RSS - O antes e o depois já nas bancas!

Hoje todos sabem que vivem na era da informação, mas o que não percebem é que o que nos levou a esse mundo são pequenas coisas que viraram costume do passado, surpreenda-se! Elas perduram até hoje. RSS, inovação tecnológica, você presta atenção para inovar?

[ Hits: 6.809 ]

Por: Rafael Silva de Santana em 17/07/2008


RSS - O antes e o depois já nas Bancas!



Hoje todos sabem que vivem na era da informação, mas o que não percebem é que o que nos levou a esse mundo são pequenas coisas que viraram costume do passado, surpreenda-se! Elas perduram até hoje.

Como assim? Bom, vou dar apenas um exemplo de "coisa" que apenas encorporaram com um pouco e o avanço da tecnologia.

Há 10 anos lembro-me muito bem que ao sair de casa para escola no período matutino sempre passava em frente a algumas bancas de jornais, tinha uma predileta que parava logo ao sair de casa.

Tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, nas laterais da banca, estava repleta de informações quentinhas, porém só informações estampadas nas primeiras páginas de jornais. Informações essas que nos deixavam atualizados e com história para conversar o dia todo com colegas de escola.

Cada jornal com informações diferentes desde a culinária, passando pela política a sociedade e esportes. Quando esses jornais colocavam o mesmo assunto na capa, esses expressavam a idéia de maneiras diferentes, mas nunca desviando o foco do assunto.

Essas manchetes eram apenas aperitivo para deixar os leitores diários com sede de informação e não deixar de comprar o jornal em questão.

- "Não estou entendendo onde ele quer chegar?"

Hoje isso ainda acontece, é só sair logo cedo pela manhã, parar em frente de uma banca de jornal e observar como os curiosos pela informação se aglomeram (é curioso observar o instinto do ser humano).

Mas hoje o tempo é muito mais corrido do que há 10 anos atrás, as pessoas estão cansadas e sempre estão no limite de seu tempo e não tem mais tempo para apreciar saborosas informações (se bem que alguns nem lêem as informações de capas e já compram logo o jornal).

Daí entra em cena a tecnologia com computadores desktops, computadores laptops, celulares, smartphones, PDAs, notebooks e hoje Iphones, que sempre propõem nos atualizar.

Mas para que a informação chegue até nós por meio dessas tecnologias existe hoje uma ferramenta que se interage facilmente com a WEB 2.0 que chamamos de RSS e/ou agora o Atom, que aos poucos também vai se popularizando.

Essas novas ferramentas são a Evolução daquelas manchetes de jornais nas laterais das bancas, sempre nos deixando atualizados de todo o nosso cotidiano, principalmente de tecnologia e com tecnologia.

RSS (RDF Site Summary) são pequenas notícias (manchetes), aperitivos como as que vimos nas primeiras páginas de jornais, algumas nos dão tanta água na boca que nos leva até mesmo querer ler todo o conteúdo estipulado por aquela pequena informação, clicando no link que nos leva até a página da informação, essas pequenas notícias no formato RSS chamamos de Feeds.

Feeds

Um feed contém uma listagem dos itens ou entradas do site, cada um deles com um link. Complementarmente cada item pode ainda fornecer uma quantidade de informação ou outros metadados a ele associados.

A forma mais básica de metadado consiste em um título para o link e uma breve descrição do link; quando sindicaliza-se as novidades, estas informações são usadas, por exemplo, para apresentar o título e o primeiro parágrafo ou um sumário do assunto.

O feed pode conter ainda metadados associados a ele como um título (por exemplo: "Novidades no Viva o Linux"), uma descrição e outros campos tais como nome de quem publica e direitos autorais.

Qualquer informação que possa ser formatada como uma listagem e que seja de interesse de seus leitores tanto para ler como para reusar é uma boa candidata a feed. Entre estas informações englobam-se as manchetes de notícias, notas para imprensa, listas de trabalhos, calendários de conferências e rankeamento (como por exemplo "Os 10 mais").

Por exemplo:

1) novidades e anúncios - manchetes, notícias e qualquer tipo de lista de anúncios;

2) listas de documentos - listas de páginas adicionadas ou atualizadas para que as pessoas não precisem verificar constantemente adições ou alterações;

3) favoritos e outros links externos - RSS é usado não só para compartilhar os links do site com seus usuários, mas também para compartilhar links externos;

4) calendários - listas de eventos passados e futuros, datas de vencimento ou prazos finais e feriados;

5) listas de e-mail - referências a listas de e-mail públicas ou privadas;

6) resultados de buscas - permitir o acompanhamento de mudanças ou acréscimo de novos resultados em buscas;

7) banco de dados - listas de trabalhos, lançamentos de softwares etc.

Hoje em muitos lugares temos dispositivos que fazem a leitura e trazem a nós a oportunidade de usufruir de tal canal de informação, como softwares agendadores que rodam local ou em um servidor web, clientes de e-mail, sites de relacionamento, screenlets etc.

Conclusão

Isso realmente é Tecnologia da Informação. É a informação tomando forma tecnológica e cada vez mais fácil de acessá-la, não é mais preciso sair do conforto de sua casa, da cadeira de seu escritório.

Não é mais preciso dar desculpas para não assinar um jornal, não é mais preciso pedir para aquela sua secretária buscar tal informação, onde você estiver, seja dentro de um carro ou no ônibus indo e vindo do seu trabalho, em trens da CPTM e metrôs, não importa o transporte ou local, você pode estar sempre bem informado.

Hoje não se informa quem não quer, pois mesmo a pessoa mais humilde que dispõe de uma simples alfabetização, que consegue juntar letras formando palavras que dêem sentido a leitura, essa também pode se dirigir a uma banca de jornal e obter informações úteis através de Feeds (manchetes).

Obter informações úteis é o que nós, usuários Linux, mais fazemos a todo instante, portanto isso não é nenhum desafio, usem e abusem da tecnologia que temos a disposição. Lembre-se, não é todos que podem ter, mas às vezes os que tem não querem.

Tecnologia e Informação, quando bem aplicada é viver em liberdade!

Rafael Santana,
Codinome: fulllinux
Distro: Slackware
[email protected]

   

Páginas do artigo
   1. RSS - O antes e o depois já nas Bancas!
Outros artigos deste autor

Valor da Liberdade!

Use Linux!

Tapa-olho, Gancho e Perna-de-pau

Instalação do aMSN-0.97b em três maneiras diferentes

Exclusivo - Entrevista com Fábio Berbert, criador e mantenedor do projeto Viva o Linux!

Leitura recomendada

Proteja seu website ou página html com encriptaçâo

Codificação e decodificação entre ASCII, hexadecimal e unicode

Google AdSense: Técnicas de otimização dos anúncios

Entenda o XML - Parte 2

Máquina Enigma e encriptação em XOR

  
Comentários
[1] Comentário enviado por vsmoraes em 17/07/2008 - 11:01h

Ótimo artigo!!
É por esse e por vários outros motivos que o termo "Informática" está caindo em desuso e sendo adotado o termo "Tecnologia da Informação" ou, simplesmente, "T.I.".

Parabéns.

[2] Comentário enviado por [email protected] em 17/07/2008 - 12:36h

Gostei!!!
Finalmente aprendi o que é RSS rsrsrsrs
Lógico que eu usava e abusa dos Feeds intuitivamente :D
Parabéns!
[]'s

[3] Comentário enviado por Teixeira em 17/07/2008 - 13:59h

Muito bom!

Interessante é que a sigla corresponde também às iniciais do autor.
rssrssrss

E também é interessante observar que essa técnica de T.I. engloba duas técnicas tradicionalmente utilizadas em publicidade e propaganda:

O "teaser" (uma ferramenta para chamar à atenção, depertar a curiosidade) e

o "gimmick" (outra ferramenta que exige um efetivo comprometimento de parte do público-alvo: seja o preenchimento de um formulário, a colagem de um selo, o apertar de um botão, ou ainda, clicar em um link)


[4] Comentário enviado por kalib em 17/07/2008 - 15:17h

Esse é rei... hauhauha
Pra variar com uma excelente contribuição.. Bastante interessante aprender tudo isso sobre algo que utilizo a tanto tempo. ;]

Muito bom fulllinux..abraço brother

[5] Comentário enviado por fulllinux em 17/07/2008 - 16:44h

@vsmoraes,
Muito obrigado, e muito TI para você brother!

@izabeljp,
hauhauh...Desculpe-me mais uma vês me intrometendo em seus conhecimentos, rss...mas espero poder ter explicado bem como é e como funciona assim como falei essa "coisa" chamada RSS...obrigado pelo apoio!

@Teixeira,
Realmente RSS e teaser andam lado a lado, parece coisa insignificante mas despertam sim grande curiosidade...já por sua vez não posso falar nada do gimmick pois é a primeira vês que vejo isso...mas já pesquisei sobre o assunto...rss

Outra coisa, é sobre minha iniciais...isso sim foi o que me levou a escrever sobre o RSS...achei muito interessante e subliminar. Minha idéia é mostrar que RSS não simplesmente significa risos...rss

Abraço!

