Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?

Um sistema de informação geográfica (SIG) é uma solução completa que permite a análise, a gestão ou representação do espaço, dos elementos e dos fenômenos que nele ocorrem. Neste material, apresento as principais soluções de softwares livres e proprietários para uma discussão sobre quando utilizar cada um deles.

[ Hits: 1.214 ]

Por: Diego Mendes Rodrigues em 29/09/2020 | Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/


Considerações Finais



Existem diversas alternativas em softwares livres para os sistemas de informações geográficas no ambiente desktop, como GRASS, gvSIG, QGIS, SPRING, TerraView, uDig, junto com soluções para WEBmaping aderentes aos parões abertos e interoperáveis da OGC (Open Geospatial Consortium), como GeoServer, MapServer, aliados aos bancos de dados geográficos PostgreSQL/PostGIS, MySQL Spatial, dente outros.

Para a criação de sistemas on-line, costuma-se também utilizar as bibliotecas OpenLayers ou Leaflet, o que nos viabiliza entregar boas opções para usuários finais que não desejam utilizar alternativas licenciadas, no sistema operacional desejado, sendo ele o Linux ou o Windows.

Outro ponto importante que não foi mencionado anteriormente neste artigo, está a criação de catálogos de metadados servidos e informações geoespaciais.

Os metadados geoespaciais têm como objetivo descrever as características, possibilidades e limitações dos dados geoespaciais através de informação estruturadas e documentadas, possibilitando a criação de repositórios de dados dessa natureza, os quais podem ser encontrados pelos usuários através de um mecanismo de busca geográfico ligado a diversos serviços, páginas e portais especificamente direcionados a este fim.

Complementar a essa informação, temos os dados espaciais que consistem de bases cartográficas em diversas escalas, dados geodésicos, bem como atlas e mapas temáticos relativos às áreas de geografia e meio ambiente, os quais requerem, portanto, documentação consistente e padronizada, que possibilitem seu uso correto por parte da comunidade de usuários.

Uma solução que costuma ser utilizada para esse propósito o software livre GeoNetwork, sendo uma aplicação de catalogação livre e de código aberto para recursos referenciados espacialmente.

Quanto aos softwares proprietários, temos os da Hexagon Geospatial, como GeoMedia, ERDAS IMAGINE, ImageStation, GeoMedia WebMap, Geospatial SDI, ERDAS APOLLO, dentre outros.

Voltado para SIG e sensoriamento remoto, temos também ENVI, que funciona no Windows ou no Linux. Dentre os bancos de dados geográficos, podemos destacar o Oracle/Locator, Oracle/Spatial, SQL Server Spatial. Por último, embora seja a solução mais abrangente dentre as comerciais, está a Plataforma ArcGIS, disponibilizada pela Esri, com softwares desktop, enterprise, on-line e móveis.

Devo destacar também um software de ETL (Extract, Transform, Load - em português: Extrair, Transformar, Carregar), que visa trabalhar com toda a parte de extração de dados de fontes externas, transformação para atender às necessidades de negócios, e finalmente carga dos dados dentro do Data Warehouse, ou dos bancos de dados geoespaciais. Este software é o FME Desktop, sendo ele flexível e parametrizável, possibilitando a criação processos de transformações com a tecnologia drag and drop.

No Brasil, existem alguns sites onde podemos descarregar informações geográficas de forma gratuita, como o IBGE, INCRA, SICAR, INPE, dentre outros. No âmbito internacional, podemos baixar as imagens LandSat, Sentinel, além do arruamento no OpenStreetMap.

Espero que você tenha gostado desse material apresentado.

Qual tipo de solução você utiliza, livre ou proprietária?

Você possui algum site com informações geográficas? Compartilhe conosco!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Softwares Livres
   3. Softwares Proprietários
   4. Considerações Finais
Outros artigos deste autor

Instalar o Ubuntu Server

GoAccess - Analisador de log em tempo real do Apache

KeePassXC - Gerenciador de Senhas de Código Aberto Voltado à Comunidade

ISPConfig 3.1 - Instalação no Debian 9

Instalar o Nagios 4 no Ubuntu ou Debian

Leitura recomendada

Instalando Debian através de um win32 executável

O que evoluiu no Linux de hoje?

Ubuntu + Zoneminder = Solução Livre para CFTV

Slides em PDF com o LaTeX

Rust - Uma nova linguagem de programação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 29/09/2020 - 20:11h

Excelente artigo parabéns.

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 30/09/2020 - 13:18h


Muito bom mesmo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[3] Comentário enviado por izaias em 30/09/2020 - 17:20h

Não sabia que existia software livre para este segmento.
SL está se tornado tendência e com abrangência!

Parabéns pelo artigo! Muito esclarecedor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts