A importância do ensino de Arte Digital nas comunidades da periferia de São Paulo

Este artigo apresenta como é realizado o trabalho nos Telecentros, sobre o ineditismo do projeto, sua importância para os usuários e a ferramenta de software livre como motor de novas possibilidades.

[ Hits: 12.159 ]

Por: Rosângela Aparecida da Conceição em 22/10/2004


Introdução



NOTA: Esse artigo dá seqüência ao previamente publicado:
O ensino de Arte Digital é algo inédito na periferia de São Paulo. O arrojo da proposta feita pelo projeto Telecentros deve ser vista com bons olhos por aqueles que acreditam no ensino da arte como ferramenta de troca de conhecimentos e aproximação entre as diferentes pessoas desta cidade e do mundo.

Recentemente, iniciei o trabalho de multiplicação para oficineiros da região sul. A maior parte dos participantes conhecem as ferramentas, já tentaram usá-las, mas por falta de conhecimentos as deixavam de lado.

O primeiro passo para o usuário do Telecentro tomar contato com o mundo digital é o curso de informática básica. Daí para frente, outras oficinas são propostas (Arte Digital, Comunicação Comunitária, Pesquisa na Rede, Criação de Sites, Educação Ambiental, Capacitação para Inserção no Mundo do Trabalho e Serviços Públicos na Internet) para o usuário, que pode optar entre uma atividade ou outra, aumentando assim seus conhecimentos em outras áreas.

Neste panorama incluem-se os oficineiros que são os multiplicadores das oficinas, intermediando a atuação da Equipe de Atividades, proponente das oficinas, e os usuários, àquem elas se destinam.

Nas observações que tenho feito diariamente, desde o início do trabalho, venho percebendo, que muitos usuários espontaneamente, buscam através de um trabalho mais artístico, expressar se, desenvolvendo trabalhos criativos, que se instrumentalizados devidamente, mostrariam todo seu talento e potencial criativo.

É neste sentido que vejo a importância do ensino da arte à este usuário, como forma de instrumentalizá-lo com novos conhecimentos, proporcionando ao mesmo o desenvolvimento de suas idéias, exercitando assim sua criatividade e percepção.

Outro fator importante é, que ao mesmo tempo, este usuário tem a oportunidade de usar os softwares livres, até então, com seu uso pouco conhecidos ou utilizados, para a geração de seus trabalhos nos locais mais diversos da periferia de São Paulo, onde sabemos que as oportunidades, são na sua grande maioria, raridades.

By rosangelaap at 29/04/2004 - 18:52 publicado no site www.agentenarede.org

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Arte digital: novas possibilidades com softwares livres

Leitura recomendada

WebCDWrite: O incrível serviço de gravação de CD-R sob demanda via HTTP

Computação Distribuída com TORQUE Resource Manager - Parte 2

MOC - O player de áudio para consoles

Entendendo os codecs, os containers formats e por que o Ogg é tão bom

Clonar FreeBSD pela rede e sem downtime

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 22/10/2004 - 09:52h

Fala ae dom....


POwww show de bola o artigo... mais quero deixar "grifado" o seguinte :

"O ensino de Arte Digital é algo inédito na periferia de São Paulo"

Naum é bem inédito assim, ao menos aqui no Capão Redondo - ZS de São Paulo, os Telecentros foram implementados por um grupo naum governamental chamado Sampa.Org em 1998 se naum me engano... ou seja uns 6 anos.

E depois foi transferido para a prefeitura com o projeto da Marta Suplicy de implementar os telecentros nas periferias.


É isso ai a periferia mostrando que tambêm pode com a informática!.

[2] Comentário enviado por removido em 22/10/2004 - 09:59h

Só complementando...

Quando era pelo Sampa.org os SO das maquinas eram todas M$ a té o servidor... depois que foi para o projeto da prefeitura os foi implementando em todos os micros Linux.

[3] Comentário enviado por removido em 23/10/2004 - 02:35h

Muito bom estes dois artigos teóricos...
Precisamos muito disso pois a partir destas abordagens é que vamos descobrindo novos horizontes para as aplicações livres.
Parabeńs...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts