Banco de dados e Cloud Computing, melhor opção?

Este artigo tem como objetivo falar um pouco sobre a utilização de banco de dados nas nuvens.

[ Hits: 19.125 ]

Por: Perfil removido em 23/11/2010


Alguns serviços - SaaS, PaaS, IaaS



O conceito de Cloud Computing possui, no momento, 11 categorias de serviços. As mais populares são: Saas, PaaS e IaaS. As demais vertentes são aprimoradas dia a dia. Em curto prazo, outros serviços estarão segmentados de acordo com essas categorias no mercado. Entretanto, o ideal é analisar, mais de perto, as categorias mais populares quando o assunto é computação em nuvem.

Saas (Software as a Service)

É um conceito de software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. O software é executado em um servidor remoto. Não é necessário instalar o sistema no computador do cliente, basta acessá-lo pela internet. Alguns serviços que se encaixam nessa modalidade são:
  • PABX Virtual e Call Center Virtual
  • E-mail Marketing
  • Mobimail
  • Loja Pronta

Os serviços do tipo SaaS mais comuns no mercado:
  • Google Docs
  • Gmail
  • Sales Force (salesforce.com)

PaaS (Platform as a Service)

Este conceito oferece uma plataforma de desenvolvimento de aplicações, inclusive de software como um serviço. Em resumo: ações como desenvolver, compilar, debugar, deploy e teste em uma aplicação passaram a ser executadas na nuvem.

Pode parecer que estamos voltando à época dos mainframes - e, de certa forma é isso mesmo -, porém de forma organizada e escalar. A vantagem deste serviço é poupar custos, não alocar hardware desnecessariamente e poder escalar dados de forma simples sem ter que lidar com o ambiente físico diretamente. Alguns serviços que se encaixam nessa modalidade são:
  • Hospedagem de sites
  • Revenda

Serviços comuns no mercado:
  • Google AppEngine
  • Force.com da Salesforce

IaaS (Infrastructure as a Service)

Refere-se ao fornecimento de infraestrutura computacional (geralmente em ambientes virtualizados) como um serviço. Em vez de o cliente comprar servidores para uma determinada aplicação, ele contrata um serviço dentro de um datacenter proporcional aos seus requisitos de infraestrutura e tem acesso completo à plataforma e ao software. Esse tipo de serviço é cobrado de acordo com a utilização ou pela reserva de recursos contratados.

Alguns serviços que se encaixam nessa modalidade são:
  • Cloud Server com gerenciamento pelo cliente
  • Servidor dedicado com gerenciamento pelo cliente

Serviços comuns no mercado:
  • EC2 da Amazon
  • Blue Cloud da IBM

Fora as categorias de Cloud Computing mencionadas, existem outras que estão ganhando força no mercado. Segue uma lista com outras categorias:
  • DaaS (DB as a Service) - Oferece serviço de banco de dados como serviço operando em um datacenter, podendo ser acessado externamente por qualquer tipo de aplicação, como se fosse local.
  • Governance as a Service - Serviço que viabiliza o gerenciamento de topologias, monitoramento de recursos e virtualização via internet, com base em políticas definidas para dados e serviços.
  • Process as a Service - Recurso que oferece remotamente meios de criar processos de negócio. O aplicativo pode interagir com sistemas, serviços e informações, que, combinados, geram uma sequência de processos empresariais.
  • Security as a Service - Oferece serviços de segurança lógica aplicadas a e-mail, navegação, controle de vulnerabilidades, entre outros, incluindo uma interface de monitoramento via internet.
  • Storage as a Service - Modalidade que oferece armazenamento como serviço dentro de um datacenter, podendo ser acessado por aplicações externas.
  • Test as a Service - Ambiente para testes de aplicações em nuvem, websites e aplicações remotas disponibilizado na internet.

O conceito vem evoluindo constantemente, tanto que já se fala até em Everything as a Service (EaaS ou XaaS), ou seja, "tudo como serviço" rodando na nuvem. O caminho, sem dúvida, tende a esse final, visto que a rede pode, de fato, viabilizar essa tendência.

Conclusão

Independentemente da escolha de arquitetura que façamos para fornecer nossa aplicação, devemos nos preocupar também com a administração e manutenção do banco de dados, pois, ao adotar uma plataforma usando Cloud Computing, precisaremos gerenciá-la a distância, e as "velhas rotinas" seguidas à risca pelos DBAs deverão ser mantidas.

É arriscado não se preocupar com backup, migração e extração, administração correta de dados e usuários, controle de performance e modelagem de dados. Já temos no mercado ferramentas para lidar com arquiteturas mais complexas, como Computação em Nuvens, e que podem ajudar a maximizar ainda mais a performance do banco de dados e também garantir que SLAs firmadas na contratação do serviço sejam atingidas.

Além disso, você terá a certeza de que o problema do banco não está em quem o administra - no caso, não em você, contratante do serviço, mas sim em quem o oferece a você.

Fontes de pesquisa:
Agradeço pela atenção de todos.

Viva o Linux, porque nos amamos a liberdade!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Banco de dados na era da Cloud Computing
   2. Alguns serviços - SaaS, PaaS, IaaS
Outros artigos deste autor

Porque abandonar o Slackware e usar o Ubuntu

Lapidando a configuração do mplayer

Os segredos dos modems

Rede mista wireless/cabo com Linux/Windows em residências e pequenas empresas

Pós-instalação do Arch Linux

Leitura recomendada

Instalando Interbase 2007 Developer em Linux OpenSuSE 10.2

Banco de dados orientados a documentos

Instalando o tora (toolkit for oracle) no Slackware 10.2

Consultas SQL pelo Terminal no Postgres, Mysql, SQL Server, etc

SQLite 3 - Convertendo tabelas do LibreOffice em Banco de Dados

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dolivervl em 23/11/2010 - 15:44h

Muito bom o artigo, parabéns !!!

[2] Comentário enviado por removido em 23/11/2010 - 20:24h

Obrigado pelo comentário. Valeu mesmo.

Vamos que vamos !

[3] Comentário enviado por vorazbr em 24/11/2010 - 08:38h

Muito bom seu artigo, Thalysson S

Parabens!, Espero ver mais artigos sobre Cloud aqui no Vol!

[4] Comentário enviado por pichiliani em 26/11/2010 - 13:34h

Bem legal o artigo.

Só para complementar, eu e alguns amigos gravamos um episódio do podcast DabaseCast, o primeiro podcast sobre banco de dados brasileiro, falando sobre banco de dados na núvem. Discutimos alguns pontos e falamos das tecnologias relacionadas a colocação do banco de dados na núvem. Para quem quiser ouvir o problema, aí vai o link:

http://imasters.com.br/artigo/18950/bancodedados/databasecast_5_banco_de_dados_na_nuvem/

Mauro Pichiliani

[5] Comentário enviado por alexandre_dumas em 18/08/2011 - 18:20h

Achei interessante quem sabe ajude alguem a abrir os olhos http://webtuning.com.br/o-que-e-cloud-computing

[6] Comentário enviado por removido em 18/08/2011 - 18:24h

Legal alexandre !

[7] Comentário enviado por Zero0 em 26/12/2016 - 11:35h

Muito bom!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts