SliTaz GNU/Linux e as ferramentas do sistema

O SliTaz GNU/Linux é uma distribuição relativamente nova, tendo sua versão 2.0 lançada em 16 de abril de 2009. Possui vários aplicativos próprios, feitos em shell script, para o gerenciamento do sistema. Conheceremos as 4 ferramentas principais da distribuição: o tazpkg (gerenciamento de pacotes), tazlito (criação de variantes), tazusb (criação de LiveUSB) e tazwok (compilação de pacotes).

[ Hits: 30.961 ]

Por: Claudinei Pereira em 29/08/2009


Tazwok



O tazwok é a ferramenta utilizada para compilar programas a partir de seus fontes e criar pacotes específicos para a distribuição. Ela se utiliza de um arquivo receipt (uma receita) com os passos e informações necessárias para baixar os fontes, compilá-los e criar um pacote que possa ser instalado pelo tazpkg.

Esta ferramenta pode ser útil se quisermos, por exemplo, compilar algum programa para o SliTaz com algumas opções de compilação específicas ou para criar pacotes que ainda não existem nos repositórios. Para trabalhar com o tazwok, devemos criar uma cópia local dos repositórios (é necessária a instalação do mercurial):

# tazpkg get-install mercurial
# mkdir /home/slitaz
# cd /home/slitaz
# hg clone http://hg.slitaz.org/wok-stable


Os comandos anteriores instalam o mercurial, criam a pasta /home/slitaz e criam uma cópia local do repositório estável da distribuição. Note que serão criadas várias pastas, uma para cada programa disponível no mirror, e dentro de cada uma delas haverá, no mínimo, um arquivo receipt, que pode ser modificado conforme suas necessidades.

Após as modificações, utilize o comando "tazwok cook nome-do-programa" para que o programa seja compilado e um pacote seja criado a partir dele. Os pacotes criados estarão localizados em /home/slitaz/packages.

A descrição da criação de pacotes para o SliTaz seria algo um tanto quanto extenso. Por isso, para maiores informações , consulte a documentação existente. Para outras informações sobre o tazwok, veja o manual da ferramenta.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Tazlito
   3. Tazusb
   4. Tazwok
   5. Conclusão, agradecimentos, pedido de desculpas e links
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

VPN com Openswan e Iptables (fazendo NAT)

Minha experiência com Linux

Spreading Linux de fato! Case "Heavy-User"

Desbravando o mundo do Software Livre

FwLogWatch - Analisando Registros do IPtables

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 27/09/2009 - 12:26h

Legal, pois, é uma distribuição para PCs com poucos recursos!!!

Show de bola!!! Abraços!!!

http://reprogramandovoce.blogspot.com

[2] Comentário enviado por rod-vepea em 01/01/2014 - 11:51h

Para evitar a criação de um novo tópico, preciso saber se posso manifestar meu questionamento específico neste espaço de comentários. A dúvida e sobre configurar a internet via pppoe-setup no SliTaz 4.0. Caso não haja resposta vou criar o tópico com maiores detalhes. Desde já agradeço.

[3] Comentário enviado por kaifas em 02/01/2014 - 08:40h

Olá,

Por favor verifique se os passos descritos em http://doc.slitaz.org/pt:handbook:networkconf#conexao-pppoe-em-modo-kernel podem te ajudar.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts