O que é?
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POV-Ray é um programa para modelagem de objetos 3D, onde o que mais se destaca é o trabalho com artes digitais, é um ray tracing disponível para variadas plataformas de computação. Foi originalmente baseado no DKBTrace, escrito por David Kirk Buck e Aaron A. Collins. Existem também influências do Polyray, de contribuição de seu autor, Alexander Enzmann. O POV-Ray é livre, com seu código-fonte disponível.
História
Na década de 1980, David Kirk Buck obteve o código fonte de um raytracer para Unix. Interessado, ele o usou por um tempo, decidindo posteriormente escrever seu próprio raytracer, denominado DKBTrace, por razão das iniciais de seu nome. Em 1987, Aaron Collins obteve o código fonte do DKBTrace e começou a portar tal código para a plataforma X86. Ele e David Buck colaboraram para adicionar várias novas funcionalidades ao aplicativo. Quando o programa provou ser mais popular que o esperado, eles não puderam mais manter o aplicativo para adicionar a grande demanda de funcionalidades sugeridas pelos usuários. Em 1989, David delegou o projeto para um time externo de programadores. Ele então percebeu que era inapropriado usar suas iniciais em um programa que não mantinha mais. Para a mudança foi cogitado o nome STAR, mas POV-Ray se tornou padrão.
A versão oficial atual do POV-Ray é a 3.6. Algumas das funcionalidades adicionadas nesta versão incluem:
- Mapeamento UV estendido para mais primitivas.
- Adição de dados de 16 e 32 bits em arquivos de densidade.
- Várias correções de erros e melhorias no desempenho.
- Compatibilidade aumentada para plataformas 64 bits.
A versão 3.7 beta está atualmente em testes. O maior incremento em relação a versão 3.6 será o suporte a multi-processamento simétrico para permitir que a produção de cenas obtenha as vantagens de múltiplos processadores.
Funcionalidades
POV-Ray amadureceu desde que foi criado. Versões recentes do aplicativo incluem as seguintes funcionalidades:
- Uma linguagem de descrição de cenas que suporta macros e enlaces.
- Biblioteca de cenas, texturas e objetos.
- Suporte a um número de primitivas geométricas e sólidos construídos.
- Vários tipos de fontes de iluminação.
- Efeitos atmosféricos como neblina, fumaça e nuvens.
- Reflexão, refração.
- Padrões de superfície.
- Radiosidade.
- Suporte a alguns formatos de imagem para texturas e produção de imagem, incluindo TGA, PNG e JPEG, entre outras.
- Ampla documentação.
Um dos maiores atrativos do POV-Ray é sua ampla coleção de suporte externo. Um grande número de ferramentas, texturas, modelos, cenas, e guias de aprendizado podem ser encontradas na Internet. Ele também é uma referência útil para aqueles que querem aprender como funcionam algoritmos para ray tracing e gráficos de forma geral.