GoblinX: Mais um filho do Slackware

E aí galera do VOL! Estou aqui de novo para mostrar mais uma distribuição Linux: o GoblinX, que é baseado no Slackware e é um projeto 100% brasileiro.

[ Hits: 18.018 ]

Por: Eduardo Takeshita em 29/12/2004


Um pouco sobre o GoblinX



O GoblinX é uma distribuição voltada para os usuários interessados em utilitários e aplicativos de grande qualidade, bem como aqueles que se interessam em um ambiente de trabalho mais belo e prático quanto possível.

A distribuição é baseada no Slackware, é um Live-CD (roda a partir do CD-ROM sem a necessidade de instalar no HD), é um sistema operacional completo com muitas das ferramentas e aplicativos mais utilizados no mundo Linux.

O GoblinX usa a versão estável do kernel 2.4.27, com ACPI habilitado e devfs. Foi feito com base no Slackware 10 com atualizações em alguns aplicativos e o acréscimo de outros.

Resumindo: É uma distro Live-Cd que testei em minha máquina, um Celeron 2.7 GHz com 512 MB de RAM, placa de vídeo Radeon 9200SE, tudo configurado automaticamente pelo sistema! Simplesmente FANTÁSTICO! O desenvolvedor pensou em cada etapa para que os usuários finais não tivessem problemas com ele. Sua tela de apresentação é muito show! O que diferencia de outras distros Live-Cd baseada no Slackware, como o Slax.

O GoblinX ainda possui uma homepage no endereço http://www.goblinx.com.br/. Lá você ainda encontra: Toca do GoblinX, as Novidades da Distro, Temas e Ícones, Suporte, Aplicativos, Downloads e as informações sobre o mesmo. Como disse, o criador e desenvolvedor do GoblinX pensou em tudo.

O GoblinX tem agora a versão Oficial. Mais informações você pode encontrar em:
O GoblinX ainda pode ser instalado no HD sem problema algum e ainda acompanha o KDE, WindowMaker, XFCE.

O mais interessante nisso tudo é que o criador do GoblinX está cadastrado no VOL. Conheci ele no meu outro artigo Slax, o seu Slackware de Bolso. Seu login no VOL é Grobsch e seu nome é Flávio Pereira de Oliveira, que merece um parabéns pelo que está fazendo no mundo do Linux.

Vale lembrar que, por ser uma iniciativa 100% brasileira, o GoblinX merece total incentivo da galera pra continuar vivo.

NOTA DE EDIÇÃO: Após o recebimento desse artigo, Flávio Pereira de Oliveira escreveu um belo artigo de introdução ao GoblinX também: GoblinX: Um live-cd baseado no Slackware.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Um pouco sobre o GoblinX
   2. O que você encontra no GoblinX
   3. Onde você encontra o GoblinX
Outros artigos deste autor

Repartindo o HD e instalando o Mandrake 10

Slax - O seu Slackware de bolso

Instalando o Slackware 10.1

Pós-instalação no Slackware 10

Atributos de arquivos no Linux

Leitura recomendada

Gerenciamento de Discos com o Shell

Linus Benedict Torvalds

Ubuntu no Samsung Chromebook com processador ARM

WAJIG, gerenciamento avançado de pacotes em distros Debian-like

Processos no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Oki em 29/12/2004 - 03:49h

Realmente o GoblinX é muito bacana. Possui o visual completamente customizado e além de aplicativos também vem com alguns joguinhos interessantes. :-)

Bom, se alguém estiver desconfiado do processo de compra, posso adiantar que eu comprei o meu e recebi três dias após confirmar o depósito. Vale ressaltar que o Flávio não economiza durex e plástico bolha para garantir que o CD chegue inteiro ao seu destinatário, hehehe.

[]'s
Celso Goya

[2] Comentário enviado por Grobsch em 29/12/2004 - 08:03h

Aeee... Legal artigo beetle_juice... Valeu mesmo!!! Estava ontem conversando com um amigo sobre como os americanos já usam mais o GoblinX do que nós brasileiros... Agora isso deve mudar...
Valeu pelo comentário confrade Oki... Não fiz um cd oficial de qualquer jeito não, ele é muito bem feito e envio sempre bem protegido... mesmo gastando quilos de durex... rs

Abs a todos...

[3] Comentário enviado por beetle_juice em 29/12/2004 - 10:58h

E aí galera!!! Blz fico feliz que tenham gostado do artigo...e quanto a vc Grobsch... quem tem que agradecer sou eu por poder fazer este artigo sobre o GobliX.
t+
[]'s
beetle_juice.

[4] Comentário enviado por Grobsch em 03/01/2005 - 20:24h

E aee!! Jamais usei o orkut, mas andaram me convidando e como já ia aderir mesmo decidi criar uma comunidade pro GoblinX.... hehe

Se você é usuário do Orkut, visite a Caverna dos Goblins em:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1061632

[5] Comentário enviado por beetle_juice em 04/01/2005 - 05:40h

Manero obrigado!!! tava querendo mesmo me cadastrar lah mas, não sabia o endereço valeu mesmo!!!!

[6] Comentário enviado por Grobsch em 10/01/2005 - 16:35h

Cara, a próxima versão vai ser no máximo um sobrinho do Slackware.... hehehhe...

[7] Comentário enviado por beetle_juice em 12/01/2005 - 06:46h

Pode crer!!! rs.... ;o)

[8] Comentário enviado por Gevano em 16/11/2006 - 10:46h

Alguém sabe sobre qual versão do kernel foi lançado o GoblinX 1.0, e o 1.1, e mais os seus sucessores como a versão GoblinX 1.2 e 1.3, e a mais nova GoblinX Premium?

Fico muito grato!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts