Relato do 7° FGSL - Fórum Goiano de Software Livre

Fórum Goiano de Software Livre, um dos mais tradicionais eventos de Software Livre do estado. Confira nesse artigo um relato sobre como foi esse grande evento.

[ Hits: 4.524 ]

Por: jhonatam da mata de jesus em 27/01/2011


Introdução



Saudações companheiros do software livre, aproveitando que o evento ainda está bem vivo em minha memória, pois acabei de sair dele, venho lhes trazer o relato do evento, evento esse que já tem grande tradição no estado de Goiás. Estamos falando do Fórum Goiano de Software Livre.

Em sua sétima edição o evento contou com uma seleta gama de palestrantes e muitos participantes inscritos e não inscritos, contamos também com dois sub-eventos nesse FGSL 7, que foram os encontros de usuários Slackware de Goiás e usuários de Software Livre na educação com as siglas e-GUS e EGSLE, respectivamente.

Muita correria e uma grande prestatividade por parte da organização do evento possibilitaram que o evento ocorresse sem transtornos, fruto de uma imensa dedicação e compromisso por parte da comissão organizadora do evento, já deixo meus parabéns e agradecimentos a todas as pessoas que de bom grado se voluntariaram para trabalhar onde foi necessário.

Logo que cheguei fui recepcionado pelo Sebastião e pelo Joelias .Jr, que já me deram uma camiseta do evento (muito bonita por sinal), tive também a chance de ajudar. Um pouco antes da minha palestra ajudei o pessoal do credenciamento com a locomoção dos crachás e orientei alguns palestrantes o local de suas palestras e como encontrar os responsáveis por suas salas.

Como palestrante ministrei no e-GUS palestra sobre a filosofia de desenvolvimento do Slackware Linux, filosofia essa que também é encontrada na distro que sou membro do time de desenvolvimento, o pQui Linux. Minha palestra teve o título Filosofia Slackware (KISS), uma filosofia de desenvolvimento que busca a simplicidade e a clareza nas soluções abordadas, aproximadamente 15 pessoas assistiram essa palestra e no final tive a agradável surpresa da presença dos meus pais no evento.

Eventos são lugares onde aprendemos mais e revemos amigos, em alguns casos vemos amigos pois conheço muitas pessoas somente virtualmente, trabalhamos juntos, conversamos em listas, instant messengers, mas nunca nos vimos pessoalmente, caso do nosso colaborador Alemão, que produz algumas artes gráficas para o pQui Linux, ou mesmo o Malcon X, lenda da comunidade Slackware, conheço ele já faz 5 anos, mas somente nesse evento que o vi pessoalmente, fiz questão de tirar foto com ele para provar que ele existe.

E ainda contamos com a presença dos nossos ilustres mantenedores do pQui Linux, seu criador o já afamado Hudson Figueredo (mantenedor pQui32) e o Guilherme Lima (mantenedor pQui64). Ainda no e-GUS tivemos palestra do Hudson exibindo o pQui Linux em sua mais nova versão 3.1 mostrando as características do sistema, e falando sobre suas funções básicas.

Instalamos o pQui-Linux em algumas máquinas, distribuímos adesivos, explicamos como se juntar ao time que desenvolve o pQui linux, uma coisa que acho interessante é que com distros nacionais e principalmente com o pQui Linux é muito provável que um dia você fale com o desenvolvedor da distro pessoalmente e isso é impagável.

As empresas se fizeram presentes com seus stands e profissionais uniformizados, distribuindo alguns brindes e sorteando outros. Isso é particularmente importante, pois dá aos participantes do evento uma chance de conhecer o lado profissional do Open Source.

Ainda falando sobre empresas, vi uma banca (grande por sinal) da Linux Magazine com um representante bem humorado, gostei disso pois é a melhor publicação sobre Linux no Brasil, sou assinante e gosto muito da qualidade das matérias, principalmente a coluna do Cachorro Louco. Falei inclusive da possibilidade de uma matéria sobre nós, SLOG/pQui, em alguma edição da Linux Magazine e o representante disse que é bem possível. Então preparem-se pois é bem provável que sejamos vistos na Linux Magazine.

No EGSLE muitos palestrantes e pessoas entendidas da área, meus pais assistiram a palestras e especialmente minha mãe que é professora primária, gostou muito das ferramentas do educatux e ganhou mídias de instalação do edubuntu, apresentei meus pais para muitos do meus conhecidos e amigos dessa caminhada de software livre.

Depois de muita conversa com o pessoal, muita interação e fotos (sim eu tirei muitas fotos), o evento estava chegando ao fim, o encerramento foi simples, dentro de uma sala onde todos se amontoaram e escutaram os agradecimentos aos patrocinadores e a todas as pessoas que tornaram isso possível.

Deixo aqui um chamado para todas as pessoas interessadas em software livre para que compareçam nos eventos pois é lá que a comunidade se encontra e se torna cada vez mais forte onde a comunidade se conhece e interage com outras comunidades, inclusive é profissional e academicamente bom para o curriculum das pessoas participantes.

Não percam os próximos eventos de Software Livre aguardamos vocês!

Referências:
Publiquei uma versão do mesmo artigo com alguns agradecimentos e citações especificas no meu blog pessoal:
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Aventuras, desventuras e Software Livre

Com software livre você tem e você pode!

Leitura recomendada

Monitorando a temperatura do computador com lm_sensors + MRTG

Autologin no Linux sem o uso do KDM

Saiba como ativar dois ou mais fbpagers no Fluxbox

Montando um mirror de atualização do anti-vírus AVG

Instalação do XFCE 4.2 no Debian

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts