A importância de um backup

Neste artigo relato a importância de realizar um backup em geral para evitar maiores dores de cabeça e tempo perdido, pois sem isso tudo pode ir por água abaixo.

[ Hits: 13.870 ]

Por: Perfil removido em 13/02/2008


Faça backup... sempre



Muitos usuários tem preguiça de fazer um simples backup, outros alegam que não tem tempo, outros não sabem nem o que significa backup. Para não estender muito, segue o link para quem não sabe o que significa backup:
Seja lá qual for o motivo da falta de um backup, todos tem que se habituar a realizar backup para evitar maiores dores de cabeça futuramente, e a periodicidade irá depender da situação de cada um. Já vi pessoas perdendo tudo por não ter realizado backups dos seus arquivos (músicas, vídeos, documentos, etc) por causa de algum problema que ocorreu (seja vírus, pancadas, defeito no hd, etc).

O que custa caro não é um pc de grande porte, e sim, seus arquivos importantes. Você viajou para um lugar lindo e tirou muitas fotos para lembrar dos momentos inesquecíveis e acabou perdendo tudo pelo fato de não ter salvo no CD e/ou DVD por confiar demais no HD (caso estiver salvo no pc) e/ou no cartão de memória. A perda não ocorre só por questão de falhas e/ou problemas no equipamento, como também por roubo, pois tudo está armazenado lá.

Muitas empresas possuem seu sistema de backup periodicamente, pois se houver uma perda o prejuízo será tremendo. Se você possui uma locadora de vídeo e/ou lan house e mantém os cadastros de clientes salvo no hd, faça backup sempre, e se houver novos clientes, atualize seu backup. Se der um problema no hd - e nem se sabe quando e qual - já era, a não ser que você possua condições financeiras para recuperar tudo por uma empresa especializada em recuperação de dados.

Há muitos programas de recuperação de dados, mas nem todos são 100%. Algumas coisas dá para recuperar, outras não. Portanto, realizar um simples backup dos seus arquivos importantes não custa absolutamente nada... é simples e rápido (dependendo da quantidade dos dados).

Lembro-me de uma época que estava no supermercado com minha esposa e um dos pcs não estava funcionando. O dono foi dar uma olhada para tentar ressuscitá-lo, mas acabou piorando a situação.... deu uns tapas no gabinete. Aff!!!

Um colega também perdeu todos seus trabalhos da faculdade e suas fotos dos momentos inesquecíveis por causa de um problema no Windows após rodar um tal jogo e o sistema não iniciava mais. Um técnico chegou lá e foi dizendo: Tem que formatar. Aff!!!

Muitos técnicos que não sabem procurar uma solução viável para ressuscitar um sistema operacional após uma pane vão logo pensando em formatar. E se por outro lado a solução do problema é realmente uma formatação, nem ao menos recupera os arquivos dos clientes primeiro, pois se os clientes souberem através de outras pessoas que era possível recuperar os arquivos a ficha cai, ou seja, o técnico será chamado de incompetente.

Se você acabou de instalar uma determinada distro e configurou todo o sistema, lembre-se de realizar um simples backup para evitar futuros problemas e perda de tempo. Não há salva vida melhor que um simples backup. Eu costumo fazer backups dos seguintes arquivos: squid.conf, xorg.conf. httpd.conf, smb.conf. Apenas são esses que uso no momento, e todos meus arquivos e pacotes das distros ficam num DVD-RW.

Você escolhe a melhor forma de manter uma cópia de tudo que possui, seja em CD e/ou DVD, HD externo, pen drive, etc; o importante é manter uma cópia. Você também pode salvar suas fotos, enquanto estiver de viagem, para um servidor como Google Picasa, E-Fotos, etc. Enfim, há uma grande variedade de soluções para manter uma cópia em algum lugar.

De todos os problemas que passei quando o Linux não iniciava devido a uma falha no modo gráfico etc, jamais precisei formatar, pois no Linux não é necessário absolutamente nada disso para ressuscitar o sistema, apenas alguns comandos - dependendo do erro. Mesmo o Linux com problemas, dá para realizar backups antes do próprio usuário pensar numa formatação quando não sabe solucioná-lo, tudo puramente via texto pela rede ou mesmo através de um live-cd.

Quando um dos micros de minha cyber café der pau, primeiro transfiro os arquivos importantes que o cliente salvou para meu servidor ou vice-versa através do próprio terminal para depois solucionar o problema. O importante é manter o cliente satisfeito quando há arquivos importantes que acabou de descarregar para poder transferir para uma mídia.

Tem gente que manda o pc para uma assistência técnica com todos os seus arquivos (seja trabalhos da faculdade, fotos, vídeos, etc), só que o gabinete está sendo transportado numa moto. É lombadas após lombadas, é buracos após buracos, etc, um verdadeiro perigo para o hd, pois está havendo muitas balançadas.

Lembrem-se... não há salva vidas melhor que o simples backup.

:::... Viva o Linux ...:::

   

Páginas do artigo
   1. Faça backup... sempre
Outros artigos deste autor

DownThemAll: O melhor gerenciador de downloads no Linux

Recuperar a senha de root iniciando através do init=/bin/bash e alterando o arquivo /etc/shadow

soundKonverter - o maravilhoso conversor de áudio

Palavras, expressões e celebridades do mundo do software livre

Formatação especial no Open Office

Leitura recomendada

Instalando Free Pascal Compiler no Ubuntu

Escolha da distribuição GNU/Linux ideal

Comandos básicos para Linux

Utilizando o Vi - uma introdução

GNOME vs KDE - Usabilidade ou Personalização

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tekmania em 13/02/2008 - 14:14h

Otimo artigo mais faltou explicar como fazer um backup no linux.

[2] Comentário enviado por alexmetal em 13/02/2008 - 15:09h

deveria estar passo a passo como fz estes tipos trablhos

[3] Comentário enviado por lukeduke em 13/02/2008 - 15:58h

Se vocês não sabem gravar em um cd/dvd os seus arquivos mais importante, se mata!

[4] Comentário enviado por f_Candido em 13/02/2008 - 16:33h

Muito Bom. É tão simples fazer um backup que muitos, esquecem de sua importância.

Abraços

[5] Comentário enviado por tenchi em 13/02/2008 - 17:08h

Gostei do texto. Mas ele ficaria realmente perfeito com mais uma página com técnicas de backup, seja por meios físicos (HD-externo, DVD, pendrive) ou via rede ou serviços na Internet.
Um próximo artigo, de caráter mais técnico, seria interessantíssimo ;-)

[6] Comentário enviado por teixeira em 13/02/2008 - 21:53h

Gostei muito da mensagem do texto, mas concordo em que ficaria bem melhor se fosse mais informativo.
(Uma coisa qualquer, para ficar MELHOR, tem que ser boa desde o início).
Quem sabe se o amigo não descreve alguma forma simples de fazer backups no Linux?
Seria bem interessante.

[7] Comentário enviado por maykonhammer em 13/02/2008 - 23:52h

legal.. parabens por lembrar da importancia do backup...

[8] Comentário enviado por removido em 14/02/2008 - 11:53h

À todos...

Obrigado pela maravilhosa sugestão, mas estarei agendando umas técnicas de backups para os próximos artigos baseados em minhas experiências.

:::... Viva o Linux ...:::

[9] Comentário enviado por reuber em 14/02/2008 - 17:49h

Ola amigos trabalho na área de Infra-Estrutura e sei quanto e importante o backup.
http://www.vivaolinux.com.br/comunidades/verComunidade.php?codigo=160

:::... Viva o Linux ...:::
::::... Seja livre ...:::::
:::::.... Backup ...::::::

[10] Comentário enviado por arthurstumpf em 06/07/2016 - 12:21h

É muito importante acrescentar que hoje em dia backup é algo simple e muito barato, armazenar online e em dois lugares diferentes é meio que básico para quem num quer perder dados.

Sócio Diretor na WebLink
https://www.weblink.com.br

[11] Comentário enviado por Teixeira em 07/07/2016 - 09:07h

Alguns de nós somos de uma época em que não era tão fácil fazer backups, principalmente por causa do custo e de algum hardware especializado (quem se lembra das famosas fitas DAT?). Hoje em dia porém, com a mídia custando de míseros centavos por GB, não há desculpas para deixar de fazê-lo, e ainda por cima de forma redundante.
Mas vou contar para vocês uma historinha que aconteceu numa firma de onde eu participava, onde uma de nossas diretoras fazia um backup secreto (ninguém sabia onde estava o tal backup). Até que um dia, o computador que rodava Windows foi ficando lento, lento, lentíssimo, e casualmente apresentou-se ali um técnico que resolveu fazer uma cortesia e dar uma limpeza em todos os micros. O micro dessa diretora virou um verdadeiro "avião". O técnico desfragmentou, limpou todo o lixo de cache, registro, etc. etc. e fez toda aquela pajelança necessária para ter o Windows "brilhante e bem lubrificado". Inclusive apagou a lixeira que estava super-entulhada. Pois não é que era ALI que a mulher fazia o tal "backup"? rsrsrs


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts