Software livre, software comunitário!

Estes dias baixei a nova versão (10.1) do meu querido Slackware, utilizei o BitTorrent, não somente por ser mais rápido, mas por estar de acordo com um dos princípios mais caros para as comunidades do Software Livre e Open Source, o espírito colaborativo e comunitário!

[ Hits: 9.900 ]

Por: Carlos em 10/03/2005 | Blog: http://nullterminated.livejournal.com/


Contribuindo com a comunidade



Estes dias, baixei a nova versão (10.1) do meu querido Slackware, utilizei o BitTorrent, não somente por ser mais rápido, mas por estar de acordo com um dos princípios mais caros para as comunidades do Software Livre e Open Source (Sim! São duas coisas distintas apesar de colaborarem uma com a outra, este assunto é melhor dissertado pelo Cristiano Anderson, no Artigo "Unindo Esforços", Linux Magazine #2), O Espírito Colaborativo e Comunitário!

Muitas pessoas se interrogam: "Não sei programar/Não me interesso por desenvolvimento de Software, mas amo o GNU/Linux e a Comunidade que o cerca, como posso contribuir?"

E a minha resposta é quase sempre: "Existem N maneiras de contribuir com a comunidade! Posso citar algumas?"

Contribuir com um pouco de conhecimento


Você teve dificuldades para instalar/utilizar algum software? Pode ter certeza que muitos outros irmãos estão passando pelas mesmas dificuldades. Existem fórums e sites como o "Viva o Linux" nos quais você pode contribuir com artigos e/ou responder dúvidas de outros usuários. Se você gosta de Orkut, existem também N comunidades relacionadas a GNU/Linux e Software Livre.

Você sabe Inglês ou qualquer outra língua estrangeira? Existem inúmeros projetos de tradução (Você pode encontrá-los na página do GNU, FreshMeat, SourceForge ou no próprio LDP-BR) de documentação.

Se você gosta de um determinado software e gostaria que ele fosse utilizado por mais pessoas, com certeza uma documentação em língua nativa ajudaria muito!

Com um pouco de tempo e saliva


Advogar a favor do GNU/Linux e o Free Software. Tente catequizar o maior número de usuários possível! Comece pelos usuários da sua casa; seus irmãos, pais, esposa, cachorro, periquito, papagaio, ETC! Depois tente os mais difíceis, na sua escola, faculdade e empresa. Existe uma modalidade de ferramenta de "catequese" muito eficiente, são os chamados Live CDs! Como estas distros não necessitam de instalação, basta dar um boot com o CD no drive, e pronto! Você pode iniciar qualquer pessoa ao maravilhoso mundo do GNU/Linux!

Dentre as distribuições em Live CD eu recomendo o Kurumin por ser nacional e muito completo! Outra forma de convencer as pessoas da qualidade do Software Livre é mostrando ferramentas como o OpenOffice.org e a maravilhosa dupla Firefox/Thunderbird.

Com um pouco da sua largura de banda


"Como? Com minha largura de banda?", você deve estar se perguntando. Sim, com largura de banda! Lembra-se do BitTorrent que eu citei no início do artigo? Ele é uma ferramenta de download "colaborativo", isso quer dizer, quanto mais pessoas estiverem baixando um determinado Software, mais rápido ele baixará, pois se baseia na tecnologia P2P (como o E-Mule, X-Mule, Apollon, etc, etc...).

Um conselho que dou, e um pedido que faço. Após concluir o download com o BitTorrent, não feche o programa para que outros usuários se beneficiem de sua largura de banda, assim como você se beneficiou da deles. Custa muito pouco e a maioria das ferramentas permite que você configure quanto de sua banda você deseja compartilhar.

Bem pessoal, espero que estas linhas mal escritas sirvam de inspiração para alguém, que a comunidade se beneficie e cresça mais e mais junto com o nosso estimado GNU/Linux.

[]'s a todos

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Contribuindo com a comunidade
   2. Links relacionados ao artigo
Outros artigos deste autor

Aventuras e desventuras com o kernel 2.6

O Software Livre e a Soberania Nacional

KeepAlive para conexão discada (ou não)

Script "apagador de linhas"

Leitura recomendada

Compilando o KDE 4.0 no Slackware Current

Remastersys: Crie seu próprio Live-CD do Ubuntu Linux

Curiosidades e mitos sobre Slackware

Autologin no Linux sem o uso do KDM

A arte do tetra-boot

  
Comentários
[1] Comentário enviado por m4sk4r4 em 11/03/2005 - 00:22h

Simples, Claro e bem objetivo.

Gostei, Parabéns.

[2] Comentário enviado por Anjinhoo em 11/03/2005 - 01:03h

Gostei cara..
muito bom..
Parabéns..

[]`z

[3] Comentário enviado por streetlinux em 11/03/2005 - 01:33h

Legal a idéia kra, parabéns.

[4] Comentário enviado por rafig em 11/03/2005 - 08:22h

VALEU !!! GOSTEI !! MUITOS DE SUAS " LINHAS MAL ESCRITAS" !.
rafig

[5] Comentário enviado por hdoria em 11/03/2005 - 09:07h

*palmas*

O cara pode também ajudar dando suporte no IRC, tirando dúvidas nos fórums, listas de discursões e por aí vai.
O importante não é como e sim que a pessoa contribua da maneira que pode.

[]'s

[6] Comentário enviado por Grobsch em 11/03/2005 - 10:04h

O bittorrent é ótimo especialmente pela dificuldade de manter sites e ftps...
É hoje um modo bastante utilizado de distribuição...
Acrescento duas novas opções ao artigo para o usuário ajudar, uma é investir em conhecer, em testar, a maioria das distribuições dependem de mais testes para melhorar, e o usuário deve estar aberto as novidades sem nenhum preconceito...
Outro modo é participar de um projeto diretamente, adotar um projeto, ajudando no que puder, seja ele uma distribuição ou um software, especialmente se for nacional...
Acho bastante curioso quando recebo bem mais acessos e ajuda de estrangeiros ao meu projeto do que de brasileiros...
Existe a ajuda à comunidade, essencial, porém acho que falta ainda muito em ajuda direta aos projetos...

[7] Comentário enviado por null_terminated em 11/03/2005 - 10:43h

Aproveito deixa do colega Grobsch para fazer uma retificação contra uma injustiça que eu cometi por não ter citado o GoblinX que é Excelente! E ainda é baseado no Slackware!!

Acredito existam muitas pessoas que adorariam se engajar em um projeto tão bom quanto o GoblinX (eu como uma delas), mas as vezes não sabem como...

[]'s

[8] Comentário enviado por hdoria em 11/03/2005 - 14:18h

pow .. eu tbm to afim ... e ai Grobsch .. que eu eu e o null podemos fazer?

[9] Comentário enviado por Grobsch em 12/03/2005 - 07:52h

Legal, amigos...
Existem muitos modos e cada qual ajuda de um modo... O Oki tem me ajudado com a parte do site, com o wiki e me ajudou a montar o blog...
Outro usuário, o Undead, me ajudou fazendo os pacotes do enlightenment, que não tem pacote oficial pro Slackware...
Redistribuir, fazer propaganda, também são modos legais...
Testar, usar MUITO para achar erros e especialmente dicas para HARDWARE, o mais difícil ponto para suporte é sobre hardware.. pois é impossível para mim testar todos os hardwares...
Outro modo é ajudar a construir um tutorial incluindo dicas... ajudar com idéias ou scripts, indicando programas - o Oki encheu de programas nesta versão... HEHEEH - e claro, sempre conseguir adaptar os programas aos temas.
E também conseguir mais ftps, mencionar soluções legais adotadas por outras distros... etc...
Logo irei criar um forum e entaum todos poderão ajudar mais intensamente...

Abs

[10] Comentário enviado por Grobsch em 12/03/2005 - 10:20h

Outro jeito bem legal de participar, em breve será fundamental, é criar os próprios módulos... Em breve vou colocar um programa que permitirá recriar a ISO, entaum os módulos passarão a ser essenciais...
Poucos sabem, mas é possível incluir programas através de módulos no GoblinX - preciso de um tutorial legal, acho que só eu sei aproveitar ao máximo a distro ainda... HEHE - e é facílimo criar um módulo... mais fácil ateh do que criar pacotes...
Vou trabalhar pra terminar rápido o golive, um programa para reconstruir a ISO... leiam a respeito dele no blog...
Assim o usuário poderá incrementar a ISO, colocar suas próprias opções de boot, programas, atualizar kernel e muito mais...

Abs

[11] Comentário enviado por hdoria em 12/03/2005 - 23:22h

nossa.. fiquei realmente interessado, principalmente pela parte dos modulos, apesar de não fazer a mínima idéia de como poderia fazer isso.

Existe algum jeito de trocarmos idéia sem ser por aqui?

[]'s

Hugo

[12] Comentário enviado por Grobsch em 13/03/2005 - 08:08h

Olá, É possível criar módulos dos pacotes do Slackware, de qualquer diretório que vc tenha e mesmo usando módulos antigos do Slax.

[13] Comentário enviado por agk em 14/03/2005 - 16:39h

Parabéns pelo artigo. É com algumas dessas iniciativas que podemos colaborar com o Software Livre e fazer com que cresça e melhore a cada dia mais.

[14] Comentário enviado por faiper em 15/03/2005 - 08:08h

reportar bugs, fazer doações, ajudar a organizar eventos ( em geral organizados por grupos, exp. existem PSL em todo o brasil, ex. psl-ba.softwarelivre.org)


[15] Comentário enviado por jalexandre em 15/03/2005 - 09:36h

Um jeito legal é organizando install fest. Pode ser com seus amigos, digamos
que vc é um usuario da distro-X. Conhece bem, ja configurou, ja apanhou bastante. Agora que vc já conhece, pegue seus amigos, compre umas cervejinhas (mas só se for de maior, hein >:o) chame os amigos, asse uma carninha e .. Instale a distro - X para eles. Faça uma pequena install - fest com seus amigos de faculdade ou da escola! Já é um ótimo começo ;)

[16] Comentário enviado por delmarcs em 06/12/2005 - 17:05h

Este tipo de esclarecimento é fundamental para difusão do software livre.
Parabéns!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts