Repartindo o HD e instalando o Mandrake 10

Uma pergunta freqüente entre os usuários que desejam migrar para Linux: como instalo uma distribuição? Sendo assim, aqui vamos aprender a instalar o Mandrake Linux 10.

[ Hits: 42.450 ]

Por: Eduardo Takeshita em 13/12/2004


Sobre o Mandrake



O Mandrake Linux é uma das distribuições Linux mais famosas do mundo, coisa para poucos. Existem centenas de distros, mas só algumas conseguem atingir o alvo certo: o usuário final! Exemplo disso, podemos citar aqui o Slackware, Debian, Conectiva, Mandrake, etc...

O Mandrake é uma distribuição completa, baseada no RedHat e está agora na sua versão 10.1. Também existe o Mandrake Move, um Live-CD, mas aqui vamos explicar como instalar a versão 10.1 (atualmente a versão estável) e também mostrar as ferramentas do Mandrake para usuários iniciantes no Linux.

Esta distro conta com uma grande ferramenta para alterar o HD (ou Hard Disk) que se chama "DiskDrake" e suporta vários sistemas de arquivos, até o NTFS do Windows NT, 2000 e XP. Legal né? E se eu disser que a instalação pode ser feita totalmente em Português do Brasil, você acreditaria? Pois pode acreditar. O Mandrake Linux tem esse truques em sua cartola.

Como estou dizendo, essa distro não tem o título de uma das mais famosas do mundo por acaso. Para configurar o sistema ela conta com outra ferramenta que é o "Centro de Controle Mandrake". Para quem não sabe, o Centro de Controle é a principal ferramenta de configuração dessa distribuição. Ela permite que o administrador do sistema faça a configuração de hardware e dos serviços de plataforma. Este recurso permite ao usuário simplificar o seu trabalho de administração do sistema em modo gráfico! Isso mesmo, em modo gráfico, evitando assim fazer todas as configurações via terminal, coisa que para os usuários iniciantes é uma dor de cabeça.

Na janela principal do Centro de Controle existem 7 guias fundamentais:
  1. Inicialização;
  2. Hardware;
  3. Pontos de Montagem;
  4. Rede e Internet;
  5. Segurança;
  6. Sistema e;
  7. Gerenciador de Software.

Vamos explicar um à um.

1 - Inicialização


Lá você pode criar um disquete de boot e também é o gerenciamento de boot;

2 - Hardware


Onde configura-se os dispositivos de hardware;

3 - Pontos de Montagem


Onde se configura o Samba, Windows ou outro OS;

4 - Rede e Internet


Permite ao usuário se conectar a Internet ou criar uma rede;

5 - Segurança


Como o próprio nome diz, é a segurança do Sistema;

6 - Sistema


Nesta opção você pode configurar os serviços que serão iniciados automaticamente (uma mão na roda) e por fim...

7 - Gerenciamento de Software


Aqui acho que é a função mais agradável ao usuários leigos... é uma ferramenta que instala e desinstala os aplicativos que o usuário quer em sua máquina com apenas alguns cliques. Verdade! Com alguns cliques. Você já deve estar morrendo de vontade de saber como instalar e poder fazer tudo que o Linux tem a oferecer, certo!? Então vamos pôr a mão na massa. :op

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre o Mandrake
   2. Instalando e repartindo o HD com seu Windows
   3. Conclusão e screenshots
Outros artigos deste autor

Gravando seus DVD's com o TkDVD

GoblinX: Mais um filho do Slackware

Instalando o Slackware 10.1

Atributos de arquivos no Linux

Pós-instalação no Slackware 10

Leitura recomendada

Instalando o Slackware em 15 minutos

Ética na Programação

Como atualizar o Ubuntu Linux 8.04 (Hardy Heron) para 8.10 (Intrepid Ibex)

Solução para Ubuntu sem som

Conversão de códigos e sistemas numéricos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por reimassupilami em 13/12/2004 - 11:23h

cara, que bom ver alguém falando de mandrake por aki... ainda mais assim fazendo artigo e tudo... muito bacana mesmo, pq eu uso mandrake e o pessoal critica pra caramba... mas nauma acho q seja uma distro tao ruim assim...

parabens ae... ta muito legal o artigo... falow...

[2] Comentário enviado por vodooo em 13/12/2004 - 11:28h

Usei Mandrake por um tempo (quando era iniciante em Linux) e não achei que era uma distribuição ruim! Mas atualmente utilizo Slack e não o troco por nada!

O Mandrake é conhecimdo como a melhor distribuição para usuários iniciantes pois possui uma vasta gama de utilitários de configuração do sistema!

Abraços

[3] Comentário enviado por sleepwalker em 15/12/2004 - 16:55h

Muito Bom cara o Artigo..
com ele consegui instalar e rodar o mandrake aqui...
e ta indo bem! =)
Valeu pelo artigo!
Abraço!

[4] Comentário enviado por beetle_juice em 16/12/2004 - 07:23h

Foi essa a intenção sleepwalker facilitar a vida rs... Valeu mesmo e boa sorte nesse novo mundo Linux...

[5] Comentário enviado por tutasme em 01/03/2005 - 15:07h

Utilizava o suse 8.2 enterprise server e agora vou testar esta distro

[6] Comentário enviado por eduardosg em 07/03/2005 - 14:52h

Instalei o Mandrake 10.1 no meu hd vazio! Beleza, usei até altas horas, mas tive de desligá-lo para dar lugar ao meu irmão usar o windows xp q está em outro hd... resultado: tentei usar meu linux e não consegui, na inicialização do sistema ele para em 'eth0 [falhou]'... Como faço para reparar isto! Respostas: punkrock.eduardo@gmail.com

[7] Comentário enviado por rodrawzio em 24/03/2005 - 01:47h

Tive um probleminha na hora de instalar o Mandrake, na hora da instalação q pede uma senha pro usuário root, eu cliquei em deixar senha em branco, e quando chegou na tela de login eu deixei em branco e ele não aceitou, e nada do q eu coloquei ele aceitou. O q eu faço, não criei nenhum outro usuário, tem como fazer alguma coisa pra usar o mandrake?

[8] Comentário enviado por beetle_juice em 25/03/2005 - 10:27h

{rodrawzio}
e aí doido... vc tem que criar um conta para o usuário "root" em qq distro Linux... e no caso no Mandrake ele meio que te abriga a criar uma conta de usuário tbm... porque na inicialização do sistema ele oculta o "root" soh que "root" eh de extrema importância no OS Linux pois soh ele tem o "poder" de instalar, deletar, escrever, criar, etc.. etc... entaum naum tem como deixa-lo de fora... Espero ter ajudado...
t+
beetle_juice.

[9] Comentário enviado por Misfit em 06/05/2005 - 12:56h

Muito boa a descrição! Tenho uma dúvida eu tenho o mandrake para instalar e só possuo windows xp instalado atualmente. Pelo seu tutorial achei bem fácil sua instalação, mas tenho uma dúvida, eu tenho duas partições feitas em meu hd de 40g somente para o windows. Eu tenho que desfazer essas partições para prossegir com esta instalação apresentada do mandrake?

[10] Comentário enviado por Misfit em 06/05/2005 - 12:58h

Muito boa a descrição! Tenho uma dúvida eu tenho o mandrake para instalar e só possuo windows xp instalado atualmente. Pelo seu tutorial achei bem fácil sua instalação, mas tenho uma dúvida, eu tenho duas partições feitas em meu hd de 40g somente para o windows. Eu tenho que desfazer essas partições para prossegir com esta instalação
apresentada do mandrake?

[11] Comentário enviado por beetle_juice em 06/05/2005 - 15:37h

No caso o Mandrake possue uma ferramenta chamada "DiskDrake" ela é igual ao "ParticionMagick" você não vai deletar nenhuma partição do windows, apenas irá redimencionar o windows ok?! qualquer dúvida posta aí de novo Misfit e apropósito o nick é por causa da banda? Se for é uma banda muito louca gosto muito de ouvir os sons dos caras ;-P
t+
[]'s
beetle_juice

[12] Comentário enviado por Misfit em 06/05/2005 - 19:01h

É uma alusão a banda realmente! Gosto bastante da época do danzig, mas curto tambem o american psycho, famous monsters.. hehehehe Eu sou totalmente leigo no assunto linux, e gostaria de alguma ajuda neste sentido pois um amigo meu me emprestou esta última versão do mandrake. Ainda não instalei ela, mas me surgiu essa dúvida de como vou preservar esta partição que eu já tenho no windows xp, e onde o mandrake será instalado??? Na mesma partição que já tenho criada ou ele irá sobrepô-la? Abraços

[13] Comentário enviado por beetle_juice em 07/05/2005 - 06:28h

Muito bom o gosto musical!!! Alguns detestam rs... mas eu prefiro assim! então vamos a sua dúvida! O Mandrake ele tem uma ferramenta chamada de "Diskdrake" ele pode dimunuir, formatar, aumentar, mudar o tipo de formato de FAT32(windows) para Ext3(Linux), mas, no seu caso se eu entendi direito vc quer presevar o Windows certo? então... a única coisa que você precisa fazer seria:
*dimunuir o espaço do Windows, mas á um tamanho que você não perca dados;
*criar uma partição "/" e uma partição "swap" para a instalação do Linux (Mandrake), se você leu o artigo inteiro você viu que eu ensino como repartir o HD "já com o Windows instalado" blz?! Espero que tenha tirado sua dúvida, qualquer coisa poste aí de novo suas dúvidas.
Eu quando instalei o Mandrake pela primeira vez... eu deixava um espaço livre de 5Gb para a instalação completa (Full), acho que você não terá problema em relação a instalação pois está versão do Mandrake a instalação poderá ser feita no idioma "Português do Brasil", o que já é uma mão na roda!
t+
[]'s
beetle_juice.

[14] Comentário enviado por xonguile em 30/12/2005 - 17:06h

Kome pessoal, tasse bem?
Sou novo aqui e tb no Linux.
Sou utilizador do windows ha muito tempo, mas, por curiosidade experimentei o Mandrake e estou mto satisfeito.
O artigo ta 100.
Abraços

[15] Comentário enviado por beetle_juice em 10/02/2006 - 23:12h

<xonguili>
valeu pelo comentário e seja bem vindo ao site!!
t+
[]'s
beetle_juice.

[16] Comentário enviado por betinho em 06/07/2006 - 12:14h


Uso o link p/ baixar, entro no superdowload, clico no link ISO1 e recebo mensagem de erro. NO SUCH FILE OR DIRECTORY desde de ontem. Tem algum oltro link que eu possa utilizar p/ baixar o Mandrak??

[17] Comentário enviado por walkertd em 27/03/2007 - 09:14h

Gostei do Artigo, no meu caso, tentei instalar o Ubuntu e após a instalação, na hora da verificação deu um erro: TEMPORARY FAILURE IN NAME RESOLUTION, e não consegui chegar à parte gráfica do Ubuntu.

Tentei checar inicializando pelo LIVE, mas também deu o mesmo erro, e em nenhum consigo chegar à parte gráfica... caso alguém possa me ajudar... agradeço.

Ah, voltando ao artigo.. (rs) meus parábens.. ficou bem legal.

[18] Comentário enviado por wellingtonpg em 13/04/2007 - 22:08h

Kra boa noite estou tentando colocar um server de net viarádio com o Mandrake 10 vc pode me dar uma força?
wellingtonpg@pop.com.br


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts