K12LTSP - Executando o Mozilla antes do GDM

Esse recurso é muito útil quando queremos que nosso terminal Linux tenha acesso somente ao Mozilla. Essa idéia foi retirada do projeto kiosk (kiosk.mosdev.org) e tem sido de grande utilidade para alguns de meus clientes.

[ Hits: 10.060 ]

Por: Sérgio Cioban Filho em 26/07/2004 | Blog: http://cioban.googlepages.com


Introdução



Eu testei isso com o K12LTSP 4.0 (Fedora Core 1) com GDM, mas acho que deve funcionar em qualquer distro que use o GDM.

Mãos à obra!

Abra um terminal como root e entre no diretório:

# cd /etc/X11/gdm/Init

Abra o arquivo Default com seu editor de textos favorito e adicione a linha a seguir no começo do arquivo:

/usr/bin/mozilla -height 600 -width 800 http://www.teste.com.br

O que eu fiz foi chamar o Mozilla com algumas opções, como -height 600 -width 800 para que ele rode em 800x600 e logo depois coloquei o site que o Mozilla irá abrir, você poderá alterar isso como quiser.

OBS: O Mozilla abrirá sem borda e título, sendo assim você não poderá fechá-lo como de costume (clicando no X), nem maximizá-lo ou colocá-lo na barra. Mas se fechá-lo no menu Arquivos => Sair, aparecerá a tela do GDM para efetuar login normalmente.

OBS2: Um problema que encontrei foi com relação aos perfis do Mozilla. Não consegui executá-lo em todos os computadores com o mesmo perfil, tive que criar um perfil para cada PC, mas depois de ligados e dentro do Mozilla funcionaram muito bem. Se alguém souber como resolver isso ou tiver alguma dúvida ou sugestão, me mande um e-mail [email protected]

É isso,

Sérgio Cioban Filho
RedCon - Redes e Conectividade

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Instalando o Linux em HD SATA (SCSI)

Leitura recomendada

XFCE 4.4 - Desktop alternativo a dupla KDE/Gnome

Burg - Gerenciador de Boot

Software Manivela VS Software Modinha

Para o usuário leigo, qual o melhor: Kurumin ou Ubuntu?

Ripando CDs de audio no Debian e derivados

  
Comentários
[1] Comentário enviado por knowlink em 26/07/2004 - 17:05h

E se realmente quiser fazer um quioske, vale a pena ler esse artigo do Piter Punk (quem não ouviu falar nele?). Não é um artigo completo, ou seja, se você fizer só o que está escrito no artigo vai ficar com alguns problemas ;) Mas dá para ter uma idéia geral de como fica, até mais.
http://www.linuxit.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=321

KnowLink

[2] Comentário enviado por mandark_br em 27/07/2004 - 13:16h

Uma pequena correção: kiosk.mozdev.org

Na notícia, mozdev está escrito com S.

[3] Comentário enviado por nelsonvn em 25/11/2004 - 21:44h

Interessante, mas sabia que você pode executar qualquer aplicativo ou jogo diretamente quando inicia o X? Basta você alterar o arquivo ~/.xinitrc ou criar um novo arquivo (com o mesmo nome: .xinitrc) com o comando de iniciar o seu aplicativo.
Por exemplo: Eu edito esse arquivo, escrevendo apenas "exec ut2004", então eu salvo-o e quando digito "startx" na linha do console-texto, ele inicia diretamente o jogo Unreal Tournament 2004! Assim como você pode escrever "exec mozilla" no seu arquivo .xinitrc e ele iniciará apenas o mozilla ao digitar startx!
E ao sair do aplicativo ou do jogo, a interface X se desligará junto. É bem interesante isso. Espero que tenham entendido... :)
[]'s

[4] Comentário enviado por lforte em 18/02/2006 - 06:24h

Eu também estou tendo o mesmo problema nos laboratórios de informática que administro numa escola... Só que no meu caso, (acho que no seu tb) eu tenho que configurar o proxy no mozilla toda vez que eu crio um novo usuário!!!
Já tentei copiar a pasta .mozilla de um usuário com o mozilla já configurado para o /etc/skel (pasta onde pode-se colocar arquivos que irão para a pasta dos novos usuários), mas não dá muito certo pq ele tem uma frescura perfil de usuário... Ae ele abre uma janela pra escolher o perfil da lista (que no caso só tem o default), o que eu fiz foi excluir o default e reiniciar o mozilla... ae ele entra com as configurações que eu fiz...

Não é muito pratico, mas é mais prático do que ter que ficar configurando o proxy nas preferencias do browser!!!

Se alguem souber algo mais pratico, por favor me avise TAMBEM!!! uehueheu


Contribuir com comentário