Monitorando interface IPMI

O Intelligent Platform Management Interface (IPMI) é um padrão usado para gerenciar um sistema de computador e monitorar seu funcionamento, mesmo em stand by, ou seja, não depende do sistema operacional. O que permite que administradores gerenciem remotamente os recursos de hardware antes mesmo de ter iniciado o sistema operacional.

[ Hits: 33.847 ]

Por: Janssen dos Reis Lima em 11/07/2012 | Blog: http://janssenlima.blogspot.com


Introdução



Hoje falarei sobre um tipo de monitoramento muito importante que quase nunca é abordado, o monitoramento de hardware com interface IPMI disponível.

O Intelligent Platform Management Interface (IPMI) é um padrão usado para gerenciar um sistema de computador e monitorar seu funcionamento. Seu desenvolvimento foi liderado pela Intel e hoje em dia é suportado por mais de 200 fabricantes de hardware.

Seu funcionamento não depende de um sistema operacional, o que permite que os administradores gerenciem remotamente os recursos de hardware antes mesmo de ter iniciado o sistema operacional. Por exemplo, podemos monitorar via IPMI temperaturas do sistema, voltagens, ventoinhas (FAN), fontes de alimentação, intrusão do chassi, etc.

Quem quiser aprofundar-se mais em IPMI, sugiro a leitura no site da Intel. Creio que os mais interessados são os Administradores de Data Center e Administradores de Sistemas críticos.

Uma interface IPMI coleta as informações utilizando sensores que são os responsáveis por disponibilizar estas informações em tempo real.

Um hardware que possui interface IPMI, geralmente disponibiliza um frontend WEB para gerenciamento remoto. Exemplos são: IMM, da IBM; iLO, da HP; DRAC, da Dell, entre outros. Faça uma busca no Google Images para visualizar o frontend WEB desses gerenciadores.

Para demonstrar o funcionamento básico de coleta de informação de uma interface IPMI, eu utilizei um servidor IBM System x3550 M3, que tem um frontend WEB de monitoramento chamado IMM (Integrated Management Module).

Veja na imagem abaixo o frontend WEB da IMM. Este servidor possui uma placa ethernet para gerenciamento remoto, na qual podemos obter informações dos sensores IPMI e essas informações podem ser visualizadas no painel do servidor, ou remotamente na interface WEB.

Existe um pacote para GNU/Linux chamado ipmitool, que é um utilitário para controlar dispositivos IPMI habilitados. Neste artigo, você verá como é feita a instalação e como seu uso é simples.

A partir dos conhecimentos desta ferramenta, você poderá criar scripts e até mesmo utilizar alguma ferramenta integrada de monitoramento, como o Zabbix, que tem suporte nativo para interfaces IPMI.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
Outros artigos deste autor

Samba 4 - Configurado para reportar a diferentes redes

Phoronix Test Suite - Um framework para benchmark

Leitura recomendada

Usando o apt-file do Debian

Gravando um CD multiseção

Easter Eggs em Linux

Instalando Debian através de um win32 executável

Scribus 1.1.6: A opção Linux para Adobe PageMaker, QuarkXPress e InDesing

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 11:59h

Ótimo artigo... Parabéns...

Mas tenho uma dúvida. É necessário que o ipmitool esteja instalado nas duas máquinas?

[2] Comentário enviado por janssenreis em 11/07/2012 - 12:42h

Obrigado pelo comentário.

Não é necessário, pois as interfaces IPMI não dependem de sistema operacional. Isso quer dizer que você pode monitorar o hardware mesmo com ele em stand by.

[3] Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 13:10h

hum... É que estou tentando testar em casa. Tenho um notebook com Debian 6 e um desktop com Sabayon 9 ambos conectados a mesma reder.

usando o comando no notebook

#ipmitool -I lan -H 10.0.0.100 -U <user_desktop> -P <password_desktpo> -a sensor

mas da um erro:

"Error: Unable to establish LAN session
Get Device ID command failed
Unable to open SDR for reading"

Como resolvo isso.



[4] Comentário enviado por janssenreis em 11/07/2012 - 14:17h

Tsuriu,

Essa mensagem é quando não consegue contecar-se a interface IPMI.

O seu hardware tem suporte a IPMI? Se tiver, o usuário e a senha que você tem que usar é a de acesso a interface IPMI, e não o usuário e senha de acesso ao sistema operacional.

[5] Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 15:35h

Desculpa minha ignorância... Mas como eu posso ver se meu hardware tem suporte a IPMI, e qual é o usuário e senha da interface.

[6] Comentário enviado por tsuriu em 11/07/2012 - 15:49h

Acabei de ver, usei o dmidecode... A saida foi

"# dmidecode 2.9
SMBIOS 2.5 present.
"

Creio que significa que tem suporte... Mas como eu descubro o usuário e a senha...?!


[7] Comentário enviado por janssenreis em 11/07/2012 - 16:39h

Essa interface em sua maioria está disponível para servidores. Você pode verificar no manual da placa-mãe de seu computador. Geralmente, quando a placa-mãe tem suporte à IPMI, há mais de 1 placa de rede.

dmidecode exibe uma descrição dos componentes do sistema de hardware, bem como outras informações como números de série e revisão da BIOS. Isso não quer dizer que seu hardware tem suporte a IPMI.

Uma dica que eu te dou, se você quiser monitorar os sensores disponíveis na sua placa-mãe (como temperaturas, velocidades de FAN e voltagem), é utilizar o lm_sensors.

O lm_sensors depende do sistema operacional funcionando. O IPMI tem a vantagem de não depender do sistema operacional, o que economiza na utilização dos recursos computacionais.

[8] Comentário enviado por igor_rocha em 05/08/2012 - 11:45h

Muito interessante!

[9] Comentário enviado por Mc.Eagle em 17/12/2016 - 13:55h

Excelente artigo! Li também alguns de seus artigos no seu site. Força e honra!

[10] Comentário enviado por Mc.Eagle em 17/12/2016 - 19:09h

Comprei seu livro sobre o Zabbix, parece muito bom.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts