Banco de dados orientados a documentos

Bom, neste artigo vou apresentar um banco de dados orientado a documentos usando CouchDB, um dos mais populares do ramo, e vou passar uma dica introdutória de comandos básicos e um poco de teoria.

[ Hits: 44.850 ]

Por: C00L3R_ em 25/08/2010 | Blog: http://bugsec.com.br


Introdução ao CouchDB



O termo "Couch" é um acrônimo para Cluster of Unreliable Commodity Hardware (Conjunto de Hardware Commodity Não-Confiáveis), refletindo o objetivo do banco de dados ser extremamente escalável, oferecendo alta disponibilidade e confiabilidade, mesmo quando executando em um hardware que é tipicamente suscetível a falhas.

CouchDB

Em suma, CouchDB é um banco de dados orientado a documentos, feito com Erlang em conta de sua lendária programação multitarefa e desempenho, diferente de bancos relacionais que estamos acostumados ver como MySQL, SQLite e PostgreSQL.

Da mesma forma que os SGBDRs oferecem o SQL como interface de consulta, o CouchDB oferece uma interface de consultas adaptada aos seus princípios arquiteturais baseados na Web, através do Representational State Transfer (REST), que é utilizado como forma de inserir, atualizar, extrair e remover dados do CouchDB.
Linux: Banco de dados orientados a documentos

Popularmente o público rotula-o como NoSQL, esse tipo de banco de dados, assim como "MongoDB". Muitos dizem que é errado, pois usa SQL, mas este rótulo acabou colando.

Quanto ao termo ACID no CouchDB, todo o layout de arquivos e sistema de commit está baseado nestes princípios, o que resulta na garantia de um estado sempre consistente do arquivo de banco de dados. A atualização de documentos são serializadas e os leitores de banco nunca são bloqueados ou nunca têm de esperar por escritores ou outros leitores.

A leitura de documentos pode ser realizada por diversos clientes sem ser bloqueada ou interrompida por atualizações concorrentes. Esta característica se deve pela utilização de um modelo baseado no algoritmo MVCC, onde cada cliente vê um retrato consistente do banco de dados do começo até o final da operação de leitura. (Apache CouchDB, Technical Overview, 2008)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução ao CouchDB
   2. Conceito REST
   3. Instalando o CouchDB
   4. Gerenciador visual "futon"
   5. Usando o Curl com CouchDB
   6. Views na prática - exemplo Blog
Outros artigos deste autor

Trabalhando com arquivos no Perl

BSD Sockets em linguagem C

Usando o PF - Packet Filter

Bind: Explorando e evitando falhas

Usando OpenBSD como desktop

Leitura recomendada

Gambas2: Inserindo dados em tabela SQLite

Banco de dados Livre X Proprietário

Instalando Interbase 2007 Developer em Linux OpenSuSE 10.2

SQLite 3 - Convertendo tabelas do LibreOffice em Banco de Dados

Banco de dados e Cloud Computing, melhor opção?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por douglascrp em 31/08/2010 - 09:00h

muito interessante... não conhecia

abraço

[2] Comentário enviado por dastyler em 01/09/2010 - 22:33h

Eu experimentei um tempo atras o CouchDb mas infelizmente devido a falta de tempo com inumeros projetos tive de parar os testes.
MAs gostei do artigo. Muito interessante, apesar de que o CouchDb não é uma novidade. A galera que é adepta de Xp (Extreme Programming) já usa o mesmo tem um tempinho.
De qualquer maneira o artigo está muito bom, direto simples e sem firulas.

Parabens!!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts