AUR - Arch Linux User-Community Repository

O AUR (Arch Linux User-Community Repository) é um repositório de pacotes alimentado pelos próprios usuários do Arch. É lá que se encontram os pacotes mais desconhecidos e/ou que ainda não estão disponíveis nos repositórios oficiais da distribuição. Por causa disso o AUR acabou se tornando o berço dos pacotes do Arch. Neste artigo mostro como usar e enviar seus pacotes para o AUR.

[ Hits: 24.723 ]

Por: Hugo Doria em 03/09/2008 | Blog: http://hugodoria.org


O que é o AUR



Antes de tudo deixa eu contar uma historinha: comecei a usar Linux com o Slackware e era completamente apaixonado por ele. Foi graças ao Slack que aprendi muita coisa, mas depois de sugar tanto conhecimento me deu uma vontade tremenda de começar a contribuir e foi aí que a coisa começou a desandar para mim.

Na época o Slack era muito burocrático e era realmente complicado contribuir com algo. Tinha um pessoal do GUS-BR que já fazia bastante coisa, mas só. Quando o Patrick adoeceu a coisa só piorou. Foi nesta época que eu percebi que estava na hora de EU começar a procurar uma distribuição mais comunitária (no meu ponto de vista), com um desenvolvimento mais aberto e menos dependente de uma pessoa só.

Testei o Debian, mas não gostei muito da comunidade (nada pessoal, galera, vocês fazem um bom trabalho) e Gentoo, que apesar de ótimo não era exatamente o que eu queria. Fiquei neste último durante algum tempo até que conheci o Arch (saiba mais sobre ela) e o AUR.

O AUR (Arch Linux User Repository) é um repositório de pacotes alimentado pelos próprios usuários do Arch. É lá que se encontram os pacotes mais desconhecidos e/ou que ainda não estão disponíveis nos repositórios oficiais da distribuição. Por causa disso o AUR acabou se tornando o berço dos pacotes do Arch. Quando um pacote se encontra no AUR, as pessoas podem votar a favor, ou contra do mesmo, baseando-se na qualidade, utilidade, estruturação e, claro, segurança do seu pacote enviado.

Se um pacote receber vários votos positivos, um "Trusted User" poderá adotá-lo e movê-lo para o repositório [community]. Desta forma seu pacote estará em um repositório oficial e, conseqüentemente, poderá ser instalado pelo pacman e/ou ABS.

Os Trusted Users são os responsáveis por manter o AUR em ordem. Eles podem adotar pacotes, remover, colocar algum como órfão, gerenciar usuários, ajudar a melhorar os padrões dos PKGBUILDs, evitar código malicioso, participar de questões administrativas etc.

Qualquer usuário pode se tornar um Trusted User, mas para isso ele precisa se candidatar, passar por um período de discussão e análise de suas contribuições (pacotes no AUR e contribuições com o software livre em geral) e, por último, por um processo de votação. Todo o processo está descrito aqui. Atualmente existem 26 TUs, sendo dois brasileiros (eu e o Douglas Soares), que recentemente também viraram desenvolvedores oficiais.

O AUR é bem aberto e qualquer pessoa pode contribuir com ele. Qualquer pessoa, mesmo. Se você tiver tempo e gostar de empacotar este será seu playground. À seguir eu mostro algumas coisas que você pode fazer no AUR.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é o AUR
   2. Instalar um pacote do AUR
   3. Enviar seu pacote para o AUR
   4. Votar em um pacote
Outros artigos deste autor

Gerenciando pacotes com o pacman

Personalizando o Blackbox

KDEmod: Tornando mais simples o KDE do seu Arch Linux

KDEMod 4.1 no Arch Linux

As melhores ferramentas de segurança pra Linux

Leitura recomendada

Gnu/Linux em 30mb e 2 arquivos

Ferramentas Linux indispensáveis no reparo de computadores

Veja o Linux com outros olhos

As principais distribuições GNU/Linux

Ética na Programação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dbahiaz em 03/09/2008 - 21:08h

hdoria, nunca usei o arch mais achei muito legal esse esquema do AUR, e tenho dúvidas, existe uma quantidade de votos para um pacote se tornar oficial? Iimaginamos que um pacote criado tenha as qualificações adequada, e recebeu uma quantidade de votos relevante, mais se houver uma demora o mesmo pode ficar ultrapassado, mesmo assim esse pacote entraria?

Abraço!

[2] Comentário enviado por grandmaster em 03/09/2008 - 22:45h

Boa pergunta. Também gostei mas não havia pensado nisso.


Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[3] Comentário enviado por skate_forever em 04/09/2008 - 07:32h

@dbahiaz

Nem sempre um pacote com uma quantidade de votos vai entrar no repositório community. Isso depende de vários fatores, licença de distribuição, nenhum TU/Dev se interessou pelo pacote, etc...

Temos pacotes como realplayer, nerolinux, entre outros que tem votos suficientes para entrar porém não entram nos repositórios por conta de licença, é apenas um exemplo. E tem pacotes que com 5 votos entra no repositório, depende muito do tipo de pacote.

Espero ter esclarecido as coisas. =D

[4] Comentário enviado por hdoria em 04/09/2008 - 09:16h

@dbahiaz,

Os TUs geralmente procuram pacotes que possuem muitos votos. Um pacote com 20 votos é um bom sinal. Apesar disso, apenas os votos não são suficientes em todos os casos.

Ás vezes um pacote possui uma licença muito restrita, só está disponível em binário, pode prejudicar a segurança etc. Nestes casos um TU nunca adotará o pacote e o mesmo ficará no AUR sempre.

Quando um pacote está no AUR seus votos são contatos sempre. Ou seja, se você atualizar o pacote os votos dele não são perdidos. E caso um pacote esteja desatualizado e algum TU queira movê-lo para o community o próprio TU atualiza o pacote na hora de mover. Então, dificilmente você verá um pacote muito ultrapassado neste repositório.

[5] Comentário enviado por kalib em 04/09/2008 - 10:37h

Show de bola hdoria..
Parabéns pelo artigo...muito bem explicado e simples de seguir os passos. ;]

Bela iniciativa como forma de divulgar uma "ferramenta" tão incrível como o AUR.

[]'s

[6] Comentário enviado por dbahiaz em 04/09/2008 - 23:27h

skate_forever e hdoria, obrigado pelas explicações, entendi perfeitamente. Muito legal mesmo esse AUR. Abraço!

[7] Comentário enviado por sistematico em 28/03/2009 - 08:20h

Você "tá em todas" mesmo heim Hugo!!
Parabens pelo artigo, excelente!

[8] Comentário enviado por aurinojr em 22/01/2011 - 23:57h

Excelente arquivo! Muio útil. Parabéns.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts