O que é? 
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POV-Ray é um programa para modelagem de objetos 3D, onde o que mais se destaca é o trabalho com artes digitais, é um  ray tracing disponível para variadas plataformas de computação. Foi originalmente baseado no DKBTrace, escrito por David Kirk Buck e Aaron A. Collins. Existem também influências do Polyray, de contribuição de seu autor, Alexander Enzmann. O POV-Ray é livre, com seu código-fonte disponível.
História
Na década de 1980, David Kirk Buck obteve o código fonte de um raytracer para Unix. Interessado, ele o usou por um tempo, decidindo posteriormente escrever seu próprio raytracer, denominado DKBTrace, por razão das iniciais de seu nome. Em 1987, Aaron Collins obteve o código fonte do DKBTrace e começou a portar tal código para a plataforma X86. Ele e David Buck colaboraram para adicionar várias novas funcionalidades ao aplicativo. Quando o programa provou ser mais popular que o esperado, eles não puderam mais manter o aplicativo para adicionar a grande demanda de funcionalidades sugeridas pelos usuários. Em 1989, David delegou o projeto para um time externo de programadores. Ele então percebeu que era inapropriado usar suas iniciais em um programa que não mantinha mais. Para a mudança foi cogitado o nome STAR, mas POV-Ray se tornou padrão.
A versão oficial atual do POV-Ray é a 3.6. Algumas das funcionalidades adicionadas nesta versão incluem:
-  Mapeamento UV estendido para mais primitivas. 
-  Adição de dados de 16 e 32 bits em arquivos de densidade. 
-  Várias correções de erros e melhorias no desempenho. 
-  Compatibilidade aumentada para plataformas 64 bits. 
A versão 3.7 beta está atualmente em testes. O maior incremento em relação a versão 3.6 será o suporte a multi-processamento simétrico para permitir que a produção de cenas obtenha as vantagens de múltiplos processadores.
Funcionalidades
POV-Ray amadureceu desde que foi criado. Versões recentes do aplicativo incluem as seguintes funcionalidades:
-  Uma linguagem de descrição de cenas que suporta macros e enlaces. 
-  Biblioteca de cenas, texturas e objetos. 
-  Suporte a um número de primitivas geométricas e sólidos construídos. 
-  Vários tipos de fontes de iluminação. 
-  Efeitos atmosféricos como neblina, fumaça e nuvens. 
-  Reflexão, refração. 
-  Padrões de superfície. 
-  Radiosidade. 
-  Suporte a alguns formatos de imagem para texturas e produção de imagem, incluindo TGA, PNG e JPEG, entre outras. 
-  Ampla documentação. 
Um dos maiores atrativos do POV-Ray é sua ampla coleção de suporte externo. Um grande número de ferramentas, texturas, modelos, cenas, e guias de aprendizado podem ser encontradas na Internet. Ele também é uma referência útil para aqueles que querem aprender como funcionam algoritmos para ray tracing e gráficos de forma geral.