@kalib,
Sempre mostrando seu apoio heim brother...e se aprendeu fico feliz de ter ensinado um mestre!

Muito obrigado e abraço brother!

[6] Comentário enviado por pink em 17/07/2008 - 17:54h

Eita, eu de novo hehehe
Amei seu artigo, utilizo da tecnologia RSS (padrão W3C), muito bom....10! Cada dia aparece algo diferente, RSS é uma ótima ferramenta para manter-se informado na era da informação... são conhecimentos do mundo ao nosso redor, feeds de novidades, perfumarias, empresariais; disponíveis na maioria dos sites, muitos web designers percebem a carência de tal tecnologia e agregam ao site o famoso retângulo laranja em suas páginas, fico feliz em saber que essa tecnologia está bem difundida e utilizada em nosso meio.
Seus artigos estão virando sinônimo de criatividade + inovação.... estou ficando suspeita demais pra dizer, mas o que é verdade deve ser dito e divulgado.
Parabéns fulllzinho hehehe
Fique com Deus, pink

[7] Comentário enviado por fulllinux em 17/07/2008 - 22:57h

@pink,
Gostei do criatividade + inovação.... e mais ainda do fulllzinho hehehe...

Bjos,
fulllzinho

[8] Comentário enviado por removido em 18/07/2008 - 00:00h

esse é o full !!!!!!!!

[9] Comentário enviado por foguinho.peruca em 18/07/2008 - 00:44h

Olá!

Bom artigo. Parabéns!!! ^^''

É interessante ver o quanto podemos reaproveitar idéias velhas, dar uma nova roupagem e aplica-las com melhor qualidade. Acho que essa é uma das grandes maneiras de invoar e a tecnologia de rss é perito nisso!!!

[]'s
Jeff

[10] Comentário enviado por marck em 18/07/2008 - 10:19h

Gostei do artigo. Nos dias de hoje o melhor é descomplicar as coisas, e ficar apar das novidades por meio de fedds é uma boa.
Talves para ficar mais completo vc deveria ter adicionado ao artigo a forma de se adicionar fedds no akregator e no seu congénure do gnome. Deixa para a próxima! rsrs

abraço

[11] Comentário enviado por maran em 18/07/2008 - 13:53h

Cara demais este seu artigo, não vim comenta antes, porque estava sem tempo, e seu artigo não pode ser lido as pressas, então reservei um tempinho pra hoje, pois saberia que eu poderia apreciar com calma, cada frase.

Cara você explicou perfeitamente está nova tecnologia, e que duvido que alguem hoje em dia quase não use.
Eu uso esta tecnologia diarimanete, para esperar atualizações de podcasts, informações de minha cidade, algo novo na culinaria, enfim algumas coisas que gosto de faze.

É isso ae meu velho, nunca pare de compartilhar seus ideais conosco.

Grande Abraço
Maran.

[12] Comentário enviado por fulllinux em 18/07/2008 - 18:58h

Pronto para min eram esses o que faltava!!!
Agora já podem tirar meu artigo daqui...rss Valew maran, marck, foguinho.peruca e eu!noel, muito obrigado pelo tempo disponivel para ler meu simples artigo!

@maran... agente se vê meu velho!!!
Abraço!

[13] Comentário enviado por maran em 18/07/2008 - 23:14h

;)

[14] Comentário enviado por annakamilla em 20/07/2008 - 00:25h

acho interessante essa forma de pensar, com esse texto podemos ver a importância da informática na transmissão de noticias dos dias de hoje.
se não fosse os jornais e a Internet, a única forma de receber noticias seria a televisão, mas hoje em dia sabemos que não podemos mais confiar em tudo que a televisão nos diz, pois muitas vezes acabam por omitir as informações do nosso dia a dia.
podemos perceber isso em época de eleição, por exemplo:
COLOCAM UMA REALIDADE TOTALMENTE FORA DE QUESTÃO DA NOSSA!!!!
queria parabeniza-lo Rafael Santana.

[15] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 23/07/2008 - 13:31h

estou usando um protetor de tela scrensaver que só aceita RSS no formato "endereço" com o final XML como faço para colocar o viva o linux no meu pprotetor de tela, nao achei ate agora o endereço.

abraços,
gpr.

[16] Comentário enviado por fulllinux em 23/07/2008 - 16:45h

Aqui está:
http://www.vivaolinux.com.br/index.rdf

Abraços!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts