Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

37. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/12/2011 - 10:33h

É, o tapinha nas costas sai de graça...
Ajudar que é bom...


  


38. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/12/2011 - 15:30h

O problema é que qualquer zé ruela faz uma remasterização do Ubuntu ou do Debian, não precisa ter nenhum conhecimento.

Certamente o autor deste tópico não tem conhecimento nenhum para iniciar qualquer projeto.


39. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 23/12/2011 - 15:36h

A maioria só quer usar
não da a minima para ajudar
e ainda reclama , que falta isso , falta aquilo
eu já fui assim
agora estou trabalhando em melhorias em alguns softwares que uso
o mais legal foi eu entrar em contato com o pessoal
e fui muito bem recebido .
Esta na hora de deixarmos de ser usuário
vamos ajudar , desenvolvendo , melhorando
e isso ai .


40. Respondendo

Tharles Eduardo Solcia
edu_ubalinux

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/12/2011 - 23:43h

maionesebr
(usa Debian)

Taí, eu topo o desafio!

Qual o primeiro passo? Quais as especificações? No que posso ajudar? Tenho conhecimento técnico (trabalho com Linux desde 1998), já fiz algumas palestras e ministrei alguns cursos, escrevi algumas apostilas e tutoriais.

Aproveitando, o bom do Linux é justamente essa diversidade de opções. Há distros voltadas para segurança, outras para desktop, outras para smartphone (Android!), enfim. Eu lembro do Coyote, uma distro com firewall e proxy que rodava em um disquete. Era um máximo na virada do milênio. Eu, por exemplo, fiz uma distro live baseada do Debian Like, que contém as principais ferramentas que uso para fazer manutenção. Mas eu fiz isso prá mim. Ela não vai servir para os demais.

Defina o público alvo, os requisitos, enfim...


Bpm, aproveitando o gancho, gostaria de pedir para que os colegas linuxers evitassem palavras com zé ruela, ou ficassem entrando no tópico pra tirar sarro, pois toda idéia deve ser respeitada.
Estamos começando a fazer progressos, então daqui pra frente, quem não tiver nenhuma idéia ou contribuição pra dar sobre a distro por favor, não entre mais no fórum. Nosso amogo maionesebr já topou ajudar, então, por mais que vocês entrem no site e metam o pau, a distro vai sair.

Caro amigo maionesebr, atualmente e vejo o linux mint como a melhor distro para iniciantes,mas concordo com o colega linuxer que citou o kurumin. No site do Baixaki é a distro mais baixada até hoje.Analisemos então essas duas distros e aproveitemos o melhor de cada uma. Tem algumas versões comerciais do linux bem bacanas também, como a que vem no intelbrás por exemplo, se quiser te mando uma cópia pelo correio.
Esteticamente, acho que poderia haver duas versões na mesma distro: uma próxima à do Windows e outra com gadgets no lugar do tradicional menu, com sensibilidade à tela mais ou menos como no Unity do Ubuntu só que no meio da tela e com efeitos. Na versão tradicional, no lugar do símblo da MS no canto da tela, coloque a bandeira do Brasil, só que ao invés de estar escrito ordem e progresso, escreva Iniciar pra ajudar os que estão vindo do Windows XP. Os programas básicos pra um usuário comum, o AMSN modificado pra ficar o mais parecido possível com o Windows Live Messenger(lembre-se que o objetivo é atrair os usuários da Microsoft), O VLC com skin de Windows Media player. As cores que devem prevalecer são sempre o verde-amarelo. Navegador chrome por padrão. Essas são idéias que podem ser discutidas, mas o principal é que a distro reconheça todos os hardwares na formatação e tenha e reconheça os hardwares assim que plugado. Tem que ser uma distro muito, mas muito fácil de usar mesmo. Tem que ter na área de trabalho um ícone para um vídeo explicando como usar o sistema. Também na área de trabalho um estudo básico de linux em pdf.


41. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 24/12/2011 - 13:45h

edu_ubalinux escreveu:
(...)
Esteticamente, acho que poderia haver duas versões na mesma distro(...)


Esteticamente é uma coisa, mas como você vai implementar o lado técnico da coisa? Quero dizer, você quer uma distro que instale qualquer pacote que ver pela frente, não é? Então eu vou dar uma sugestão pelo lado técnico: comece trabalhando com o Slackware. Pesquise distros como a Slitaz, a Zenwalk e outras que são baseadas no Slack mas que acrescentam as facilidades de outras distros. Acrescente o grupo de usuários sudo para que usuários autorizados possam fazer as mesmas coisas que um administrador faz. Apenas depois disso pense na perfumaria, na estética da coisa.
Mais uma vez, justificando: o Slackware tem nativamente todas as ferramentas necessárias para a compilação (pois para atender a seu projeto você vai precisar de uma ferramenta que nem aquela do Gentoo que baixa e compila automaticamente o código pro usuário), o Slack instala e gerencia pacotes .rpm (talvez você queira adicionar uma interface gráfica pra bagaça, mas aí é contigo) e com aquele link que eu te passei em outra postagem você adiciona a conversão de pacotes .deb para .tgz. Pergunte se qualquer Debian-like voltada pro usuário tem essa flexibilidade nativa toda. Seu projeto deve ser baseado no Slack ou nas metas (Arch e Gentoo, principalmente), ou quem sabe (se você quer fazer direito), se baseie em algum BSD.




42. Respondendo

Tharles Eduardo Solcia
edu_ubalinux

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/12/2011 - 20:15h

O lado técnico da coisa, como você disse amigo, será desenvolvido por nosso colega linuxer maionesebr. Se você tivesse prestado mais atenção, já teria entendido o propósito. Não importa se a distro vai começar do zero, ou imitar outra distribuição, o objetivo é atingir os não-linuxers. Como todos sabem o linux é livre para ser modificado, então não teria nenhum problema se fosse por exemplo, um Mint abrasileirado, ou um Ubuntu com visual de windows. O mais importante
é que seja fácil de usar, configurar e instalar. A estética pode e deve ser discutida, pois também faz parte do projeto.
Nosso projeto pretende criar um padrão brasileiro de linux, e, se for bem sucedido, pode quem sabe obter um apoio governamental, ou um patrocínio importante. mas temos que elaborar o projeto detalhadamente, e para isso precisamos da ajuda de todos, poi essa versão tem que ser a mais democrática possível.


43. Respondendo

Tharles Eduardo Solcia
edu_ubalinux

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/12/2011 - 20:23h

O colega linuxer disse: Muita gente aparece por aqui com ideias, mas fazer a coisa acontecer que é bom... nada.

Linus Torvalds não foi à um fórum dar ideias. Ele simplesmente iniciou o projeto sozinho e já disponibilizou pelo menos um esboço do que seria um kernel. Assim fica mais fácil conseguir seguidores.

Fazer a coisa acontecer é bem mais difícil. Até mesmo uma remasterização que preste é muito difícil. Eu vivo isso na pele com o UbuntUCA, faço tudo sozinho, muita gente me parabeniza, e fica só nisso. Até hoje, só um cara escreveu um script pra mim. E olha que o UbuntUCA tem um propósito firme, não é mais um distro de fundo de quintal. Mesmo não sendo uma distro de verdade, o trabalho é imenso.

Tá certo, Linus Torvalds não foi a um fórum dar idéias, mas o linux continua com míseros 1% de seguidores. E quem conhece a história sabe muito bem que o objetivo inicial dele nem era esse.
O fórum existe justamente pra isso, e se você não gsta de fórum tá fazendo o que aqui? Deixa de ser ridículo e vê se cresce. Se antes de fazer a tua distro você tivesse feito mesmo que eu, provavelmente ela já estaria bem mais conhecida.
Te faço uma proposta: Ao invés de ficar metendo o pau, ajuda a criar a distro também, e que ela não seja criação sua, nem minha,mas de todos e para todos.


44. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 27/12/2011 - 09:06h

edu_ubalinux escreveu:
(...)Se você tivesse prestado mais atenção(...)


Se ofender levasse alguém a algum lugar, Rafinha Bastos seria o rei do Brasil, amigo. Talvez eu não tenha me feito entender de maneira clara: estou apresentando sugestões e abordando o assunto pelo lado que tem que funcionar, já que estética até o Windows e a Apple têm.


(...)quem sabe obter um apoio governamental(...)

Pra isso olha aqui este link, http://www.softwarepublico.gov.br/ListaSoftwares, que é uma lista de software público com apoio do governo. Detalhe: tem uma distro educacional chamada Pandorga(!).

mas temos que elaborar o projeto detalhadamente, e para isso precisamos da ajuda de todos, poi essa versão tem que ser a mais democrática possível.

E estou fornecendo a ajuda que eu posso: indicar dentre as possibilidades hoje existentes qual mais se aproxima do seu objetivo para você (ou seu especialista técnico) possa ter uma idéia de por onde começar. Ademais, se você quer um projeto democrático em primeiro lugar precisa parar de ofender e/ou criticar as pessoas que porventura apareçam aqui com opiniões distintas da sua.


45. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2011 - 13:32h

edu_ubalinux escreveu:

O desinteresse dos linuxers neste tópico prova o quanto são desunidos. A partir de hoje, nunca mais defenderei o linux,
nem direi que ele é melhor que o Windows, ficarei numa postura neutra, aprenderei vou procurar aprender o sistema e utilizar o fórum apenas para tirar dúvidas.
Agora, se algum dia o linux morrer nos desktops, será justamente pela falta de união da maioria dos linuxers.
Tenho certeza de que se a comunidade fosse mais unida, não seríamos apenas 1% de usuários contra a grande e maioria esmagadora Micrsoft. Mas talvez eles que estejam certos. Pra que usar um sistema ,que apesar de ser de código aberto,
acaba se tornando mais restrito que o Windows pela falta de dvulgação. Eu continuarei aprendendo o sistema agora apenas por interesse próprio.
Se o linux vai continuar, só o tempo dirá...


Edu,

No inicio do uso, possivelmente todos pensamos de forma parecida, surpresos pelas qualidades do Linux.

Infelizmente, ou felizmente nem todos pensam da mesma forma ou pelo menos não visualizam cada coisa sob a mesma perspectiva ou ponto de vista. Isto gera gostos e preferencias diferentes. Isto serve também para preferencias politicas, de religião, cerveja, musica, sexo, mulher, etc.

Também passei por esta fase de usuário linux apaixonado e tentei sem sucesso convencer o meu pessoal de casa, parentes e amigos a passar a usar alguma das alternativas Linux em substituição aos windows. Enquanto insisti na ideia, não consegui nada. Desisti e larguei de mão. Também desisti de sugerir para que atualizassem com frequencia seus anti-virus, fizessem a necessária desfragmentação de HD regularmente, etc. Ninguém acredita em segurança, senhas decentes, etc. De quebra também deixei de me propor a ajudar quando acontecia alguma caca maior sendo imprescindível reinstalar tudo. Parti, pelo menos em casa e em família para aquele esquema do cada um na sua e que cada um se vire como pode.

A migração geral (pelo menos da família) para o linux ocorreu de forma natural. Claro que começaram com alguma distro fácil e com algumas semelhanças com os windows. Alguns ainda continuam apenas com estas alternativas. Isto só aconteceu, porque a maioria das pessoas é comodista, principalmente quando tem um trouxa para fazer a limpeza e manutenção do sistema, incluindo infindáveis reinstalações. Quando deixei de dar o suporte que deveria ser dado pela Ms, todos partiram para o Linux pois, pois depois de instalado não da tanto trabalho comparado com os windows. Usa Linux quem é preguiçoso.

Não desista entretanto de seguir na luta, pois vale a pena, no minimo para defender a liberdade de uso e escolha!




46. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 28/12/2011 - 12:04h

meinhardt_jgbr escreveu:
(...)Usa Linux quem é preguiçoso.(...)


Concordo com sua análise, exceto nesse ponto, amigo. Qualquer usuário de Slackware pode te dizer isso.


47. .....

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/12/2011 - 12:41h

Penso... pra que reiventar a roda?
Vejo muita gente querendo que o Linux seja "igual" ao Windows em popularidade, mas me questiono e sou contra essa ideia. Prefiro milhões de vezes que meu irmão continue com o velho Windows que ele tanto ama ao vê-lo instalar o Linux e ficar falando mal do sistema. Faço a minha parte que é mostrar que existem alternativas, mas não pego ninguém no braço pra mostrar o caminho da roça.


48. Re: Projeto Linux Brasil [RESOLVIDO]

Levi Gomes
levi linux

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/12/2011 - 12:58h

albfneto escreveu:

não concordo totalmente. primeiro porquê o Linux domina sim, não domina nos desktops.
se houvesse uma distro só, sempre igual, seria no máximo como ubuntu, teria parte do mercado...
a maioria das distros são debian, porisso .DEB é o empacotamento mais usado, mas lembrem que o padrão internacional é RPM.

se todos os lInux fossem DEB, ou RPM, quem usaria Slackware, Gentoo, Sabayon, Funtoo, Arch Linux?

Não existindo vários empacotamentos, e mesmo não existindo mais linux de compilação, que não usa binários, usa fontes.. o que se criará de novo?

Diversidade cria Usuários para essas distros, programadores delas, e isso cria o quê? Massa crítica de profissionais programadores, cria código, cria tecnologia.... Criação Intelectual, Pesquisa, Desenvolvimento, é um dos fortes do software livre.
Ele é o que é porque tem muita coisa!

lembrem... muitas distros usam instaladores tipo Anaconda. o código original dele é Fedora/Red-Hat. Se não houvesse Red-Hat, nao haveria Anaconda.

Se não houvesse Debian, não haveria Ubuntu,nem Mint.. Não se juntam bem nem Mint com Ubuntu, que são parecidos, nem Crux com Arch, nem Sabayon com Gentoo, nem openSUSE com Mandriva, Mageia, que são parecidos!

se todos linux virarem Mint/Ubuntu, por ex, seria o fim de mandriva, fedora, sabayon, gentoo, arch, pacman, portage, entropy, RPM, URPMI, Zypper... esses pacotes e sistemas, tem seus usuários seus fans e seus programadores, que precisam ser respeitados.

diversidade e não unificação é desenvolvimento, criatividade, aprendizagem, é Liberdade, formação de competência, formação de recursos humanos.

Lembre da Lei da Física, o Universo evolue porque é Entrópico, desordem, Entropia, é Evolução.

alguem que escreve codigo para Mint, não o fará para Gentoo, se o gentoo não existir mais.

Linux é o que é, desenvolvido como é, pq é diversificado, tem para todos os gostos...

veja, mesmo quando somos parecidos, somos diferentes... Eu gosto de Window Maker, nosso amigo Cavalheiro tb... entretanto, ele gosta coisas simples, "no braço", UNIX Like, como Slackware,

já eu prefiro instaladores de pacotes, atualizações diárias e Rolling Release, e a compilação automática do Portage, para mim é fascinante.

Experimentei Slackware, mas não uso Slackware no dia a dia e nem BSDs, pq são muito "Unix Like" para o meu gosto!

Linux tem para todos os gostos, isso é grande parte da beleza dele, vc pode usar GNOME hj, KDE amanhã!

quando ficar tudo igual, será apenas o Linux, será mais um SO, como um Seven...

Vários Linux não é mesmice, é mudança, é criação... Um só é mesmice! e não pode colocar uma idéia e esperar adesão completa... Não perguntou quem é contra.... esperou o mundo todo ser a favor...

aguarde, não feche o tópico, como tudo na Vida, haverá gente contra e gente a favor...

não é deixar do jeito que está, Linux não está parado, está desenvolvendo, exatamente pq diversifica, muda, é ágil...


Concordo com tudo que o colega disse acima.








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts