Banco de dados e Cloud Computing, melhor opção?

Este artigo tem como objetivo falar um pouco sobre a utilização de banco de dados nas nuvens.

[ Hits: 19.040 ]

Por: Perfil removido em 23/11/2010


Banco de dados na era da Cloud Computing



Cloud Computing está na moda. Grandes empresas estão direcionando seus esforços e tecnologia para este modelo, no qual distribuem, através da internet, suas aplicações e seus serviços, para que todos tenham acesso.

A vantagem de usar este modelo, sem sombra de dúvidas, é a redução de custos, principalmente aqueles que envolvem TCO (Technical Operation Costs). Isso pelo simples fato de você contratar um host, que fornecerá espaço e infraestrutura de poderosos Data Centers, não havendo necessidade de contratar ou utilizar, no quesito físico, a sua aplicação funcionando.

Outras vantagens estão no poder do hardware oferecido e no fato de não ser preciso adquirir servidores, softwares e equipamentos que seriam necessários para suportar sua aplicação. Afinal, no momento em que você contrata o host, ele se torna o seu parceiro, para manter o hardware e o software sempre em dia para você, prevenindo até possíveis desastres que estão no dia a dia de quem trabalha administrando uma aplicação.

Segundo uma pesquisa realizada envolvendo 1.200 empresas, 33% delas pretendem mudar a forma tradicional de oferecimento de softwares para um modelo baseado em nuvens, e este número deverá crescer ainda mais conforme a facilidade e o surgimento de novas tecnologias.

Existem algumas siglas que diferenciam o tipo de Cloud Computing a ser utilizado (SaaS, PaaS, IaaS). Ao escolher a forma de cloud que sua empresa adotará, você deverá levar em consideração uma infinidade de variáveis e verificar se realmente vale a pena a adoção total ou parcial de um serviço nestes moldes.

Muitas empresas aina não confiam em fornecer ou preparar suas aplicações para trabalhar em nuvens, devido ao fato de as informações não estarem mais "dentro de casa" e por terem receio sobre a forma como a segurança e o uso destas informações serão realizados.

Outro ponto a ser observado deverá ser a capacidade do provedor de serviços em assegurar integridade, disponibilidade e velocidade para sua aplicação, visto que, hoje em dia, as maiores empresas no setor de Data Centers vêm enfrentando problemas gravíssimos para manter os serviços disponíveis 24x7.

Ao pensarmos na disponibilização de banco de dados em nuvens, sofremos destas mesmas dores. Confiar no provedor de serviços pode não ser uma tarefa simples, mas se a redução de custos e as vantagens oferecidas pela Cloud Computing chamaram sua atenção, vamos agora começar a pensar em como disponibilizar o banco de dados para que sua aplicação e seus serviços consigam acessa-lá.

Algumas empresas que oferecem este tipo de serviço preparam o banco de dados para obter o máximo de desempenho. É importante analisar as vantagens que cada provedor de serviços disponibiliza em termos de tecnologia.

As mais utilizadas atualmente e que são essenciais para garantir o desempenho e a integridade do banco de dados são:
  • alta disponibilidade e redundância;
  • trabalho em clusters;
  • arquitetura mult-tenant;
  • escalabilidade;
  • segurança através de firewalls e criptografia;
  • e muitas outras opções e vantagens que são oferecidas quando se trata de um Data Center de alta performance e uma boa plataforma de banco de dados.

Em termos de arquitetura, ou seja, como sua aplicação "conversará" com o banco de dados remoto, podemos trabalhar de algumas maneiras. A primeira delas é você ter também sua aplicação disponível em uma nuvem que pode estar ou não no mesmo servidor de serviços. A segunda opção é manter sua aplicação funcionando dentro da infraestrutura de sua empresa e acessar remotamente o banco de dados que se encontra no Data Center.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Banco de dados na era da Cloud Computing
   2. Alguns serviços - SaaS, PaaS, IaaS
Outros artigos deste autor

Alguém, salve os multiterminais do Proinfo. Por favor!

Usando o gerenciador de arquivos XFE para administrar as tarefas no Linux

Newsbeuter Feed Reader - Instalação e configuração

A internet é inocente

Swing e gerenciadores de layout

Leitura recomendada

Como instalar Microsoft SQL SERVER no openSUSE Linux

Desafios da Segurança de Informação

Internet: Amiga ou inimiga?

Banco de dados orientados a documentos

Consultas SQL pelo Terminal no Postgres, Mysql, SQL Server, etc

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dolivervl em 23/11/2010 - 15:44h

Muito bom o artigo, parabéns !!!

[2] Comentário enviado por removido em 23/11/2010 - 20:24h

Obrigado pelo comentário. Valeu mesmo.

Vamos que vamos !

[3] Comentário enviado por vorazbr em 24/11/2010 - 08:38h

Muito bom seu artigo, Thalysson S

Parabens!, Espero ver mais artigos sobre Cloud aqui no Vol!

[4] Comentário enviado por pichiliani em 26/11/2010 - 13:34h

Bem legal o artigo.

Só para complementar, eu e alguns amigos gravamos um episódio do podcast DabaseCast, o primeiro podcast sobre banco de dados brasileiro, falando sobre banco de dados na núvem. Discutimos alguns pontos e falamos das tecnologias relacionadas a colocação do banco de dados na núvem. Para quem quiser ouvir o problema, aí vai o link:

http://imasters.com.br/artigo/18950/bancodedados/databasecast_5_banco_de_dados_na_nuvem/

Mauro Pichiliani

[5] Comentário enviado por alexandre_dumas em 18/08/2011 - 18:20h

Achei interessante quem sabe ajude alguem a abrir os olhos http://webtuning.com.br/o-que-e-cloud-computing

[6] Comentário enviado por removido em 18/08/2011 - 18:24h

Legal alexandre !

[7] Comentário enviado por Zero0 em 26/12/2016 - 11:35h

Muito bom!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts