Formatar para Linux

Esse artigo visa compartilhar minha agradável experiência com desktop GNU/Linux, em relação e satisfação dos clientes com os quais tive essa experiência.

[ Hits: 3.178 ]

Por: Luiz em 04/10/2017


Introdução



Usar Linux em desktops é um desafio até hoje, pois as pessoas (usuários comuns) não desenvolvem interesse algum sobre o assunto, no entanto, em épocas de crise, alguns usuários não estão podendo atualizar seus equipamentos para hardwares que possam rodar os aplicativos na plataforma Windows.

Em diálogo com um cliente e com experiência em formatações para Windows, pude observar que sempre o usuário doméstico utiliza o pacote Office e Internet (claro que há exceções). O usuário tinha o objetivo de encostar a máquina, até que em uma situação futura e diante do cenário político e econômico atual, vai demorar.

O equipamento

O equipamento utilizado foi uma máquina com processador Celeron D 315 com 1GB de memória RAM, que por sua vez rodava Windows XP®, porém, o mesmo não possui suporte e atualizações. Alguns sites já não funcionavam bem ao ser acessados por este sistema e apresentava alguns travamentos devido ao pouco recurso de hardware utilizado em relação as exigências atuais.

A distribuição GNU/Linux utilizada

A distribuição utilizada foi Lubuntu (ambiente LXDE com Ubuntu).

Por que utilizei o Lubuntu?

O Ubuntu é o sistema operacional GNU/Linux mais popular entre os usuários comuns na atualidade, porém, sabemos que a mesma não é tão modesta em relação às exigências de hardware como o Debian.

A alternativa: Lubuntu.

Lubuntu foi desenvolvido para atender às necessidades dos equipamentos antigos oferecendo ambiente de trabalho agradável com a interface LXDE.

Instalação

Não vou abordar neste artigo todo o processo de instalação, pois o foco é outro, apenas vou dar uma breve descrição.

Quando fui buscar o equipamento, conversei com o usuário e observei os aplicativos utilizados, logo pensei em como atender às necessidades do mesmo com alternativas gratuitas e leves para ambiente GNU/Linux.

Logo após a instalação, fiz o obvio instalei alguns aplicativos, pacote Office para Linux e aplicativos de áudio e vídeo para entretenimento doméstico, além de alguns jogos para crianças.

Resultados

Feito os testes e verificado que estava tudo em ordem, é chegada a hora da entrega ao usuário.

O sucesso na implantação do Linux depende muito da entrega, atento a isso, fiz uma breve demonstração ao usuário focando sempre nas vantagens e bom desempenho que o mesmo possuí em seu equipamento, funcionando sem travamentos, carregando rapidamente seus aplicativos, vídeos e músicas tocadas sem travar.

O cliente agradeceu e entendeu o funcionamento e, só para garantir, fiz uma ligação pós-entrega do mesmo e soube que o equipamento está funcionando perfeitamente.

Conclusão

A implantação de sistemas GNU/Linux depende muito da avaliação das necessidades do usuário, situação econômica de usuários domésticos, pequenas empresas, hardware antigo e bom atendimento. Posso não ter muito conhecimento, mas posso afirmar precisamos aprender a implantar o Linux.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalação de um Servidor Web

Mais um telecentro feliz!

FreeBSD i386 7.0 em DVD

Porque migrar para o Linux - No meu caso também, preguiça

Migrando para Linux sem medo (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por GabrielMS86 em 04/10/2017 - 20:27h

Muito legal sua experiência e a julgar pelo seu depoimento, é louvável seu capricho e atenção com o seu cliente.
Acredito que são atitudes assim que podem contribuir para "abrir os olhos" das pessoas e incentivá-las a conhecer alternativas em suas vidas, como no caso dos sitemas Linux. Parabéns.

[2] Comentário enviado por albfneto em 06/10/2017 - 20:49h

Favoritei seu artigo. Concordo sim, se um usuário novo, comum, se interessar por linux, isso é ótimo.
Pq a maioria que se interessa por Linux são profissionais de TI, Geeks ou Nerds, como nós.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].

[3] Comentário enviado por hrcerq em 07/10/2017 - 16:06h

Muito legal o seu relato. Sempre gosto de saber dessas histórias. E eu concordo plenamente com você: a maneira de se fazer uma entrega é fundamental para garantir a satisfação. Não basta fazer um bom trabalho, é preciso saber apresentá-lo. Conforme mencionado pelo colega acima, seu capricho e atenção com o cliente são louváveis.

Enfim, é sempre bom ver profissionais oferecendo a seus clientes aquilo que acreditam ser o melhor para eles, e não o que é mais fácil de implementar, ou que pode render mais serviços no futuro. Afinal, um trabalho ruim só atesta contra o profissional. E quando falamos em distribuições Linux nos Desktops, um trabalho ruim também atestaria contra o sistema.

Em contrapartida, um trabalho bem feito sempre vai render indicações e quando surgirem novas necessidades o cliente não vai pensar duas vezes antes de te procurar.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts