Melhores Distribuições Linux Voltadas Para Servidores

Sabemos que as distribuições Linux são excelentes opções como sistema operacional a serem utilizadas em servidores, para as mais diversas necessidades. Neste artigo, irei apresentar as 7 principais distribuições utilizadas com essa finalidade atualmente.

[ Hits: 2.580 ]

Por: Diego Mendes Rodrigues em 26/01/2021 | Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/


Introdução



Sabemos que as distribuições Linux são excelentes opções como sistema operacional a serem utilizadas em servidores, para as mais diversas necessidades. Com estas opções, economizamos dinheiro no licenciamento e na manutenção do software, por utilizarmos o software livre na maioria das vezes.

Mesmo assim, continua existindo a seguinte dúvida: quais as melhores opções e distribuições que eu posso utilizar?

Deixando de lado os gostos e escolhas pessoais, realizei uma pesquisa testando dezenas de distribuições Linux, para compilar nossa lista mais recente das principais distribuições para servidores Linux.

As características a seguir, sem uma ordem específica, qualificaram uma distribuição de servidores Linux para sua inclusão nesta lista: facilidade de instalação e uso, custo, suporte comercial disponível e confiabilidade do data center.

Ubuntu Server

No topo de quase todas as listas relacionadas ao Linux, o Ubuntu (baseado no Debian) está em uma categoria à parte. O Ubuntu da Canonical supera todas as outras distribuições de servidor Linux, desde sua instalação simples, até sua excelente descoberta de hardware e seu suporte comercial de classe mundial, portanto, o Ubuntu define um padrão forte que é difícil de igualar.

A versão LTS mais recente do Ubuntu, Ubuntu 20.04 LTS "Focal Fossa", estreou em abril de 2020 utilizando o GDM como gerenciador de exibição padrão e GNOME como área de trabalho padrão. O Ubuntu 20.04 LTS também apresenta o Kernel Linux 5.4 (ou superior), bem como ferramentas de implantação e gerenciamento para ajudar a implantar aplicativos distribuídos mais rapidamente, seja em nuvens privadas, nuvens públicas, servidores x86, ARM ou POWER.

O Ubuntu lançou a versão 20.10 "Groovy Gorilla" em outubro de 2020, com aplicativos atualizados e novas adições ao GNOME. Contudo, a 20.10 não é uma versão LTS, portanto, receberá suporte por apenas 9 meses. As versões LTS são lançadas a cada dois anos e incluem cinco anos de suporte comercial para a edição Ubuntu Server. Portanto, se você está procurando uma solução de longo prazo, é recomendável que você utilize o Ubuntu 20.04 LTS.
Linux: Melhores distribuições Linux voltadas para servidores

Red Hat Enterprise Linux

Embora a Red Hat tenha começado como a "pequena empresa Linux que poderia", seu sistema operacional para servidores Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é agora uma das melhores opções quando buscamos distribuições para data centers. Sendo um queridinho Linux das grandes empresas em todo o mundo, com suas constantes inovações e um suporte ininterrupto da Red Hat, incluindo dez anos de suporte para os principais lançamentos, farão você sempre desejar continuar em contato com essa empresa.

O RHEL é baseado na comunidade do Fedora, sendo dirigido pela comunidade, patrocinado pela Red Hat. O Fedora é atualizado com mais frequência do que o RHEL e serve como uma distribuição Linux de ponta em termos de recursos e tecnologia, mas não oferece a estabilidade, a duração e a qualidade do suporte comercial, pelo qual o RHEL é conhecido.

Em desenvolvimento desde 2019, o Red Hat Enterprise Linux 8 (RHEL 8) fez sua estreia oficial em maio de 2019, e a principal atualização oferece melhorias de escalabilidade para empresas. A versão mais recente do Red Hat Enterprise Linux, RHEL 8.3, estreou em outubro de 2020.
Linux: Melhores distribuições Linux voltadas para servidores

SUSE Linux Enterprise Server

O SUSE Linux Enterprise Server (SLES) de propriedade da Micro Focus (mas distribuído de forma independentemente) é estável, fácil de se manter e de atualizar, oferecendo um suporte de resposta rápida 24 horas por dia, 7 dias por semana, para os administradores que não possuem tempo ou paciência para longos chamados de suporte técnico para a resolução de problemas. As equipes de consultoria do SUSE te ajudam a cumprir seus SLAs e deixar seus clientes mais tranquilos e felizes.

Semelhante ao RHEL, que é baseado em uma distribuição de código aberto, o Fedora, o SLES é baseado na distribuição openSUSE Linux, sendo esta também de código aberto, sendo que o SLES é focado na estabilidade com as tecnologias atuais.

A versão atual do SUSE Linux Enterprise Server 15 Service Pack 2 (SLES 15) foi disponibilizada em julho de 2020, sendo um sistema multimodal que abre o caminho para transformações na área de TI. O sistema operacional multimodal torna as infraestruturas mais eficientes, fornecendo uma plataforma atraente para os desenvolvedores de software e administradores de sistemas.

O SUSE Linux Enterprise Server é otimizado para ser executado como um servidor virtual de alto desempenho, nos principais ambientes de virtualização e de computação na nuvem, oferecendo o suporte a um número ilimitado de máquinas virtuais, por sistema físico, com uma única assinatura.
Linux: Melhores distribuições Linux voltadas para servidores

Debian

Se você está confuso com a inclusão do Debian aqui, não fique! O Debian não oferece suporte comercial formal, mas qualquer pessoa pode se conectar com os consultores experientes no Debian ao redor do mundo, através da página de consultores. O Debian se originou em 1993 e gerou mais distribuições filhas do que qualquer outra distribuição-pai do Linux, incluindo Ubuntu, Linux Mint e Vyatta, dentre muitas outras.

O Debian continua sendo uma opção popular para aqueles que valorizam a estabilidade em relação aos recursos mais recentes. A versão estável mais recente do Debian, Debian 10 (codinome "Buster") foi lançada em junho de 2019 e terá suporte por cinco anos.

O Debian Buster 10.7 utiliza o Linux Kernel 5.10, PHP 7.3, GCC 8.3 e o Python 3.7, além de substituir o MySQL pelo MariaDB como seu banco de dados padrão. Ele também possui as versões mais atualizadas do Apache, LibreOffice, Perl, Xen Hypervisor, além dos ambientes para desktop GNOME e o Xfce.
Linux: Melhores distribuições Linux voltadas para servidores

Oracle Linux

Se você não sabia que a Oracle produz sua própria distribuição Linux, você não está sozinho. O Oracle Linux (anteriormente Oracle Enterprise Linux) é o Red Hat Enterprise Linux fortificado com o Kool-Aid especial da própria Oracle, bem como vários aplicativos da Oracle que foram adicionados.

A distribuição Linux da Oracle compete diretamente com as distribuições de servidores da Red Hat Linux, de maneira bastante eficaz, já que o suporte adquirido pela Oracle é metade do valor da Red Hat.

Otimizado para os bancos de dados da Oracle, o Oracle Linux é um grande concorrente no mercado de Linux empresarial. Se você executa bancos de dados Oracle e deseja executá-los no Linux, já sabe o que fazer: entre em contato com a Oracle. O preço do modelo de uso é equivalente ao da Red Hat.
Linux: Melhores distribuições Linux voltadas para servidores

Arch Linux

Uma distribuição Linux simples e leve, o Arch Linux foi definitivamente projetado para usuários Linux mais competentes. Essa distribuição não fornece o nível de suporte e facilidade de uso que outros sistemas operacionais de servidor Linux oferecem, mas isso não significa que não pode ser utilizada como um servidor para administradores mais experientes.

Os interessados em usar o Arch como servidor, devem conhecer o site do Arch Linux Server.

Assim com a distribuição Gentoo Linux, o Arch Linux utiliza um modelo de lançamento contínuo, o que significa que as atualizações regulares do sistema são tudo o que é necessário para se manter atualizado, com os mais recentes componentes e pacotes desse sistema.

O gerenciador de pacotes "pacman" desenvolvido internamente pelo Arch Linux, fornece atualizações para os aplicativos e software mais recentes, com total rastreamento de dependências, sendo que, as atualizações do Arch Linux tendem a seguir o ritmo dos lançamentos do kernel Linux, para fornecer suporte de hardware ideal e simplificado.

A equipe de desenvolvimento do Arch Linux normalmente atualiza a distribuição do servidor Linux em uma cadência mensal, com o kernel mais recente e os pacotes básicos dos repositórios de pacotes. A versão atual Arch Linux 2021.10.01, chegou em outubro de 2021 e incluiu o kernel Linux 5.8.
Linux: Melhores distribuições Linux voltadas para servidores

Slackware

Embora não seja geralmente associado com distribuições comerciais, o Slackware Linux mantém relacionamentos com várias empresas que oferecem o suporte pago.

Uma das primeiras distribuições de servidores Linux, disponíveis com seu lançamento original em 1993, o Slackware tem uma base de fãs extensa e fiel. Seus desenvolvedores lançam novas versões a cada ano, até 2016, sendo a mais recente o Slackware 14.2, tendo sido lançado no início de julho de 2016.
Linux: Melhores distribuições Linux voltadas para servidores
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Ubuntu Linux 20.04.1 LTS

MultiCD - Diversas Distribuições no mesmo DVD/Pendrive

Leitores de e-Books no Linux

Instalar o GeoServer no Ubuntu

Adicionar mensagens iniciais no terminal nas sessões de sudo

Leitura recomendada

Usando variáveis de ambiente

Detecção de intrusos (IDS), conceitos e implantação do SNORT

GNU/Linux, querido software livre

Como instalar o LAMP no openSUSE Leap e Tumbleweed

Lógica para Computação - Parte V

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 26/01/2021 - 21:58h


Excelente Artigo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[2] Comentário enviado por removido em 27/01/2021 - 11:55h

Excelente artigo, so uma correção a SUSE pertence a EQT desde 2019.

[3] Comentário enviado por izaias em 27/01/2021 - 18:05h

Rapaz, aqui é Ubuntu Server a mais de 10 anos - excelente suporte e nunca tive problemas.

Sobre o artigo, excelente! Todas são ótimas, só não confiaria no Arch como servidor. :)

[4] Comentário enviado por cizordj em 28/01/2021 - 20:42h


[3] Comentário enviado por izaias em 27/01/2021 - 18:05h

Rapaz, aqui é Ubuntu Server a mais de 10 anos - excelente suporte e nunca tive problemas.

Sobre o artigo, excelente! Todas são ótimas, só não confiaria no Arch como servidor. :)


Eu também achei meio estranho, o Arch é confiável para servidor? (Só perguntando mesmo).

[5] Comentário enviado por mauricio123 em 28/01/2021 - 21:43h


[3] Comentário enviado por izaias em 27/01/2021 - 18:05h

Rapaz, aqui é Ubuntu Server a mais de 10 anos - excelente suporte e nunca tive problemas.

Sobre o artigo, excelente! Todas são ótimas, só não confiaria no Arch como servidor. :)


Pois é, por ser rolling release pode dar problemas com uma atualização e ferrar tudo.


Contribuir com comentário