Calculadora 1.0

Publicado por Romulo 27/08/2003

[ Hits: 6.248 ]

Download calculadora01.pas




Software desenvolvido na linguagem Pascal (compilado no Free Pascal).

  



Esconder código-fonte

program calculadora01;  // Este software se chama 'calculadora'

{
  CALCULADORA 1.0 beta 1
  ----------------------
  Autor .................: Eder S. G.
  E-M@il ................: edersg@esg-computacao.eti.br
  Web Site ..............: www.esg-computacao.eti.br
  Data de criação .......: 26/08/2003
  Data de atualização ...: 26/08/2003
  Licença ...................: GPL

  Desenvolvido sob o Sistema Operacional Red Hat Linux e compilado
  com o compilador livre FREE PASCAL (www.freepascal.org).
}


// DEFININDO, DECLARANDO CONSTANTES
Const
  AUTOR = 'Eder S. G.';  // a constante 'AUTOR' é igual a 'Eder S. G.'
  EMAIL = 'edersg@esg-computacao.eti.br';  // a constante 'EMAIL' é igual a 'edersg@esg-computacao.eti.br'
  WEBSITE = 'http://www.esg-computacao.eti.br';  // a constante 'WEBSITE' é igual a 'www.esg-computacao.eti.br'


// DEFININDO, DECLARANDO VARIAVEIS
var
 NUMERO1, NUMERO2, RESULTADO_SOMA, RESULTADO_SUBTRACAO : integer;
 RESULTADO_MULTIPLICACAO, RESULTADO_DIVISAO : integer;


// INICIANDO O CORPO DO SOFTWARE
begin
  writeln ('+-------------------------------------------------------+');  // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+'
  writeln ('|    Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta    |');  // escreve, imprime, exibe na tela '|    Seja bem-vindo ao software Calculadora 0.1 beta    |'
  writeln ('|    A matemática simples, prática e descomplicada !    |');  // escreve, imprime, exibe na tela '|    A matemática simples, prática e descomplicada !    |'
  writeln ('+-------------------------------------------------------+');  // escreve, imprime, exibe na tela '+-------------------------------------------------------+'

  writeln ('Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:');  // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 1º número e logo após, tecle ENTER:'
  readln (NUMERO1);  // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 1º número digitado pelo usuário

  writeln ('');  // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente

  writeln ('Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:');  // escreve, imprime, exibe na tela 'Por favor, digite o 2º número e logo após, tecle ENTER:'
  readln (NUMERO2);  // le, guarda, armazena na variável 'NUMERO1' o 2º número digitado pelo usuário

  RESULTADO_SOMA := (NUMERO1 + NUMERO2);  // atribui o resultado da SOMA dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SOMA'
  RESULTADO_SUBTRACAO := (NUMERO1 - NUMERO2);  // atribui o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_SUBTRACAO'
  RESULTADO_MULTIPLICACAO := (NUMERO1 * NUMERO2);  // atribui o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_MULTIPLICACAO'
  RESULTADO_DIVISAO := (NUMERO1 div NUMERO2);  // atribui o resultado da DIVISAO dos 2 números lidos à variável 'RESULTADO_DIVISAO'

  writeln ('');  // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente
  writeln ('Calculando... processando... aguarde...');  // escreve, imprime, exibe na tela 'Calculando... processando... aguarde...'
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
  writeln ('A SOMA de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SOMA);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SOMA dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'

  writeln ('A SUBTRAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_SUBTRACAO);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da SUBTRAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'

  writeln ('A MULTIPLICAÇÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_MULTIPLICACAO);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da MULTIPLICAÇÃO dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'

  writeln ('A DIVISÃO de ' ,NUMERO1, ' e ' ,NUMERO2, ' é ' ,RESULTADO_DIVISAO);  // escreve, imprime, exibe na tela o resultado da DIVISÃO dos 2 números digitados pelo usuário
  writeln ('---------------------------------------------------------');  // escreve, imprime, exibe na tela '---------------------------------------------------------'
  
  writeln ('');  // tem a função, objetivo de saltar, pula uma linha para ficar melhor visualmente
  writeln ('Autor .....: ' ,AUTOR);
  writeln ('E-M@il ....: ' ,EMAIL);
  writeln ('WebSite ...: ' ,WEBSITE);

end.

Scripts recomendados

Hora Certa

string_out: remova a primeira ocorrência de uma string em um arquivo de texto

conversor de bases no shell

Monta e desmonta o CD-ROM automaticamente

Script para gerar ISO do OpenBSD


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts