Zorin OS - interessante distro lançada no ano novo - primeiras impressões

Neste início de 2010 foi lançada a distro Zorin OS 2.0, derivada do Ubuntu, porém com vários itens que a diferenciam do mesmo. A aparência semelhante aos Windows facilita a migração.

[ Hits: 47.448 ]

Por: j g meinhardt em 16/01/2010


Desempenho



O desempenho do Zorin OS 2.0, independente da quantidade de efeitos usados para conseguir a aparência gráfica agradável e cheia de truques lembrando o Windows 7, é muito bom e me atreveria até mesmo a dizer surpreendente, comparada com outras distros que também vem mais completas do que a distro na qual estão baseadas o Ubuntu as quais ao final perdem em eficiência ao optar pela aparência em detrimento da performance.

O Zorin OS 2.0 com excelente performance é uma distro pronta para uso já na condição de "Direto da Caixa", requerendo praticamente nenhuma alteração, com exceção do suporte ao português do Brasil.

A equipe de desenvolvimento do Zorin Linux foi muito feliz na combinação dos aplicativos instalados por padrão, bem como nas personalizações feitas nas configurações do Gnome para conseguir gerenciar de forma eficiente e prática o comportamento da distro bem como a instalação de aplicativos.

Comentários finais

Depois de usar tanto a versão Básica (Core), em modo-Live, posteriormente também instalada em NoBo em pendrive e outra instalada em desktop, fiquei muito bem impressionado. A performance é excelente e a aparência denotando o cuidado com a apurada produção gráfica da mesma é praticamente irretocável.

Definitivamente será uma bela alternativa para todos aqueles que desejem fazer a migração do Windows, sem dor, já que esta distro vem pronta direto da caixa. Mesmo o processo de instalação de aplicativos é fácil sem traumas mesmo para quem esteja vindo direto do Windows.

Ao usar inicialmente a versão totalmente em inglês e posteriormente fazer a conversão para o português do Brasil, notei um pequeno bug, pois nesta passagem de configuração, o item Sistema do menu original, onde anteriormente apareciam Preferências (Preferences) e Administração do Sistema não mostra mais estas opções, apresentando duplamente o título sistema, com praticamente o mesmo conteúdo de subitens de menu.

Os itens passíveis de configuração que apareciam anteriormente nos menus System e System Tools continuam disponíveis usando o painel de controle. Ao fazer o caminho de volta, retornando tudo para o inglês, estas opções e organização do menu retorna à condição original. Isto me leva a crer que houve um pequeno bug no processo de tradução e reconfiguração de idiomas. Nada tão grave ou crítico entretanto a ponto de comprometer a distro, já que como mencionai antes, todos os itens de configuração seguem presentes no Painel de Controle.

De resto, o único problema que vejo com referência a esta distro é a ausência de fórum de suporte, já que a distro é muito nova. Tratando-se entretanto de uma derivada do Ubuntu e por extensão do Debian, os usuários brasileiros poderão obter este tipo de suporte, ainda que parcial devido ao grande número de personalizações, nos respectivos fóruns do Ubuntu e do Debian.

Embora procure sempre prestigiar as distros nacionais no mínimo para incentivar a nossa produção local, preciso reconhecer as qualidades desta distro, principalmente considerando o fato de facilitar o processo de migração do Windows.

Referências


Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Comentários inicias
   2. Desempenho
Outros artigos deste autor

Como o Google Earth pode induzir a reinstalação de uma distro Linux

Teste a vulnerabilidade de seu PC

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Sugestões sobre distros Linux e particionamento de HD

Porque migrar para o Linux - No meu caso também, preguiça

Leitura recomendada

Servidor de Repositório Yum - CentOS / Oracle Linux

Uma excelente ferramenta de monitoramento de rede

Instalação e configuração do Gkrellm

Automação livre e seus profissionais

Instalação ZABBIX Proxy CentOS/MySQL

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Feko em 16/01/2010 - 22:43h

Hey, bacana...
Interessante como eles deixaram o "menu k" parecido com o Vista.

[2] Comentário enviado por marcosilva79 em 17/01/2010 - 19:17h

pra mim, grande m..... , nao quero em uma distribuição que ela nem me lembre a porcaria do windows!

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 17/01/2010 - 21:59h

Também preferiria que não houvesse nenhuma semelhança, porém o grande mérito está justamente no fato incontestável de que isto facilita o processo de migração para o Linux. Neste caso de nada adianta radicalismos e posicionamento xiita. Sem dúvida creio que pelo que foi possível ver, o Zorin permite a migração sem dor ou quase. Depois de perder o medo o potencial novo usuário poderá partir para outras distros mais ao gosto da comunidade mais ortodoxa.

[4] Comentário enviado por luanyata em 18/01/2010 - 11:24h

A semelhança realmente nao foi aprovada ... mais pensando por outro lado quantos usuarios poderam migrar para o Linux com esse solução ????

toda iniciativa com uma boa intenção é q vale... parabens por pessoal :D

[5] Comentário enviado por clodoaldops em 20/01/2010 - 17:42h

Com 1.3gb de downloads eu prefiro baixar o Ubuntu Personalizado pelo Linux no PC que mantem o o gnome como desktop e já vem "completissimo".
Achei o screenshot parecido o BigLinux Alfa3.
Tambem acho que uma interface parecida com windows ajuda ou pouco quem tá iniando, mas o Ubuntu tem tantos usuarios e um forum tão movimentado que é questão de pouco tempo pra aprender e se sentir a vontade.
Só não usa linux quem não quer aprender.

[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 22/10/2010 - 11:03h

É o velho problema da preguiça e da resistência a mudanças. A nova fornada de distros está cheia de alternativas excelentes ficando difícil até mesmo fazer novas indicações aos iniciantes.

[7] Comentário enviado por fholiveira1 em 24/01/2011 - 11:26h

A distro é boa. Simples e sem complicações, como deve ser uma distro Linux (essa é a filosofia básica do SO).
O fato de parecer com as soluções MS não deve ser motivo de crítica, pois ainda não conheço NENHUM profissional de TI que em algum momento de sua carreira não tenha usado o sistema de Bill Gates & cia. Devemos nos lembrar que a popularização dos computadores pessoais começou com o MS-DOS e depois com o Windows 95.
Eu sou um dinossauro, comecei há 27 anos com Basic 1 e 2, Cobol e anos depois com Pascal. Quando conheci os ambientes gráficos achei uma maravilha. Uso Linux desde 2001 e penso que iniciativas como essas facilitam a expansão do software livre, pois o usuário comum percebe que Linux NÃO é dificil nem coisa apenas para profissionais de TI.
E devemos nos lembrar, sempre, que todos nós um dia fomos novatos e principiantes no Linux; (e falo por mim, passei algumas noites em claro buscando jeito de fazer algum recurso funcionar com o Linux quando ainda não haviam as diversas distribuições que existem hoje e nem comunidades como esta.)
Críticas gratuitas não são críticas: são preconceito. A liberdade de escolher um SO é combater o preconceito.

[8] Comentário enviado por marcoscGNU em 20/06/2011 - 01:12h

Imitar a GUI do windows é só uma das excelentes características do GNU/Linux.
Mas, para mim, a melhor característica do GNU/Linux é ser SOFTWARE LIVRE. Isso permite ao usuário transformar o GNU/Linux no que quiser, inclusive deixá-lo parecido com sistemas que guardam seus códigos entre 7 chaves.


[9] Comentário enviado por .Jack em 12/07/2011 - 21:56h

Zorin OS é a distribuição Linux perfeita e mais amigável a ser apresentada a 1 Bilhão de usuários de computador ao redor do Mundo.
De fato, se o futuro do Linux no desktop dependesse de uma distribuição pra sair do 1% do "mercado pro Linux" e chegar aos primeiros 100 milhões, Zorin OS é o candidato ideal. Cumpre muito do que um usuário de Computador precisa logo nos primeiros minutos de uso.
Recomendado a qualquer faxa etária.
=)

[10] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 05/09/2011 - 23:43h

Abaixo segue o Link de post do companheiro Clodoaldo, com informações complementares sobre a versão mais recente do Zorin:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Zorin-distro-baseada-no-Ubuntu-com-aparencia-de-Windows

[11] Comentário enviado por juniorxfce em 06/01/2014 - 09:01h

Outro Dedian like ¬¬ Mas para quem esta iniciando é sempre bom teR uma alternativa ao Ubuntu, eu pessoalmente não curto os **Buntus nem outros Debian's like por ae. Porem a importância deles esta na inserção de novos usuários no mundo linux.

[12] Comentário enviado por bigglia em 20/04/2016 - 20:57h

Amigo, agora ja esta disponivel o Zorin Os 11 pelo site oficial?
da uma verificada e depois nos fale a respeito da distro!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts