GoblinX: Mais um filho do Slackware

E aí galera do VOL! Estou aqui de novo para mostrar mais uma distribuição Linux: o GoblinX, que é baseado no Slackware e é um projeto 100% brasileiro.

[ Hits: 18.765 ]

Por: Eduardo Takeshita em 29/12/2004


Um pouco sobre o GoblinX



O GoblinX é uma distribuição voltada para os usuários interessados em utilitários e aplicativos de grande qualidade, bem como aqueles que se interessam em um ambiente de trabalho mais belo e prático quanto possível.

A distribuição é baseada no Slackware, é um Live-CD (roda a partir do CD-ROM sem a necessidade de instalar no HD), é um sistema operacional completo com muitas das ferramentas e aplicativos mais utilizados no mundo Linux.

O GoblinX usa a versão estável do kernel 2.4.27, com ACPI habilitado e devfs. Foi feito com base no Slackware 10 com atualizações em alguns aplicativos e o acréscimo de outros.

Resumindo: É uma distro Live-Cd que testei em minha máquina, um Celeron 2.7 GHz com 512 MB de RAM, placa de vídeo Radeon 9200SE, tudo configurado automaticamente pelo sistema! Simplesmente FANTÁSTICO! O desenvolvedor pensou em cada etapa para que os usuários finais não tivessem problemas com ele. Sua tela de apresentação é muito show! O que diferencia de outras distros Live-Cd baseada no Slackware, como o Slax.

O GoblinX ainda possui uma homepage no endereço http://www.goblinx.com.br/. Lá você ainda encontra: Toca do GoblinX, as Novidades da Distro, Temas e Ícones, Suporte, Aplicativos, Downloads e as informações sobre o mesmo. Como disse, o criador e desenvolvedor do GoblinX pensou em tudo.

O GoblinX tem agora a versão Oficial. Mais informações você pode encontrar em:
O GoblinX ainda pode ser instalado no HD sem problema algum e ainda acompanha o KDE, WindowMaker, XFCE.

O mais interessante nisso tudo é que o criador do GoblinX está cadastrado no VOL. Conheci ele no meu outro artigo Slax, o seu Slackware de Bolso. Seu login no VOL é Grobsch e seu nome é Flávio Pereira de Oliveira, que merece um parabéns pelo que está fazendo no mundo do Linux.

Vale lembrar que, por ser uma iniciativa 100% brasileira, o GoblinX merece total incentivo da galera pra continuar vivo.

NOTA DE EDIÇÃO: Após o recebimento desse artigo, Flávio Pereira de Oliveira escreveu um belo artigo de introdução ao GoblinX também: GoblinX: Um live-cd baseado no Slackware.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Um pouco sobre o GoblinX
   2. O que você encontra no GoblinX
   3. Onde você encontra o GoblinX
Outros artigos deste autor

Instalando o Slackware 10.1

Gravando seus DVD's com o TkDVD

Repartindo o HD e instalando o Mandrake 10

Pós-instalação no Slackware 10

Slax - O seu Slackware de bolso

Leitura recomendada

Apresentando Cinnamon

Linux para máquinas antigas - Que distribuição escolher?

Partições - Montagem na marra!

Fedora 21 - Configuração pós-instalação

Remasterização de Software - O que é? Como se faz? Um breve resumo

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Oki em 29/12/2004 - 03:49h

Realmente o GoblinX é muito bacana. Possui o visual completamente customizado e além de aplicativos também vem com alguns joguinhos interessantes. :-)

Bom, se alguém estiver desconfiado do processo de compra, posso adiantar que eu comprei o meu e recebi três dias após confirmar o depósito. Vale ressaltar que o Flávio não economiza durex e plástico bolha para garantir que o CD chegue inteiro ao seu destinatário, hehehe.

[]'s
Celso Goya

[2] Comentário enviado por Grobsch em 29/12/2004 - 08:03h

Aeee... Legal artigo beetle_juice... Valeu mesmo!!! Estava ontem conversando com um amigo sobre como os americanos já usam mais o GoblinX do que nós brasileiros... Agora isso deve mudar...
Valeu pelo comentário confrade Oki... Não fiz um cd oficial de qualquer jeito não, ele é muito bem feito e envio sempre bem protegido... mesmo gastando quilos de durex... rs

Abs a todos...

[3] Comentário enviado por beetle_juice em 29/12/2004 - 10:58h

E aí galera!!! Blz fico feliz que tenham gostado do artigo...e quanto a vc Grobsch... quem tem que agradecer sou eu por poder fazer este artigo sobre o GobliX.
t+
[]'s
beetle_juice.

[4] Comentário enviado por Grobsch em 03/01/2005 - 20:24h

E aee!! Jamais usei o orkut, mas andaram me convidando e como já ia aderir mesmo decidi criar uma comunidade pro GoblinX.... hehe

Se você é usuário do Orkut, visite a Caverna dos Goblins em:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1061632

[5] Comentário enviado por beetle_juice em 04/01/2005 - 05:40h

Manero obrigado!!! tava querendo mesmo me cadastrar lah mas, não sabia o endereço valeu mesmo!!!!

[6] Comentário enviado por Grobsch em 10/01/2005 - 16:35h

Cara, a próxima versão vai ser no máximo um sobrinho do Slackware.... hehehhe...

[7] Comentário enviado por beetle_juice em 12/01/2005 - 06:46h

Pode crer!!! rs.... ;o)

[8] Comentário enviado por Gevano em 16/11/2006 - 10:46h

Alguém sabe sobre qual versão do kernel foi lançado o GoblinX 1.0, e o 1.1, e mais os seus sucessores como a versão GoblinX 1.2 e 1.3, e a mais nova GoblinX Premium?

Fico muito grato!


Contribuir com comentário