TeamViewer - Gerenciando um servidor Windows remotamente

Quantas vezes deparamos com situações que precisamos fazer gestão remota de um computador com sistema Windows e temos problemas, ou porque o VNC não funciona ou por outra razão qualquer. Pois é, há um software que resolve o problema e tem uma característica interessante, neste caso só funciona de Linux comandando Windows e não o contrário (artigo em português de Cabo Verde).

[ Hits: 78.934 ]

Por: Anilton Fernandes em 08/08/2008


Introdução



Imagine-se em seu computador com seu sistema operacional preferido (Linux), eis que surge a necessidade de usar Windows. "Vamos usar uma máquina virtual!". Com certeza é a primeira coisa que vem a cabeça de um indivíduo.

Mas e se surge a necessidade de acessar um servidor remoto Windows (seja ele dentro da sua rede ou não)?

Enfim, são vários os casos que me levam a mostrar-te esse software muito leve, mas muito eficiente e acima de tudo, de fácil configuração.

Um cenário real

No local onde eu trabalhava como administrador de sistemas, respondia a entidades superiores que não permitiam de forma nenhuma que os servidores nem os Workstation fossem Linux. Eu tinha a minha máquina Linux, é claro que ninguém podia me obrigar a usar Windows. O servidor estava sobre o meu domínio como todo o resto, embora eu não pudesse colocar Linux nele, podia fazer todo o resto.

Na época eu usava o SuSE 10.1 e tinha um problema grande com o VNC, por mais que eu tentasse, não conseguia fazer aquilo funcionar para conectar remotamente ao servidor. Sempre falhava a conexão por uma razão ou outra, pesquisei, mas nunca identifiquei o problema. Para despistar este problema eu usava um outro computador com Windows ao meu lado para conectar remotamente e manejar o servidor sempre que necessário. Nada inteligente né?

Um dia estava a falar com o meu colega Ayco, também membro do VOL, e ele apresentou-me este software. Muito interessante!

TeamViewer (TV)

O TV é um software que permite o controle remoto de computadores através da Internet. Com o TeamViewer o gerenciamento a distância de computadores é fácil como uma brincadeira de crianças. Esta afirmação vinda do site do TeamViewer mostra o quão fácil é trabalhar com ele, que tem inúmeras razões para ser usado.

O TeamViewer é diferente dos outros produtos comuns no mercado porque oferece uma solução para vários casos, como suporte espontâneo, manutenção remota, apresentação, trabalho em equipe e VPN num único software, ainda ao alcance de todo mundo.

Os maiores problemas na utilização de gerenciamento remoto geralmente são provocados por firewalls, portas bloqueadas e roteadores NAT para os endereços IP locais.

Se utilizar o TeamViewer, pode esquecer estas dificuldades: TeamViewer encontra o seu parceiro mesmo através dos firewalls.
  • TeamViewer é uma solução muito segura para a manutenção à distância. As versões comercializadas têm canais de dados completamente seguros com Key Exchange e AES (256 Bit) Session Encoding e correspondem assim ao padrão de segurança do https/SSL;
  • Para a instalação não precisa de direitos administrativos. Simplesmente arranque e pode começar;
  • TeamViewer otimiza a qualidade das apresentações e a respectiva velocidade, dependendo da conexão com a rede, garantindo um trabalho ótimo do LAN até à ligação do modem;
  • TeamViewer oferece preços vantajosos e ainda assim possui uma versão gratuita para a utilização não comercial;
  • TeamViewer reconhece diferentes tipos de conexões, que podemos usar conforme o tipo de aplicação: pode ver ou controlar telas remotas e assim, por exemplo, dar suporte online; mostrar sua tela a um parceiro, para por exemplo demonstrações do software - até tem a possibilidade de durante a sessão mudar o sentido da apresentação, para obter assim um verdadeiro trabalho em equipe.

O TV tem 4 funcionalidades básicas:

1. Suporte remoto: Com o TeamViewer pode-se ver imediatamente o problema do cliente e não é preciso ouvir explicações demoradas. Você pode ver a mesma coisa que seu cliente. Você pode atuar imediatamente, iniciar o controle remoto e ajudar a transferir dados no computador remoto - ou instalar atualizações. Assim é possível documentar cuidadosamente suas modificações e intervenções. Os custos e tempo de transporte poderão ser poupados.

2. Apresentação: Também em apresentações para seu cliente o TeamViewer é a plataforma ótima. Um apoio imediato e sem custos com apresentações visuais para as suas negociações à distância. Troca a direção durante a sessão, analisa a situação atual e apresenta espontaneamente outras possibilidades. Sem reserva de salas de conferência, sem custos de transporte, sem tempo de transporte-– o trabalho com o TeamViewer é justamente eficaz.

3. Transferência de arquivo: Possibilidades de transferência de arquivo do seu computador para um outro remotamente localizado, ou desse outro computador para o seu.

4. VPN: O TeamViewer oferece um canal VPN real. Desta forma, pode-se não somente controlar o computador remoto, mas integrá-lo em sua rede.

Para mais informação sobre o software, aconselho o documento do Software disponível em:
Eu e meu amigo experimentamos isso, ele no Brasil e eu em Cabo Verde (para terem uma noção da distância, sugiro Google Maps). O movimento funcionou que uma maravilha. Então eu aproveitei o TV para jogadas locais, onde havia necessidade de conexão remota Linux -> Windows, devido ao bom funcionamento seja no desempenho ou na eficiência do TV.

Alguns podem não gostar desse artigo, mas certamente irá interessar alguém que já teve problemas como eu, por isso achei por bem partilhar essa ferramenta que dá muito jeito em redes, e considero pessoalmente muito melhor que o VNC por permitir acesso remoto de controlo total tanto na Intranet como na Internet.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando o TeamViewer
   3. Primeira conexão remota (Intranet)
Outros artigos deste autor

BackTrack Linux 3.0: Distribuição voltada para segurança

Linux - Qual a dificuldade de usar?

Local Web Server visível na Internet com DynDNS

Leitura recomendada

Como instalar o compilador Free Pascal

Usando o Kommander para criar GUIs

Dia: O Editor de diagrama (Microsoft Visio) para Linux

Criando um pacote DEB manualmente

Rodando vídeos .rmvb no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thelinux em 08/08/2008 - 08:40h

Você queria administrador servidores windows? Tanto o Windows 2000 e 2003 é possível gerenciá-lo instalado o Terminal Services no mesmo. O Windows Server 2003 já é default.
Veja este artigo:
http://imasters.uol.com.br/artigo/6537/linux/gerenciando_o_windows_20002003_a_partir_do_linux/

Abraços.

[2] Comentário enviado por eversonamancio em 08/08/2008 - 09:20h

Vc pode testar tb o LogmeIn (www.logmein.com).
E a respeito da informação do colega thelinux, ele tem razão.
Vc pode utilizar o Rdesktop do Linux pra administrar servidores W2k/W2003 através da porta 3389 (Terminal Services).

[3] Comentário enviado por removido em 08/08/2008 - 09:50h

Das "trocentas" possibilidades, o TeamViewer é uma delas. Este é o espírito do trabalho que o Anilton Fernandes quis passar.

E é perfeitamente válido!

10!
;-))

[4] Comentário enviado por MorbiD em 08/08/2008 - 09:50h

eu já usei Rdesktop, logmein... qndo passei a usar o TeamViewer é um sossego
não precisa alterar nada no windows... é só instalar e pronto

e é beeeemm mais rápido, sem dúvida!

[5] Comentário enviado por andreaszaia em 08/08/2008 - 10:37h

Remote Desktop Conncection!!

É uma ferramenta Presente no ruinserv2003 e no KUbuntu ( e deve ter para outras distros com certeza ) existe um pequeno programinha chamado
Krdc ( sugestivo n? ) e ainda tem mais!

o Krdc permite vc usar ou RDP ou o VNC.

[6] Comentário enviado por nariz em 08/08/2008 - 14:13h

otimo artigo
eu só tinha usado de windows pra windows... nunca no linux

mto bom

[7] Comentário enviado por cesar em 08/08/2008 - 15:06h

Legal, mas como as outras pessoas disseram via rede você poderia utilizar o rdesktop para conexão remota ^^

Mas é excelente seu artigo, parabéns.

Abraços.

[8] Comentário enviado por Andre_Fonseca em 08/08/2008 - 17:46h

Cara muito bom mesmo, eu o uso com acesso a minha maquinas no trabalho e em casa é otima a conexão e bem amigavel também....

Recomendo o uso do TV...

Abraços

[9] Comentário enviado por grandmaster em 08/08/2008 - 18:36h

Valeu por mais essa opção para acesso remoto a estações e servidores.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[10] Comentário enviado por fabiobarby em 09/08/2008 - 00:10h

O Anilton mandou bem...

ótimo artigo!

[]s

[11] Comentário enviado por aniltonf em 11/08/2008 - 07:25h

Yeah thanks pessoal. Gostava só de acrescentar que a ideia do artigo passa principalmente pela possibilidade de gerir um computador com o SO Windows, seja ele servidor, ou não, tanto que no exemplo o SO é o Vista. A segunda ideia é o facto de isso pode ser feito de forma muito simples e a melhor parte, pode ser dentro do Intranet, ou na Internet.

;)

[12] Comentário enviado por TPF em 16/01/2009 - 09:51h

Parabens Anilton.

Tava procurando isto. PQ onde trabalho não posso usar o LINUX. Desta forma posso acessar desta forma tranquilamente.

VLWWWWWWWWWWW

[13] Comentário enviado por rodrigo1737 em 29/12/2009 - 16:51h

Parabens Anilton,

Estou com Win7 na maquina e tava querendo usar linux de novo, só que ultiliso justamente o TeamViewer de casa pra ver a minha maquina no trampo, agora com isso ja tenho mais um motivo pra voltar a liberdade =)

[14] Comentário enviado por mgdias em 29/01/2010 - 03:33h

Amigo, quando executo o teamviewer pelo wine no terminal me aparece a seguinte mensagem :

fixme:ntdll:find_reg_tz_info Can't find matching timezone information in the registry for bias 180, std (d/m/y): 21/02/2010, dlt (d/m/y): 17/10/2010
fixme:advapi:SetSecurityInfo stub
fixme:advapi:SetSecurityInfo stub
fixme:advapi:SetSecurityInfo stub
fixme:advapi:SetSecurityInfo stub
fixme:msg:ChangeWindowMessageFilter 4a 00000001
fixme:wininet:INET_QueryOption INTERNET_OPTION_PER_CONNECTION_OPTION stub

Alguém teve o mesmo problema e encontrou a solução ???

Utilizo o Wine-1.1.34 no Mandriva para i586.

Cordialmente,

Marcelo G. Dias

[15] Comentário enviado por berdam em 25/04/2010 - 19:43h

Vc saberia me informar qual porta o teamviewer utiliza ????

Montei um firewall que bloqueia grande parte das portas e estou com dúvida a respeito disso.

[16] Comentário enviado por lehur em 29/04/2010 - 11:20h

Só pra constar, agora temos a versão beta do teamviewer linux, ainda não tive mesmo tempo de testar.
Berdam, o teamviewer utiliza de uma ferramenta chamada dyngate, não sei exatamente como funciona, mas ele procura as portas abertas e as utiliza, eu particularmente nunca vi ou ouvi falar de um teamviewer bloqueado por firewall se a máquina receber qqer tipo de serviço web...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts