Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?

Um sistema de informação geográfica (SIG) é uma solução completa que permite a análise, a gestão ou representação do espaço, dos elementos e dos fenômenos que nele ocorrem. Neste material, apresento as principais soluções de softwares livres e proprietários para uma discussão sobre quando utilizar cada um deles.

[ Hits: 1.211 ]

Por: Diego Mendes Rodrigues em 29/09/2020 | Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/


Softwares Proprietários



Atuando com empresas que possuem softwares de geotecnologias em sua rotina, observo que eles costumam possuir softwares proprietários provenientes de duas empresas:
  • Hexagon Geospatial - Existem os softwares desktop e enterprise oferecidos pela Hexagon, mas no mercado brasileiro ela se destaca através do ERDAS IMAGINE, um software desktop voltado ao Sensoriamento Remoto, ou seja, o processamento de imagens de satélite. Vale ressaltar que essa empresa possui sistemas enterprise totalmente alinhados com os padrões internacionais de interoperabilidade da OGC - Open Geospatial Consortium, como os webservices WMS, WFS, CSW, dentre outros, mas que ainda não estão realmente consolidados no Brasil. (Site de apoio: Hexagon Geospatial).
  • ENVI - Solução completa para visualização, exploração, análise e apresentação de dados na área de Sensoriamento Remoto/SIG, combinando ferramentas com facilidade de uso e velocidade de processamento de imagens. Esta solução é bastante utilizada no Brasil para as ações de processamento de imagens de satélite. (Site de apoio: ENVI - Environment for Visualizing Images - SulSoft).
  • Esri - Empresa americana especializada na produção de soluções para a área de informações geográficas, sendo líder mundial em sistemas de informação geográfica. Esta empresa possui a plataforma ArcGIS, sendo esta muito completa para mapeamento e análises de informações tabulares e geoespaciais, focando em áreas como: análise espacial, imageamento e sensoriamento remoto, mapeamento e visualização, SIG em tempo real, SIG em 3D, coleta e gerenciamento de dados, dentre outras. Nesta área de softwares proprietários, iremos discutir as soluções ArcGIS. (Sites de apoio: Sobre o ArcGIS | Plataforma de Mapeamento & Análises e Esri: Software de Mapeamento).

ArcGIS Pro

Parte da Nuvem Geoespacial da Esri, o ArcGIS Pro é uma aplicação GIS desktop, proporcionando a visualização de dados, análises avançadas e a manipulação de dados 2D e 3D e uma única plataforma.

Ele oferece visualizações, análises, processamento de imagens, gerenciamento e integração de dados, estando totalmente conectado com a plataforma ArcGIS e suportando o compartilhamento de dados entre o ArcGIS Online e o ArcGIS Enterprise através do Web GIS.

  • Cartografia e Visualização - Trabalhe com ferramentas de cartografia em qualquer escala de mapa, podendo criar mapas 2D e 3D para impressão, utilização em aplicações, painéis de gestão e na WEB.
  • Integre dados de diversas fontes - Você pode combinar dados de diversos formatos e fontes. O ArcGIS Pro suporta diferentes padrões, garantindo a inclusão de qualquer dado que você tenha, inclusive provenientes de serviços OGC.
  • Edite e analise seus dados - Simplifique a edição e análise de dados com ferramentas contextualizadas desta plataforma. Experimente análises 2D e 3D, ou automatize seus trabalhos com ModelBuilder e o Python.

Linux: Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?
Linux: Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?
Linux: Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?

ArcGIS Online

Você pode conectar pessoas, localizações e dados utilizando mapas interativos criados com o ArcGIS Online. Ele viabiliza estilos de dados dinâmicos e ferramentas de análise intuitivas que entregam inteligência de localização ao seu usuário final. Podemos compartilhar nossas perspicácias com os grupos mundiais ou específicos, de acordo com as necessidades de cada negócio.

Baseado na nuvem

Como o ArcGIS Online é software como serviço (SaaS), baseado na nuvem, pode ser utilizado a qualquer hora, em qualquer lugar. Desta forma, seus mapas são dimensionados de modo que centenas, ou até milhões de pessoas, possam interagir com eles ao mesmo tempo.

A Esri cuida das atualizações de software e manutenção para que você esteja livre para se concentrar em seu trabalho e disponibilizar seus mapas e informações para seus clientes.

Seguro e Privado

Confiável até mesmo nos setores mais regulamentados do mundo corporativo, ou nosso governo, o ArcGIS Online obtém continuamente certificações de segurança e privacidade. Ele é resiliente, redundante e arquitetado desde o início com a segurança em mente.

Pronto para Enterprise

O ArcGIS Online atende aos seus requisitos de Tecnologia da Informação, incluindo segurança, autenticação e privacidade. Ele também fornece registros, além de outros relatórios avançados para que você possa acompanhar as atividades da sua organização. Você também pode integrar seu sistema de autenticação enterprise já existente.
Linux: Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?
Linux: Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?

ArcGIS Enterprise

Com a Plataforma ArcGIS Enterprise você pode fortalecer sua empresa, pois ele se propõe a ser um sistema completo para todas as necessidades espaciais do seu negócio, disponibilizando ferramentas para criação de mapas, análise de dados, resolução de problemas e compartilhamento de dados espaciais.

Ela é compatível com os sistemas de segurança e de nuvem da sua organização, suportando as atividades e a entrega de resultados de sua empresa.

Dentre suas principais características, podemos destacar:
  • Gerenciamento de dados - Possibilita a conexão dos dados existentes da organização com os dados disponíveis na plataforma para uso.
  • Mapeamento e Visualização - Visualize os seus dados espacialmente, adicionando a vertente geográfica como um critério para a tomada de decisões dos seus negócios.
  • Análises e Descobertas - Desenvolva análises com ferramentas do ArcGIS Enterprise que auxiliam a identificar padrões, tendências e anomalias nos dados. Descubra o poder dos seus dados por meio de análise de imagens, big data e dados em tempo real.
  • Compartilhamento - Compartilhe suas informações dentro de sua organização e tome decisões baseadas em dados. Forneça os dados nas mãos de quem precisa, quando eles precisam.

Site de apoio: ArcGIS Enterprise | Plataforma Corporativa de Mapeamento GIS

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Softwares Livres
   3. Softwares Proprietários
   4. Considerações Finais
Outros artigos deste autor

Truques úteis de linha de comando Linux para iniciantes

Linux Lite - Distribuição Leve baseada no Ubuntu

Usando o cURL - Client URL

Storj - Armazenamento na Nuvem utilizando a tecnologia Blockchain

Instalando MariaDB no Debian e Ubuntu

Leitura recomendada

Impressora JPG no Linux compartilhada para Windows

Truques e dicas para o Acer Aspire One e o Linpus Linux Lite

Jopen, não se preocupe mais em descobrir qual aplicativo usar

Mensageiro instantâneo

Instalando o Slackware em PC antigos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 29/09/2020 - 20:11h

Excelente artigo parabéns.

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 30/09/2020 - 13:18h


Muito bom mesmo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[3] Comentário enviado por izaias em 30/09/2020 - 17:20h

Não sabia que existia software livre para este segmento.
SL está se tornado tendência e com abrangência!

Parabéns pelo artigo! Muito esclarecedor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts