SliTaz GNU/Linux e as ferramentas do sistema

O SliTaz GNU/Linux é uma distribuição relativamente nova, tendo sua versão 2.0 lançada em 16 de abril de 2009. Possui vários aplicativos próprios, feitos em shell script, para o gerenciamento do sistema. Conheceremos as 4 ferramentas principais da distribuição: o tazpkg (gerenciamento de pacotes), tazlito (criação de variantes), tazusb (criação de LiveUSB) e tazwok (compilação de pacotes).

[ Hits: 30.947 ]

Por: Claudinei Pereira em 29/08/2009


Tazlito



O Tazlito foi concebido para permitir a fácil criação de flavors (variantes) da distribuição. Com ele é possível criar um novo LiveCD a partir de um sistema instalado ou a partir de uma variante já existente.

A forma mais simples de utilização se dá pela opção gen-liveflavor. Por exemplo, podemos executar uma sessão LiveCD do SliTaz, atualizar os pacotes disponíveis e instalar mais alguns outros:

# tazpkg recharge && tazpkg upgrade
# tazpkg get-install gimp
# tazpkg get-install inkscape


Após isto, basta rodar o seguinte comando:

# tazlito gen-liveflavor

Será criado um novo LiveCD contendo o gimp, o inkscape e suas respectivas dependências. Após isto, basta usar o Burnbox para gravar a imagem ISO gerada ou o comando:

# tazlito burn-iso

Podemos, também, usar um flavor já existente e, a partir dele, criar nosso LiveCD. Esta abordagem possui mais passos, porém oferece maior controle sobre o resultado final. Comecemos listando as variantes disponíveis:

# tazlito list-flavors --recharge

Serão listados os flavors existentes. Vamos trabalhar com o chamado justX, que traz apenas um desktop LXDE sem outros programas adicionais:

# tazlito get-flavor justX

Este comando cria a pasta de trabalho /home/slitaz/distro e os arquivos distro-packages.list e tazlito.conf. Primeiro, vamos nos certificar que a lista de pacotes da variante está atualizada:

# tazlito check-list

Caso a lista esteja atualizada, podemos passar ao trabalho de construção de nosso próprio flavor. O primeiro passo é adicionar ou remover pacotes listado no arquivo distro-packages.list. Como exemplo, podemos remover o leafpad-0.8.16 e adicionar o firefox-3.0.10 (é importante adicionar os pacotes com sua versão, o que pode ser listado com o comando tazpkg search nome-do-pacote).

Poderia-se parar por aqui, mas ainda há a possibilidade de adicionar arquivos ao LiveCD que queremos criar. Dentro da pasta /home/slitaz/distro/addfiles há outras duas pastas, rootcd e rootfs. A primeira conterá os arquivos do LiveCD (readmes, ajudas em html etc) e a segunda os arquivos que estarão no sistema de arquivos da distribuição. Digamos que, por exemplo, você queira que seu hostname seja vivaolinux. Para isto bastaria adicionar os arquivos hostname e hosts modificados na pasta rootfs (respeitando a hierarquia de diretórios):

# touch /home/slitaz/distro/addfiles/rootfs/etc/hostname
# touch /home/slitaz/distro/addfiles/rootfs/etc/hosts
# echo "vivaolinux" > /home/slitaz/distro/addfiles/rootfs/etc/hostname
# echo "127.0.0.1   localhost vivaolinux" > /home/slitaz/distro/addfiles/rootfs/etc/hosts


Após as modificações desejadas, basta gerar o LiveCD com o comando "tazlito gen-distro" e gravar a ISO gerada com o "tazlito burn-iso". Para criar um arquivo flavor com a descrição destas modificações (para utilizar mais vezes sem repetir todos os passos), basta rodar o comando tazlito gen-flavor e gravar em algum local o arquivo .flavor gerado.

Maiores informações podem ser encontradas no Manual do tazlito.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Tazlito
   3. Tazusb
   4. Tazwok
   5. Conclusão, agradecimentos, pedido de desculpas e links
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

O que é GNU Social? Porquê usar?

Instalando o PostgreSQL no Slackware

Extreme Programming e sua relação com Software Livre

Criando vídeo com características de DVD

Cover Thumbnailer - Miniaturas de CDs nas pastas de músicas e imagens, miniaturas de vídeos com o Totem

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 27/09/2009 - 12:26h

Legal, pois, é uma distribuição para PCs com poucos recursos!!!

Show de bola!!! Abraços!!!

http://reprogramandovoce.blogspot.com

[2] Comentário enviado por rod-vepea em 01/01/2014 - 11:51h

Para evitar a criação de um novo tópico, preciso saber se posso manifestar meu questionamento específico neste espaço de comentários. A dúvida e sobre configurar a internet via pppoe-setup no SliTaz 4.0. Caso não haja resposta vou criar o tópico com maiores detalhes. Desde já agradeço.

[3] Comentário enviado por kaifas em 02/01/2014 - 08:40h

Olá,

Por favor verifique se os passos descritos em http://doc.slitaz.org/pt:handbook:networkconf#conexao-pppoe-em-modo-kernel podem te ajudar.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts