Gravando vídeo com placa de TV através do transcode

Nesse texto mostro como usar o transcode para gravar vídeo AVI usando o codec divx a partir de uma placa de captura de vídeo instalada no Linux.

[ Hits: 54.913 ]

Por: Perfil removido em 07/10/2005


Considerações iniciais (minha opinião)



Gravar vídeo no Linux na minha opinião é "complicado", a maioria dos softwares está longe da eficiência e perfeição dos softwares existentes para Windows.

Desde que comecei a usar Linux, sempre tive a frustração de não poder gravar vídeo por ele, justamente pela péssima qualidade dos softwares existentes. A maioria grava o vídeo com perda de "frames" (quadros de imagem) e perda de sincronismo entre áudio e vídeo.

Depois de muitos testes com diversos softwares, sempre acabava ficando com o gv4l, que é uma GUI que usa o transcode para capturar o vídeo. O problema é que o gv4l não usa de forma eficiente os recursos que o transcode tem, o vídeo gravado usando o gv4l sempre fica sem sincronismo de áudio e vídeo.

Depois de muito fuçar no gv4l, acabei ativando um recurso que deu erro na execução do transcode (opção De-interlacing), usando a opção que mostra o log de saída do transcode, ele mostrou o comando de execução do transcode, coisa que em funcionamento normal não aparece... copiando esse comando e tirando a opção dele que ativava o De-interlacing, o rodei e o transcode gravou o vídeo da placa de TV normalmente, da mesma forma que o gv4l fazia...

De posse do comando que faz o transcode capturar vídeo da placa de TV e lendo o manual do transcode, muito mal feito por sinal, acabei conseguindo chegar a um comando de execução do mesmo que permite gravar o vídeo do jeito que eu queria e sem o problema de perda de sincronismo e esse é o comando que eu vou apresentar.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Considerações iniciais (minha opinião)
   2. Instalação do transcode
   3. Configuração do xawtv (necessária para o transcode)
   4. Comandos para a gravação de vídeo
   5. Analisando as principais opções do transcode
Outros artigos deste autor

1º Fórum da Internet no Brasil

Configurando HD via porta USB no Linux

Introduzindo um pouco mais a fundo o shell script (revisado)

Introdução ao Conceito de Hardening

Introduzindo um pouco mais a fundo o shell script

Leitura recomendada

ZappWM: Desktop e mini-ambiente para Linux!

Convertendo vídeos (VLC) e editando (Audacity) músicas

Acessando desktop remotamente com noMachine

Introdução as Gambas (parte 1)

SliTaz: Mini-review desta mini-distribuição Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por internero em 07/10/2005 - 09:06h

Complexo porém completo seu artigo Megatron!

Capturar vídeos não é a tarefa mais trivial do mundo... mas seguindo os passos que você indicou tudo fica [um pouco] mais fácil :)

Parabéns pelo ótimo artigo!

[2] Comentário enviado por cybercop em 07/10/2005 - 09:17h

Otimo artigo!, funcionou blz!

Só um detalhe, se vc nao quiser compilar pelo source, pode procurar os pacotes do transcode em .tgz la no linuxpackages.net ou procurar por esses pacotes .tgz na net, que eles funcionam tbm:

transcode-1.0.0-i686-1.tgz
ffmpeg-20050220-i486-1sl.tgz
lame-3.96.1-i486-2sl.tgz
libavc1394-0.5.1-i486-1sl.tgz
libdvdread-0.9.4-i486-2sl.tgz
mpeg2dec-0.4.0-i686-1.tgz

OBS1.: Isso tbm é valido principalmente se sua placa de captura de tv, for uma:

PixelView PlayTV MPEG2

OBS2.: Ler com muita atençao esse tutorial do Megatron, principalmente na parte que fala, que vc tem que usar o AUMIX (apertando o botão REC - Vermelho no LINE) senao não vai sair o som na hora da gravaçao!

OBS3.: E antes de vc sair gravando alguma coisa, é preciso que vc faça algum teste, para ver se o transcode ta gravando corretamente, ou se seja, antes de gravar, abra o xawtv ou o tvtime normalmente, dai é só fecha-los logo em seguida pode usar o transcode.

Valeu!

[3] Comentário enviado por guifreitas em 07/10/2005 - 09:19h

belo artigo!

eu sempre queria gravar algo no gnu/linux mas a qualidade nao ficava do jeito que eu queria, agora com essa ai do transcode vou testar isso hoje pra ver como fica.

parabéns pelo ótimo artigo!

[]s

[4] Comentário enviado por removido em 07/10/2005 - 12:01h

É, a multimídia que se cuide......
Essa garotada tá arrebentando a boca do balão..... ;-)

[5] Comentário enviado por flavioc em 08/10/2005 - 17:11h

bom artigo caro Megatron

Entretanto, não atingi ao meu objetivo ainda. Funcionou, mas a qualidade de áudio não é das melhores. Fica muito baixo, e, além disso, não gostei da qualidade do vídeo. Gostaria que ficasse como na tv, não importando muito o tamanho do arquivo, pois pretendo gravar os programas ou filmes em dvd.

Se souberem alguma dica sobre mudanças de parâmetro para melhorar sensivelmente áudio e vídeo e lhe agradeço. Grande abraço.

[6] Comentário enviado por removido em 08/10/2005 - 19:41h

pra aumentar o som : abra o aumix e aumente o IGain ...
pra aumentar a qualidade da imagem do vídeo gravado : aumente o bitrate do vídeo :
-w 800 ---> bitrate de captura do vídeo (800K)
coloque um valor alto : -w 2000 , ou mais ...

defini o valor 800 , porque c/ 800 dá pra gravar umas 2 horas em um cdrom de 700 Mb ...

:0)

[7] Comentário enviado por zereis em 10/10/2005 - 09:00h

Caro colega Megatrom:
Excelente artigo: para mim, este era o elo que faltava para trabalhar com vídeos em linux. Eu estava tentando usar o Gv4l e não conseguia, justamente pela assincronia do som. No Kurumin tem um script que grava bem mas tem um defeito: não mostra o preview e, assim, só ouvindo o som fica complicado saber quando termina o trecho que você quer capturar. Vou tentar juntar a sua idéia com o script do kurumin (que tem uma interface gráfica) para otimizar.

Zé Reis

[8] Comentário enviado por machado 1000 em 16/07/2006 - 14:08h

EVANDRO: TENHO UMA PLACA DE CAPTURA INTERNA DA MARCA: PixeLView conseguir capturar imagem do video cassete para o pc e clique com botão direito do mouser e na opção gravar, gravei e passei para o pc. mas não consigo jogar esta imagem para o CD/DVD. Transformar a fita VHS p/ cd/dvd. como faço isso? outra pergunta não consigo capturar imagem da tv e nem cosigo configura os canais desejados para o PC. como faço essas funções me ajuda por favor. não sei transferir fita VHS p/ CD/DVD. e nem capturar imagem da tv para o pc e gravar programas de tv. atenciosamente EVANDRO.

[9] Comentário enviado por removido em 16/07/2006 - 14:57h

pra gravar video a partir do videocassete , basta colocar a placa de tv em modo A/V ...
pra passar o video capturado pra vcd ou dvd , vai ter que capturar nesses formatos , ou converter depois de capturado ...
pra gravar o vídeo em formato de vcd ou dvd , vai ter que usar softwares capazes disso , sendo que pra fazer dvd , vai ter que usar softwares de "auhtoria" em dvd , criando menus e o que vc quiser ....

[10] Comentário enviado por machado 1000 em 23/07/2006 - 21:39h

A/O MEGATRON: você me diz que pra gravar o video de vcd ou dvd, vou ter que usar softwares capazes disso sendo que pra fazer dvd, vou ter quer usar softwares de "auhtoria" em dvd criando menus o que eu quizer, pois bem como faço pra conseguir este progama tenho que baixa da internet ou comprar? isso é um progama? poid bem e a resposta como faço pra capturar imagem da tv p/ o pc como faço pra configurar os canais que quero copiar? me dê uma rsposta mais completa ! por favor! obrigado pela atenção: EVANDRO!!!

[11] Comentário enviado por zereis em 25/07/2006 - 17:48h

Depois que li este artigo passei a usar somente o transcode para capturar vídeo. Principalmente por causa do preview. Acontece que, ao atualizar o transcode para a versão 1.0.2 a tela de preview fica preta. Continua capturando normalmente mas não dar para acompanhar...

Zé Reis

[12] Comentário enviado por removido em 25/07/2006 - 18:21h

infelismente não tenho usado mais o transcode para capturar vídeo , só fiz captura de vídeo com essa versão de transcode do texto , atualmente uso o
mplayer pra capturar , e sem preview ...

[13] Comentário enviado por gostt em 27/09/2006 - 15:45h

Ola, tenho um Pinnacle Estúdio Movei BOX USB, alguem ai ja conseguiu usa-la no linux que possa da uma dica ??

Paulo Henrique


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts