Ubuntu 5.10

Os segredos dos modems

Melhorando a performance das aplicações em redes de longa distância

Regulando o desktop para trabalhar em máxima performance

Configurando o som na placa ASUS A7V8X-X

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts