Usuário:hrcerq
Nome:Hugo Cerqueira
Cadastrado desde:04/10/2013
Último login:12/12/2017 20:53h
Cidade:Brasília/DF
Visitas ao perfil:3.035
Distribuição:Fedora
Distribuições secundárias:CentOS

Escrever depoimento

Home Page: Removido

Profissão: Analista de Business Intelligence

Habilidades:

SQL, PostgreSQL, C, Java, Python, Pentaho, Hadoop, HTML, CSS, JavaScript, XML, Shell script

Descrição:

Foi em 2010 que tive meu primeiro contato com o sistema GNU/Linux. Na época eu tinha dois focos: acadêmico e profissional. Ou seja, eu precisava conhecer o sistema para concluir o meu curso de sistemas de informação e também para desempenhar atividades no meu trabalho (estágio, na época).

Inicialmente houve resistência por ser algo completamente novo. Mas com o tempo fui entendendo e aprendendo como o sistema funciona. No final de 2011 instalei o Fedora no meu computador pessoal sem olhar para trás. Foi um caminho sem volta e totalmente livre de arrependimentos.

Foi um alívio não precisar me preocupar mais com renovação de licenças, vírus e antivírus, desfragmentação de disco, tela azul da morte, entre outras coisas, e ainda poderia escolher o ambiente gráfico de minha preferência (inicialmente GNOME, hoje KDE). Também acabei adquirindo gosto pelo interpretador de comandos, mais precisamente o bash.

Um dos pontos mais positivos nessa mudança foi a percepção em relação a software, de maneira geral: nunca mais vi os programas como uma caixinha preta (essa visão aplicativizada das coisas). A "mágica" dos programas deu lugar a um entendimento muito mais profundo de como as coisas funcionam internamente. E foi esse entendimento que me deu mais autonomia sobre o uso que faço dos computadores.

Não, eu não penso que entender o funcionamento de um sistema seja necessário para usá-lo. Mas considero fundamental a possibilidade de que se estude um sistema para entender como ele funciona, caso se deseje fazê-lo. O conhecimento deve estar disponível para aqueles que o quiserem.

Por isso gosto de compartilhar o conhecimento que adquiro e usufruir do conhecimento compartilhado pelos outros. É um ciclo de compartilhamento que beneficia a todos. E foi isso que me trouxe ao "Viva o Linux".



  Artigos:7
  Confs:0
  Dicas:2
  Scripts:0
  Screenshots:0
  Posts:698
  Comentários:65
  Ranking:857° geral   |   N/A mensal
  Pontos:149.507
Enviar e-mail para Hugo Cerqueira
CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts