Conhecendo o POV-Ray

O POV-Ray é um software desenvolvido para a modelagem de objetos 3D, especialmente no campo da computação gráfica e Arte Digital. Neste artigo estarei fazendo uma breve apresentação do mesmo.

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Por: paulo santos em 08/01/2007


Primitivas do POV-Ray



POV-Ray, em adição a formas comuns como torus, esfera e campos de altura, suporta primitivas definidas matematicamente como iso-superfícies (uma aproximação finita de uma função arbitrária), a primitiva polinomial (um objeto infinito definido por um polinômio de até 15ª ordem), o fractal Julia (um corte tri-dimensional de um fractal de quadri-dimensional), entre outros.

POV-Ray representa objetos internamente utilizando suas definições matemáticas; todas as primitivas do POV-Ray podem ser descritas utilizando funções matemáticas. Isso difere em relação a vários outros modeladores 3D, que geralmente utilizam triângulos para compor todos os objetos. Isso forneceu ao POV-Ray várias vantagens sobre outros sistemas de modelagem, tornando as primitivas do POV-Ray mais exatas as versões poligonais.

Objetos que podem ser descritos em termos de esferas, superfícies planas, cilindros, tori e outros são perfeitamente bem definidos matematicamente para a produção. As primitivas do POV-Ray também são definidas de maneira mais simples que primitivas poligonais. Em POV-Ray, uma esfera é descrita simplesmente pelo seu centro e raio. Em ambientes poligonais, uma esfera deve ser descrita por um conjunto de pequenos polígonos.

Por outro lado, a modelagem por primitivas e scripts não é praticável para criar objetos como personagens realísticos ou carros. Tais objetos devem ser criados em aplicações de modelagem poligonal como o Wings 3D ou Blender, e então convertidas para o padrão POV-Ray.

Licença

POV-Ray é distribuído pela licença POV-Ray, que permite a livre distribuição dos binários do aplicativo e seus códigos fontes, mas restringe a distribuição comercial e a criação de trabalhos diversos às versões do POV-Ray.

Apesar de o código fonte estar disponível para modificação, de acordo com restrições específicas, ele não é um código fonte de acordo com a definição da Iniciativa de Código Livre. Uma das razões para o qual o POV-Ray não é licenciado pela GPL, popular para projetos similares atualmente, é que o POV-Ray foi desenvolvido antes da GPL se tornar popular. Os desenvolvedores escreveram suas próprias licenças para o lançamento do POV-Ray, e contribuintes do aplicativo trabalharam assumindo que suas contribuições seriam licenciadas pela licença POV-Ray.

Uma reescrita completa do POV-Ray (versão 4.0) está atualmente sob discussão, utilizando uma licença mais liberal, não necessariamente a GPL.

Onde consigo?

O POV-Ray pode ser baixado através do seu site oficial:
Lá você encontrará, além do download, FAQS, textos, exemplos entre outras coisas. Vale lembrar que o site oficial do POV-Ray encontra-se em inglês.

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Comentários
[1] Comentário enviado por yetlinux em 18/04/2009 - 04:37h

Bom, gostaria de acrescentar que POV quer dizer Persistence Of Vision, persistencia de visão.
Existiu um livro na década de 80 sobre a 'linguagem' do POV-Ray, que vinha com um disquete com os programas e exemplos para DOS.


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