Use Linux!

Um incentivo para o aprendizado de um outro sistema operacional. Artigo dedicado a todos que estão iniciando sua experiência em Linux. Saiba como escolher a distribuição para iniciar o uso neste sistema operacional.

[ Hits: 10.302 ]

Por: Rafael Silva de Santana em 25/09/2007


Experiência com Linux



"A Microsoft pensa por você, mas o mundo precisa de pessoas inteligentes".

Foi com essa frase que o meu interesse por Linux se manifestou, apesar de mexer com informática a 11 anos, sendo que trabalho com informática a 7 anos, tive todo o meu desenvolvimento no "OS" da Microsoft e posso declarar que acompanhei sim, toda a evolução do Windows, porém, nunca tinha parado para observar o funcionamento de qualquer outro sistema operacional e creio que seja assim com muitos outros usuários de Windows.

Em 1999 fui apresentado ao Conectiva 3.0 (ou Guarani), não gostei muito do que vi pois usava um ambiente gráfico que considerava rústico e feio, costumava dizer que era meio quadrado, eu mal sabia que era o tão famoso e um dos mais usados e mais leves ambientes gráficos, considerado por muitos como o melhor, ele nada mais era que o FluxBox, sem contar que era preciso digitar em terminal para entrar neste ambiente.

O Guarani estava instalado em dual boot em um Pentium MMX200, foi instalado sem boot próprio e iniciava através de um disco de boot. Para enxergar outras partições a coisa era muito mais complicada, porque não entendia o porque ter que entrar com um monte de comandos para ter acesso a uma outra partição, depois disso outro problema, eu queria gravar na partição montada e não conseguia.

O Linux naquele momento em que eu o utilizava foi me deixando cada vez mais desanimado com tamanhas dificuldades, então cheguei a conclusão que sempre utilizaria o Windows, mal sabia eu que todas as dificuldades que presenciei enquanto estava sendo apresentado ao Linux, um dia se tornariam simples.

Hoje sou apaixonado por Linux, tenho ele em meus dois workstations em casa e na empresa onde trabalho continuo com Windows, mas assim que posso plugo minha mídia removível e voalá, meu Linux totalmente customizado, num ambiente gráfico que antes achava quadrado mas que agora o deixo redondinho. Meu pendrive não sai do meu bolso.

"A Microsoft pensa por você, mas o mundo precisa de pessoas inteligentes", lembro-me dessas palavras e hoje entendi a mensagem que a frase queria transmitir. O Linux me proporcionou muitos desafios, os quais para mim seriam um problema, agora vejo os desafios como oportunidade de aprendizagem e conhecimento e digo mais, não me dou por vencido enquanto não soluciono uma rotina.

Agora quanto mais desafios, mais emoção encontro em usar Linux.

Qual distribuição escolher?

Se você é mais um intrigado com a frase "A Microsoft pensa por você, mas o mundo precisa de pessoas inteligentes", não tenha dúvida você é mais uma pessoa capacitada ao uso do Linux. Mas aí surge uma dúvida, qual distribuição usar?

Leve em consideração um ponto de partida fundamental, - conhecer sobre Linux. Ler um pouco sobre Linux é muito útil antes de instalá-lo, conhecer seu idealizador e o que o Linux é hoje. A partir daí você com certeza já terá descoberto nomes como: Fedora, Mandrake, Ubuntu, Kurumin (o xodozinho brasileiro), entre vários outros nomes.

O próximo passo é se informar sobre as distribuições, se você achou que o nome Ubuntu é diferente e se interessou por ele, então não perca tempo e se informe sobre ele e assim sucessivamente . Depois das informações adquiridas, pergunte-se com quais das distribuições pesquisadas mais se identificou (levando em consideração que só tem informações até o exato instante) e para que tipo de tarefa utilizará o Linux.

Pode ter certeza que as informações adquiridas antes do processo de escolha, lhe deixarão apto para responder tais perguntas e várias outras que possam surgir.

Talvez você ache mais fácil instalar e utilizar, mas já pensou se você não se identificar com a primeira, nem a segunda e o que dizer de uma terceira se você nem mesmo tiver informações anteriores de como ela funciona? Será que várias formatações seriam uma boa saída?

Mesmo com tantas informações antecedentes, você ainda poderá escolher uma distribuição que não se adapte muito bem e isso é normal, porém, não desista, insista, que você achará sua distribuição ideal. Esta foi minha dica e pode ter certeza que a distribuição que você melhor se identificar não irá lhe decepcionar.

Conclusão

Minha intenção com o artigo não é falar mal do "OS" da Microsoft, porque se ele fosse tão ruim como muitos dizem no mundo Linux, ele não dominaria o mercado dos desktops onde a liberdade de escolha prevalece, mas sim mostrar que é sábio se deixar levar ao conhecimento de um outro sistema operacional, seja ele da Apple, Sun Microsystems entre outras desenvolvedoras, mas é lógico se você escolher a família Linux, você entenderá como realmente funciona um sistema operacional e não apenas um simples ambiente gráfico.

Não existe melhor distribuição, existem facilidades, se bem que alguns assim como eu gostam de grandes desafios, agora tenha sempre em mente uma coisa, - "A Microsoft pensa por você, mas o mundo precisa de pessoas inteligentes".

Rafael Santana
Codinome: fulllinux
Distro: Slackware
santanaig@gmail.com

   

Páginas do artigo
   1. Experiência com Linux
Outros artigos deste autor

Instalação do aMSN-0.97b em três maneiras diferentes

Tapa-olho, Gancho e Perna-de-pau

Valor da Liberdade!

Pirataria - aliada da Microsoft?

Livre arbítrio - exerça!

Leitura recomendada

Jack, Rosegarden, midi e áudio no Debian/Ubuntu

Conceitos sobre o X-Window

nFluxOS, diferentes versões de Debian/Ubuntu e Slackware/Arch Linux

O usuário: a escolha do novo amigo virtual

Metro, um breve tutorial

  
Comentários
[1] Comentário enviado por andersonjackson em 25/09/2007 - 08:48h

Um pensamento sensato e ponderado, sem fanatismo.
Realmente, você nos proporcionou um boa leitura.

Um artigo indicado para pessoas com medo de iniciar no mundo linux.

Parabéns
Um forte abraço.

[2] Comentário enviado por koutalopes em 25/09/2007 - 09:06h

Comecei a usar o Linux realmente a pouco tempo, já que não tenho o Windows em dual boot.
Se já não o tivesse feito, com certeza após a leitura desse artigo, passaria a usá-lo.
Estou com algumas dificuldades quanto a alguns tipos de programas que usava no outro SO, mas com um pouco de pesquisa eu estou contornando isso.

Um abraço e espero que com esse artigo mais pessoas abra os olhos como eu abri os meus e passem a usar o Linux.
"Viva a Liberdade"

[3] Comentário enviado por illusion em 25/09/2007 - 12:54h

Espero que todos aprendam contigo, não foi preciso atacar as concorrentes para dizer que o seu produto é melhor. Agradeço por estas palavras, ando tomando uma surra danada para fazer funcionar minha ATI com o Compiz-Fusion, mas não vou me dar por vencido, pois neste meio tempo, venho aprendendo um monte de coisas das quais não fazia a mínima idéia!

Parabéns, espero daqui a um tempo poder contribuir com a comunidade!

[4] Comentário enviado por Ed_slacker em 25/09/2007 - 12:59h

Fazia tempo que eu não lia um artigo ideológico tão bom!!
Eu, por exemplo, tenho quase a mesma história que o autor, só que trabalho a menos tempo com TI (5 anos) e conheci o Linux a menos tempo (3 a 4 anos).
Comecei com uma distro chamada MANDRAKE SECURITY 2.2 Era uma distro voltada a ser router e device de borda de uma rede. Tinha proxy, NAT e uma porrada de coisas configuráveis via gráfica (interface WEB). Era um saco! Tinha kernel 2.2 com ipchains, configurar uma NIC era um inferno... Mas aprendi pra caramba.
Depois passei para o Conectiva 9, que as primeiras versões com 3 CDs sempre dava pau na hora de instalar, sendo necessário um quarto CD de releases lançado pela COnectiva. Logo após me aventurei no Suse Linux 8.0 e depois no Red Hat 9.0.
Tive uma rápida passagem pelo Debian e, finalmente, encontrei o meu lugar dentro do mundo Linux: SLACKWARE LINUX!!
Apanhei em várias distros e continuo apanhando, mas da gosto ver que depois de tanta insistência seus esforços em manter algo funcionando deram certo.

Amplexos.


Edwi Oliveira Santos Feitoza.

[5] Comentário enviado por nps em 25/09/2007 - 15:41h

É isso mesmo, nós usuários de linux , devemos respeitar ou outros SOs. Parabens. Também me uso SLack.., mas o uso o Windows também..
Fazer o que né!!

[6] Comentário enviado por kosmus_mt em 25/09/2007 - 16:57h

Limpo.
Mt bem.
Não é pq o ideal do Linux, *BSD é livre, q não se pode falar de outros SO q não o sejam. Eu não tenho Mac mas gostaria mt de um dia poder conhecer o Mac OS X.
Meu pai tinha o MS Vista, realmente, algo inovador se olharmos o XP, mas no Linux já existia mt coisa q o Vista diz inovar...

Oq importa é conforto, oq te faz bem. Eu hoje me sinto bem usando Linux.

[]'s

[7] Comentário enviado por fabioeit em 25/09/2007 - 17:36h

Rafael, você pode não se considerar um bom incentivador, mas me motivou muito para aprender mais sobre o Linux, e gostaria de lhe dizer algo. Trabalho a seis anos com o Windows em equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito e achei horrível quando mudaram o sistema operacional. Até o momento do início da mudança eu pensei que eles só queriam complicar nossas vidas, mas hoje eu lhe digo que eu pensava errado. Nossos equipamentos não travam com tanta facilidade e a segurança aumentou muito. Hoje tenho certeza de que o Linux veio para ficar e por isso quero viver o linux. Tudo que você puder fazer para que eu possa me aprimorar quanto ao linux e vou ficar grato pois tenho um ano que trabalho com esse sistema e estou muito afim de aprender mais do que os comandos que sei para operar os equipamentos. Valeu e boa sorte.

[8] Comentário enviado por fulllinux em 26/09/2007 - 08:20h

Gostaria de agradecer a todos pelos comentários de satisfação... Neste artigo quiz mostrar um pouco de minha experiencia em Linux e força de vontade, pois sei que ainda há muitos que tem medo desse sistema ou nem se quer se dão uma oportunidade.

Mandaram-me por e-mail que Linux não é tão facil assim como o que escrevi.

Quero colocar que em nenhum momento no artigo que escrevi mencionei que o aprendizado do Linux seria facil, muito pelo contrario, pois o que disse é que o Linux é um grande desafio e que depois que aprendemos ele vira uma paixão.

Novamente agradeço a todos!

Rafael Santana.

[9] Comentário enviado por jborda em 26/09/2007 - 15:09h

Já cansei de tentar ajudar alguns usuários windows a usarem linux, porem muitos desses no primeiro impecilio, já desistem, dizem: "no windows é mais fácil", sem nem siquer tetnar achar a solução, por isso se você (qualquer pessoa) usa linux, mesmo com tantas pessoas falando mal, simplesmente por não conhecerem direito, para bens pra você.

[10] Comentário enviado por cmelo em 27/09/2007 - 00:21h

Parabéns pelo Artigo !


[11] Comentário enviado por fco em 29/09/2007 - 12:26h

fulllinux,

Nota 10 meu caro!

Só uma coisa a ser acrescentada (se é que você me permite a ousadia):

Realmente, NÃO EXISTE MELHOR DISTRIBUIÇÃO e sim aquela que se adapta melhor às necessidades de quem está usando.

Acho que o caminho passa por muita pesquisa como você diz em seu artigo. E é USANDO a distro que se descobrirá se ela realmente era aquilo que se esperava. Por isso, é natural (e até benéfico - acredito eu) que se passe pela "roda das distros" - instalar e usar uma distro, depois outra, depois outra... até descobrir a que se enquadra em suas necessidades.

Embora hoje o "início do caminho" esteja mais fácil, ainda pode ser um pouco penoso...

Por isso é importante todos entenderem que para ser inteligente é preciso esforço.

Novamente, parabéns pelo artigo.

Um abraço a todos!!!

[12] Comentário enviado por technojeff em 12/11/2007 - 21:24h

nossa...

muito bom artigo... estou entrando nesse mundo também...

estou apanhando muito, mas não penso em desistir

o Linux me deu novamente o interesse pela informática... o interesse que estava perdendo...

descobrindo novas coisas e um mundo que hoje parece ser simplesmente Internet e msn... para muitos é só isso o computador... sou feliz por não ser um desses...

valews

[13] Comentário enviado por nexusnod em 05/12/2007 - 07:20h

Meus parabéns gostei muito da leitura ótimo artigo!
Linux na veia!

[14] Comentário enviado por nagah em 15/07/2008 - 21:28h

Olá!
Intaum...entrei em um monte de sites pra tirar uma dúvida minha, mas eu nw sei se eu que nw entendi ou se eu realmente nw achei o q eu estava procurando...rs...
Eu queria saber se eu tenho o windows no meu pc e se eu instalar o Linux eu posso ter acesso ao windows, mas porém eu queria um sistema em que nw tivesse esse acesso ao windows...tem como e qual o melhor?

[15] Comentário enviado por nagah em 16/07/2008 - 08:05h

Oi dnovo...rsrs
Intaum, soh arrumando minha pergunta...eu gostaria d instalar os dois sistemas num PC soh, e usar um dos dois qdo eu quiser...mas gostaria de saber se um dos sistemas tem acesso ao outro ou se nw tem!
Please me ajude, por favor...

[16] Comentário enviado por lima_sp_br em 30/07/2008 - 17:07h

Olá Rafael,

Parabéns pelo seu artigo.

Estou no início da aventura de conhecer o sistema LINUX.
Necessito conhecer o sistema, como funciona, comandos, enfim, ter as habilidades que possuo no Windows como usuário.

É possível você me informar algum site, tutorial, livros,..., onde poderei iniciar a minha aventura ?

Conto com a sua colaboração.

Abs,


Lima
lima_sp_br@hotmail.com

[17] Comentário enviado por fulllinux em 30/07/2008 - 17:17h

Com certeza... temos um grande cinto de utilidades hehe...chamamos ele de Guia Foca!
No link que irei passar temos conteudo para todos os gostos ok desde o Iniciate até o avançado, anote aí:
http://focalinux.cipsga.org.br/download.html

Um outro canal de grande informações que poderá ter é o próprio VOL, com membros super ativos e com grande ansia em ensinar: visite meu perfil e ache alguns desses.

Grande abraço,

[18] Comentário enviado por nilodanx52 em 05/04/2009 - 23:58h

Só tenho uma coisa e dizer resumindo tudo isso!!!

A Microsoft pensa por você, mas o mundo precisa de pessoas inteligentes".

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkk


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts