Aventuras, desventuras e Software Livre

Nesse artigo falo um pouco sobre minha iniciação no mundo da informática e sobre como me tornei um ativista e evangelista de software livre e algumas aventuras e desventuras inesquecíveis que vivi nesses tempos.

[ Hits: 11.195 ]

Por: jhonatam da mata de jesus em 08/06/2010


No início



Saudações companheiros de software livre, a vida de usuário e ativista de software livre essa sim é uma caixinha de surpresas. Estava eu em 2003 ganhando um PC novo do meu pai, garoto comum que gostava de computadores, até então conhecia somente nosso velho conhecido sistema de janelas e o sistema operacional de disco, era um PC razoável para a época, 256 MB de RAM, placa mãe Intel P4-MAPRO, incríveis 40 GB de disco rígido, placa de vídeo onboard e um gabinete baixinho de 3 baias, mas elegante.

Quando eu tirei ele da caixa e montei, foi uma experiência magnífica, apertei o power e o PC ligou, e adivinhem que estava nele? Esse mesmo, o pinguim Insigne Linux 3.0 rodando um KDE que me fez me sentir em casa. Como nunca tive mente presa, não me preocupei com o nome do sistema ou simplesmente com a existência de um sistema, só era meio estranho a frase o "KDE está em execução". Eu somente sentei na frente do PC e brinquei com o sistema e com os jogos do KDE, me lembro que antes não tinha ficado acordado até 4:00 da manha, mas nesse dia fiquei jogando um mini golfe do KDE e brincando com o homem batata.

O fim do Linux no meu PC

Meu pai compra uma impressora hp3550 jato de tinta e chama um "técnico" para instalar um sistema de contas a receber no computador, pois na época ele tinha uma oficina e contas para receber de clientes variados. Chega o técnico e diz para minha mãe:

"- Isso aqui é o Linux, isso não serve para vocês não, isso somente é para grandes empresas"

Formata a máquina e é o fim do Linux no meu desktop, foi instalada uma cópia alternativa do sistema de janelas XP pacote de serviços 1, eu continuei usando normalmente o PC e sentindo falta de alguns joguinhos, mas tudo bem, trabalhos de escola, músicas em .mid,.mp3,.wma frutos de um desconhecimento total sobre formatos de arquivos, vantagens de algum formato em especifico e uso desordenado de programas de extração de músicas de cd.

Vídeo clips de vários artistas pop e outros nem tanto (coisa de adolescente), formatos de vídeo em sua maioria .avi porque funcionava no Windows Media Player e depois muitos programas de rodar vídeo, pois cada um tinha um codec específico.

Eu não tinha internet e minha vida era relativamente tranquila com relação a vírus, mas era comum passar por um velho e conhecido travão do sistema de janelas e às vezes por despejos de memória.

Desventura com o MS Windows

Em 2006 fui admitido em uma escola técnica federal para fazer o curso de técnico em informática com direito a aulas de banco de dados e programação, quando fui estudar nessa escola tive que me mudar, pois a escola ficava em outra cidade. Na viagem fiz uma parada na casa de minha irmã e liguei meu PC à internet dela, o sistema de janelas gentilmente se ofereceu para realizar atualizações e também reiniciou algumas dezenas de vezes. Como todo usuário desse sistema é paciente, eu esperei, esperei, esperei pacientemente as reinicializações...

Dando prosseguimento a minha viagem chego em minha nova casa (uma república), logo depois meu PC começa a mostrar uma mensagem de que eu podia ter sido vítima de falsificação de software e que meu Windows não era original, não fiquei muito surpreso com isso, mas aquela mensagem me incomodava um pouco. Aprendi a desativá-la no registro do sistema, então um dia, sem motivo aparente, perdi o sistema e todos meus dados junto com ele, e aprendi uma lição importante, nunca colocar sistema e dados em uma mesma partição.

Iniciando as minhas aulas no curso técnico conheci muita gente legal e um professor de programação muito louco que falava em linguagem C, Linux e que a Microsoft não era legal, fazia as coisas de um modo sujo e desleixado. Nessa época eu não entendia muito sobre os fundamentos da informática, mas já entendia sobre manutenção de hardware normalmente antigo; algum conhecimento em redes e operação de software e o mais importante, eu tinha a capacidade de ler, ler menus de programas, mensagens que os programas emitiam e coisas do tipo. Ler fez a diferença fundamental na minha vida de geek!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. No início
   2. A volta do Linux ao meu PC
   3. Aventuras e ativismo
Outros artigos deste autor

Relato do 7° FGSL - Fórum Goiano de Software Livre

Com software livre você tem e você pode!

Leitura recomendada

Software livre e o Windows

Software Manivela VS Software Modinha

Google Chrome OS

Babytrans, o Babylon for Linux

Usando o NIS/NFS como ferramentas de centralização de controle de rede

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nicolo em 08/06/2010 - 10:43h

Bom artigo.

[2] Comentário enviado por esrever_fl em 08/06/2010 - 11:55h

Sempre me aventurando no Linux toda vez que caio na opção jogos, acabo não usando ele.. mas isso é apenas 1 detalhe que não chega a ser 1%.

Estou tendo uma nova experiência com o linux e é encima de PDV´s com HARDWAREs completamente destruídos pelo tempo e mal uso...mas mesmo assim o S.O segura a bronca..não sei como .. Mas tenho certeza que se fosse no Janelas eu não estaria comentando aqui...rs


mas particulamente eu gosto dos 2.


POST MTO BOOD !


[3] Comentário enviado por removido em 08/06/2010 - 17:40h

"- Isso aqui é o Linux, isso não serve para vocês não, isso somente é para grandes empresas"
Mas o que é isso, cara você tem a certeza que era um técnico de informática falando???
è por isso que linux vem tendo a fama de software livre de sete cabeças, com essas publicidades!!!
Um abraço e belo artigo cara, parabéns.

[4] Comentário enviado por izaias em 08/06/2010 - 19:08h

Jhonatam, gostei de sua história, de suas palavras eloquentes, sua forma clara e sincera de expor suas emoções.
Meu amigo, é praticamente uma saga! Nunca li aqui no VOL algo semelhante!

Realmente desejo a você o melhor que a VIDA lhe puder dar! (muitas aventuras) :)!

[5] Comentário enviado por albfneto em 08/06/2010 - 19:27h

Bom! Muito bom, mesmo.
a trajetória pessoal de um Linuser...
sempre motiva mais gente.
Parabéns!

[6] Comentário enviado por jhonatam em 08/06/2010 - 20:41h

O brigado pessoal pelos comentarios positivos.
@Marun
companheiro quando eu escrevi tecnico de informatica entre aspas eu estava querendo mostrar como a maioria dos "tecnicos" sao ignoram totalmente nosso belo sistema !
e na epoca eu tambem nao saberia diferenciar um "Tecnico" de um Tecnico em informatica.

[7] Comentário enviado por rai3mb em 08/06/2010 - 21:15h

Muito bom o artigo, adorei, também já passei por umas nessa caminhada...

Parabéns pelo seu sucesso, está contribuindo muito para o seu conhecimento e para os demais a sua volta;

[8] Comentário enviado por landex em 09/06/2010 - 09:00h

Muito bom este artigo me identifico bem com suas aventuras, pois vivo com o Ubuntu sem internet em casa e me viro com atualizações e etc que pego na net no serviço ou na facu, Legal! Parabens por sua iniciativa.

[9] Comentário enviado por Lisandro em 09/06/2010 - 09:29h

Parabéns pelo belo artigo!

[10] Comentário enviado por rodrigozanuzzo em 09/06/2010 - 14:55h

É vivendo e aprendendo com o mundo do Software livre!
Parabéns pelo artigo!!!

[11] Comentário enviado por jhonatam em 10/06/2010 - 19:34h

Novamente obrigado pelos comentarios positivos pessoal, o feedback de voces significa muito para mim, no meu proximo artigo vou falar sobre "A paciencia dos usuarios Windows". onde vou citar alguns exemplos de pessoas que perdem tempo e produtividade com o software propietario !

[12] Comentário enviado por DanielGimenes em 11/06/2010 - 16:35h

legal! interessante essa sua história de vida!

quase perdi o vôo para Porto Alegre no ano passado para ir ao FISL, então acho q podemos dizer que todo bom evento é precedido de alguma dificuldade, hahaha. Mas gera boas lembranças e vale a pena!

[[]]'s

[13] Comentário enviado por jhonatam em 11/06/2010 - 17:13h

nossa isso eh mesmo engracado sempre antes de um evento ocorrem varios contratempos, tem um amigo meu que fala sobre snort, em uma de suas palestras momentos antes o snort parou de funcionar corretamente.
ele ficou super assustado !


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts