AUR - Arch Linux User-Community Repository

O AUR (Arch Linux User-Community Repository) é um repositório de pacotes alimentado pelos próprios usuários do Arch. É lá que se encontram os pacotes mais desconhecidos e/ou que ainda não estão disponíveis nos repositórios oficiais da distribuição. Por causa disso o AUR acabou se tornando o berço dos pacotes do Arch. Neste artigo mostro como usar e enviar seus pacotes para o AUR.

[ Hits: 22.613 ]

Por: Hugo Doria em 03/09/2008 | Blog: http://hugodoria.org


Enviar seu pacote para o AUR



Você já vota e usa pacotes do AUR muito bem, gostou tanto da ferramenta que começou a construir seus próprios pacotes (aprenda aqui e aqui) e agora quer disponibilizá-los no AUR. Como fazer? Fácil:

A primeira coisa que você precisa fazer é criar um tarball com todos os arquivos necessários para a construção do seu pacote. Vamos supor que você esteja criando um pacote foobar. Você deve ter uma estrutura de diretórios parecida com isso:

    foobar/
    foobar/PKGBUILD
    foobar/foobar.install
    foobar/foobar.patch

Ou seja, realmente tudo que precisa pro pacote. Você NÃO deve colocar nenhum source e nenhum binário aí dentro. Se tiver algum (resto de uma compilação anterior, por exemplo) apague. Lembrando que o único arquivo realmente necessário é o PKGBUILD. Sabendo disso tudo, crie um tarball desta sua árvore:

tar cvzf arquivo.tar.gz diretório

Exemplo:

tar cvzf foobar.tar.gz foobar/

Com o tarball em "mãos", entre em aur.archlinux.org e logue-se. Em seguida vá em submit. Aqui selecione corretamente a categoria do seu pacote (lib, multimedia, gnome etc) e clique em browse. Agora é só selecionar o tarball criado anteriormente e clicar em upload.

Voilá, você acabou de submeter seu pacote ao AUR. Agora ele está disponível para toda a comunidade do Arch e pode ser votado, baixado e usado por todos.

Atualizando um pacote

E o que fazer quando eu quero atualizar um pacote que submeti anteriormente? Bem, o processo é exatamente o mesmo. Você vai em submit, seleciona a categoria do seu pacote, clica em browse, seleciona seu pacote e clica em upload. O AUR é inteligente o suficiente para saber que aquele pacote já existe e que você está tentando atualizá-lo.

Só três observações:
  1. Nunca esqueça de incrementar a variável pkgrel (ou pkgver) do PKGBUILD quando atualizar um pacote e for submetê-lo ao AUR;
  2. Você só será capaz de sobrescrever um pacote caso ele seja seu. Se tentar fazer isto com um pacote de outra pessoa vai dar erro;
  3. Caso você queira atualizar um pacote que não seja seu você deve enviar um email para o atual dono, adicionar seu PKGBUILD nos comentários do pacote ou entrar em contato com um Trusted User para que ele disponibilize o pacote para você.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é o AUR
   2. Instalar um pacote do AUR
   3. Enviar seu pacote para o AUR
   4. Votar em um pacote
Outros artigos deste autor

Colocando ícones no menu do Fluxbox

As melhores ferramentas de segurança pra Linux

KDEMod 4.1 no Arch Linux

ProFTPD com autenticação via MySQL

Gerenciando pacotes com o pacman

Leitura recomendada

Entendendo a estrutura do Linux

Particionamento de disco (HD)

Gerenciadores de pacotes GNU/Linux

FreeBSD i386 7.0 em DVD

Linux Básico - Parte I

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dbahiaz em 03/09/2008 - 21:08h

hdoria, nunca usei o arch mais achei muito legal esse esquema do AUR, e tenho dúvidas, existe uma quantidade de votos para um pacote se tornar oficial? Iimaginamos que um pacote criado tenha as qualificações adequada, e recebeu uma quantidade de votos relevante, mais se houver uma demora o mesmo pode ficar ultrapassado, mesmo assim esse pacote entraria?

Abraço!

[2] Comentário enviado por grandmaster em 03/09/2008 - 22:45h

Boa pergunta. Também gostei mas não havia pensado nisso.


Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[3] Comentário enviado por skate_forever em 04/09/2008 - 07:32h

@dbahiaz

Nem sempre um pacote com uma quantidade de votos vai entrar no repositório community. Isso depende de vários fatores, licença de distribuição, nenhum TU/Dev se interessou pelo pacote, etc...

Temos pacotes como realplayer, nerolinux, entre outros que tem votos suficientes para entrar porém não entram nos repositórios por conta de licença, é apenas um exemplo. E tem pacotes que com 5 votos entra no repositório, depende muito do tipo de pacote.

Espero ter esclarecido as coisas. =D

[4] Comentário enviado por hdoria em 04/09/2008 - 09:16h

@dbahiaz,

Os TUs geralmente procuram pacotes que possuem muitos votos. Um pacote com 20 votos é um bom sinal. Apesar disso, apenas os votos não são suficientes em todos os casos.

Ás vezes um pacote possui uma licença muito restrita, só está disponível em binário, pode prejudicar a segurança etc. Nestes casos um TU nunca adotará o pacote e o mesmo ficará no AUR sempre.

Quando um pacote está no AUR seus votos são contatos sempre. Ou seja, se você atualizar o pacote os votos dele não são perdidos. E caso um pacote esteja desatualizado e algum TU queira movê-lo para o community o próprio TU atualiza o pacote na hora de mover. Então, dificilmente você verá um pacote muito ultrapassado neste repositório.

[5] Comentário enviado por kalib em 04/09/2008 - 10:37h

Show de bola hdoria..
Parabéns pelo artigo...muito bem explicado e simples de seguir os passos. ;]

Bela iniciativa como forma de divulgar uma "ferramenta" tão incrível como o AUR.

[]'s

[6] Comentário enviado por dbahiaz em 04/09/2008 - 23:27h

skate_forever e hdoria, obrigado pelas explicações, entendi perfeitamente. Muito legal mesmo esse AUR. Abraço!

[7] Comentário enviado por sistematico em 28/03/2009 - 08:20h

Você "tá em todas" mesmo heim Hugo!!
Parabens pelo artigo, excelente!

[8] Comentário enviado por aurinojr em 22/01/2011 - 23:57h

Excelente arquivo! Muio útil. Parabéns.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts