Escreva para o VOL - Contribua você também!

Neste artigo incentivo a galera a contribuir e compartilhar seus conhecimentos.

[ Hits: 9.932 ]

Por: Perfil removido em 08/12/2006


Contribua e ajude todos!



Vejo muitas dúvidas de usuários que migraram para GNU/Linux necessitando de respostas para sanar seus problemas, desde instalação à configuração. Muitos obtêm êxito, outros não, outros ainda sentem dificuldades para tentar resolver seus problemas e por aí vai. Independentemente da resposta obtida, seja ela fácil ou difícil de resolver, sempre podemos aproveitar essas dúvidas e construir excelentes artigos e dicas para o VOL, incrementando a satisfação dos usuários a gostarem mais do GNU/Linux, inclusive aprender.

Não importa se você domina ou não o GNU/Linux, o mais importante é divulgar a resolução de algo que você conseguiu fazer. Não importa se você é cabeleireiro, comerciante, técnico de micro, administrador de sistema, recepcionista, militar, músico, contador, instrutor de alguma coisa, etc. O mais relevante é você tentar fazer algo funcionar e, caso consiga, escreva o passo-a-passo como artigo ou dica, dependendo do conteúdo. Ninguém precisa ser um expert em informática, basta apenas usar o GNU/Linux em seu micro.

Outro detalhe importante na hora de escrever é com a redação. Se você não gosta de gramática, mas tem interesse de contribuir para o VOL, escreva de qualquer jeito no papel e depois faça a correção do que estiver errado. Peça ajuda a algum amigo para revisar o texto, verificando ortografia, acentos, pontuação, crase, etc. Na dúvida, consulte o dicionário de língua portuguesa para sentir-se mais seguro e confiante, tipo: isso é com um "s" ou dois "s"; aquilo é com "x" ou com "ch", etc. Dicionário sempre à mão.

Muitos usuários que não têm a mínima idéia de escrever sentem uma tremenda dificuldade e não sabem nem por onde começar. Como dica, comece pelo que vier à sua mente e anote no papel para, depois, corrigir e arrumar toda a bagunça: o que está atrás vem para frente e vice-versa, este comando é aqui, essa seqüência é acolá, etc. Não importa se está uma bagunça o que você escreveu, apenas anote no papel. É assim que o castelo cresce. Depois de tudo escrito, revise todo o texto e veja se o passo-a-passo corresponde a resolução de algo e/ou a fazer aquilo funcionar.

Quando tenho alguma idéia, faço o esboço no papel e escrevo quando estiver diante do micro. Se você pensa que os desenhos profissionais são feitos logo na perfeição, está redondamente enganado. Os desenhistas profissionais fazem primeiro um esboço para depois fazer os contornos e outros ajustes finais. Mesma coisa é escrever. autores de novelas e roteiristas também fazem o mesmo. Eles anotam a idéia no papel para construir a história.

Dias Gomes, uma mente brilhante que escreveu várias novelas e minisséries, levantou-se de madrugada para anotar tal idéia de um capítulo. Seja onde você estiver, está com a idéia, anote-a. E quando estou sem caneta e papel, aonde for, anoto a idéia no celular e/ou peço um papel e caneta emprestada a quem aparecer na frente, caso o celular descarregue. Não dá para confiar 100% na memória. Principalmente eu que não tenho facilidade de lembrar.

Outra dica para inspirá-lo a escrever é justamente consultando a seção de perguntas do VOL. Inspire-se nas dúvidas dos usuários e veja se você consegue fazer algo funcionar e/ou descobrir o real problema. Se você consegue explicar algum software do GNU/Linux, ou seja, têm facilidade com tal programa, escreva e publique. Mas, antes de escrever, pesquise se há algo que você está escrevendo para evitar perda de tempo com algo que já possui publicado por outros autores.

Há pessoas que dominam bem o GIMP, outros o Inkscape, outros o OpenOffice, outros o Xara Xtreme, etc. Faça algo de interessante neste software e/ou descubra o que há de melhor para configurar e escreva o passo-a-passo para publicá-lo. Se você pensa que o que está escrevendo é muito simples de resolver e qualquer um sabe fazer isso, pense nos usuários que não sabem. Há usuários de todos os níveis: iniciantes, médios e avançados. Se não interessa a uns, interessa a outros. Portanto, artigos e dicas são para todos os níveis.

Você possui impressora modelo tal e conseguiu instalar em tal distro? Escreva. Possui o fax-modem e conseguiu instalar em tal distro? Escreva. Possui câmera digital e conseguiu fazê-lo funcionar em tal distro? Escreva. O som não funcionou e conseguiu fazê-lo funcionar em tal distro? Escreva. Possui o modem ADSL e conseguiu fazê-lo funcionar em tal distro? Escreva. Enfim, há grandes possibilidades e idéias para elaborar excelentes artigos e dicas.

Descobriu algo interessante em algum navegador (Firefox, Opera, Konqueror, etc) que ninguém sabe? Escreva. Conseguiu pôr tal software em português? Escreva. Alguma coisa interessante nos programas de mensagens instantâneas (aMSN, GAIM, Kopete, Mercury, etc) que ninguém sabe? Escreva. Conseguiu criar ótimos trabalhos no GIMP? Escreva. Conseguiu transferir seus arquivos do celular para o computador via infravermelho? Escreva. Conseguiu fazer o computador falar sozinho? Escreva.

Seja qual for o conteúdo do artigo e/ou dica, escreva e publique que a comunidade necessita do nosso apoio. Não guarde os conhecimentos adquiridos para si mesmo; compartilhe-os. A melhor riqueza do conhecimento é o compartilhamento. Afinal, ninguém nasce sabendo. Você sabe de algo e fulano não sabe e vice-versa.

Desejo-lhes boa sorte e sejam as próximas mentes brilhantes.

:::... Viva o Linux ...:::

   

Páginas do artigo
   1. Contribua e ajude todos!
Outros artigos deste autor

Configurando os escâneres HP 2300C/2400C no Linux

Configurando o D-Link DSL-210 no Debian Etch

50 toques antes de instalar o Slackware 14.1

Banda Larga é um direito de todos!

Exportando e importando confs do Putty em Windows

Leitura recomendada

GNU Emacs (Intro)

Pirataria - Como prejudica desenvolvedores, cria monopólios e facilita ações de crackers

Linux, sem exageros

Com software livre você tem e você pode!

Horário de verão automático

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tenchi em 08/12/2006 - 08:26h

Olha kra, eu acho muito legal o que você disse neste artigo. Mas eu tenho percebido uma coisa. Não me leva a mal, mas acho que escrever e escrever e escrever somente para subir no ranking do VOL não leva à nada...

[2] Comentário enviado por demoncyber em 08/12/2006 - 09:25h

Concordo com o tenchi, tem muitas pessoas que publicam artigos sem nem mesmo pesquisar direito para ver se já existe algo publicado sobre o assunto no próprio vivaolinux ou na página inicial do site de uma distribuição, ou do site de um programa. E publicar artigos para subir no ranking não leva a nada.

[3] Comentário enviado por removido em 08/12/2006 - 09:27h

Esses moderadores estão de férias??
Só pode ser, vendo todos os 16 artigos dele, o que prestam são poucos, não contando o artigo "Segurança na Internet" que realmente é uma piada para quem trabalha com segurança.
Falando a real, a maioria ele coloca uns screenshots como uma pequena descrição dos programas e pronto.
Os moderadores parecem que nem leêm os artigos ou não sabem do que se tratam.
Um dia vi um artigo para ser moderador do vivaolinux teria que passar em testes. Que testes são esses?? Sabe lê e escreve??
Fica a crítica ao Richard e aos moderadores!!

[4] Comentário enviado por removido em 08/12/2006 - 10:17h

Olá, tenchi...

Meu objetivo jamais foi o ranking e não discordo que subir não leva a nada. Ranking e Notas para min não importa, e sim, ajudar uma legião de fãs do GNU/Linux a saborear este maravilhoso sistema operacional.

O VOL não foi feito apenas para quem já sabe operar o GNU/Linux (é o que muitos experts pensam, na minha opinião), mas penso muitos nos iniciantes que sentem dificuldades de fazer algo funcionar. Para muitos que sabem de GNU/Linux é fácil e qualquer artigo e dica de nível iniciante não agrada a esses experts, mas para os iniciantes é de grande utilidade.

Tem coisa tão simples para experts e complicado para iniciantes. Portanto, subir no ranking sei muito bem que não leva a nada, e nem isso é meu objetivo, muito menos me importo com notas. Recebi elogios de iniciantes pelos artigos e dicas que escrevi e este é meu objetivo: ajudar quem está começando.

Estava conversando com várias pessoas iniciantes no mundo GNU/Linux para sanar dúvidas e foram resolvidas, apenas uma tem que checar o real problema. Confesso que tenho muito que aprender, mas jamais deixarei de escrever, seja bom ou ruim o conteúdo. Como eu disse, se aquele problema é fácil demais de resolver para quem já sabe, penso naqueles que não sabem.

Repito: O VOL não foi feito só para experts.



:::... Viva o Linux ...:::

[5] Comentário enviado por fabio em 08/12/2006 - 12:25h

Tenchi,

Concordo com seu ponto de vista, porém o ranking do site é algo simbólico, não sei porque cargas d'água alguém escreveria, por exemplo, 10 artigos somente para subir no ranking. Nos últimos meses (anos?) direcionei o tempo que eu tirava pra escrever artigos para gerenciá-los, mas se tivesse tempo de sobra, eu adotaria o método escrever e escrever.

Mas por quê? Simples, um macete (comando ou conjunto deles) que hoje sei de cabeça, daqui a 2 anos posso não lembrar mais e quando precisar da rotina novamente, tenho ela documentada na internet, o que é uma forma de backup de anotações muito mais eficaz que um disco rígido de PC, que no geral tem 3 anos de vida. Uso Linux há 10 anos e pode ter certeza, muitos de meus próprios artigos já me salvaram :)

demoncyber,

O fato de um artigo ser sobre assunto repetido não implica em sua invalidez. Primeiro que cada um possui uma didática diferente, o que faz artigos similares sempre apresentarem, mesmo que pouca coisa, alguma novidade sobre outro já publicado. O outro ponto que considero importante é que, com o passar do tempo, um artigo vai ficando "esquecido" pelo sistema de busca do Google por se tratar de conteúdo antigo. Vejo até vantagens em renovação de conteúdo, isso alavanca os acessos do site, traz artigos atualizados de acordo com novas versões de determinado software e claro, democratiza o direito de expressão de cada membro do site. Antes que falem que minha vontade de alavancar acessos ultrapassa limites (uma vez que não sou contra artigos de conteúdo repetido), lembrem-se que determinada quantidade de acessos, o projeto VOL não se mantém no ar.

leogemeostotino,

Internet lhe dá o direito de escolha, se você já definiu que não gosta dos artigos dele, você tem o direito de não clicar para ler, uma vez que fica estampada até a foto do autor na home do site, não tem como clicar por engano :)

Agora falando sobre os artigos com figuras e pequenas descrições, OK, eles poderiam ser mais "completos", sim! Mas veja a utilidade disso, você acompanha o sourceforge e o freshmeat ou conhece todos os softwares que lá existem? Não! Então muitas vezes uma pequena descrição sobre um programa pode ser o que você precisa, uma vez que instalação e uso muitas vezes são triviais para quem já conhece Linux. E pra quem não conhece, tutoriais de instalação é o que mais tempos por aqui.

Enfim, essa é minha opinião. Os artigos do Rychardi podem não ser os top publicados aqui no site, mas a boa vontade dele em ajudar com certeza é.

Um abraço,
Fábio

[6] Comentário enviado por kroz em 08/12/2006 - 12:54h

(não puxando saco de nenguem..)
Eu acho isso q o fabio falou a verdade absoluta, ainda mais ao ler o que o demoncyber falou me revoltou ainda mais, o que o richardi quer eh só incentivar o pessoal a escrever mais artigos/dicas/etc... eu não encontro nada de mau nisso alias acredito que seja a forma mais viabel pra incentivar o pessoal q quer (AJUDAR) a vol, e não falar coisas que acreditem ser realidade...

No caso do leogemostino: cara se toca ... vc não viu cuantas pessoas ja estão cadastradas na VOL??? os moderadores estão fazendo maior milagre controlando tudo isso ainda ... se for por demora de publicação de artigos, vc tem q ter noção de cuanto trabalho isso da pra publicar...
tem q pasar por examens pra ver si eh original e nao eh copiado .. depoiis ver si a ortografia e tal ta tudo ok... cara e maior trampo!! ainda mais se for um que mandado por un cara que não manja muito de portugues por ser extrangero.. no meu caso eu ja tive artigos q voltaram pra min por isso a ortografia e gramtica tava feia... mas fazer oq alemão, querendo escrever em portugues não e bem asim não;... mas isso não vem ao caso..
o lançe eh.. pense bem primeiro antes de postar uma mensagem asim para um grupo selecto como a VOL.. aqui so tem fera ..
Alias Muito obrigado a todos que ajudam com artigos e tal aqui na VOL, e por causa de vcs que esta comunidade esta avançando a pasos agingantados!!!!

VIVA A VOL!!!! VIvA o LInuX!!!!!!!

e desculpem pelos erros de portugues ... flw!

[7] Comentário enviado por leoberbert em 08/12/2006 - 13:19h

Na minha opnião, eu concordo com o autor do artigo, pois eu comecei de baixo e o Fábio mesmo lembra, hj graças a minhas escritas, sou até considerado um colunista de alto escalão, mais tudo tb porque o fabio me moldou, me corrigindo me ensinando como atingir o publico alvo, esta escalada nada mais é que meu o treinamento que passamos no dia a dia e na prática.... fica aqui o meu comentário à respeito, e não poderia deixar de parabenizar o autor,

Continue escrevendo sempre.

[8] Comentário enviado por removido em 08/12/2006 - 13:22h

Meu caro rychard, faça como eu:

se te encherem muito o sa... sobre esse tal de ranking comece a escrever como dica. Desde que mudei nunca mais se preocuparam comigo e posso trabalhar em paz aqui.

seus trabalhos têm utilidade para aqueles que não dominam o linux e nunca vc falou que seriam trabalhos para prêmio nobel....

quem quiser algo mais "aprofundado" que vá fazer especialização em segurança em linux e "otras cositas más"...

siga sua própria consciência e faça seu trabalho calmamente. os outros que se doam!!!!

um gde abraço de seu admirador,

antonio carlos

[9] Comentário enviado por agk em 08/12/2006 - 14:30h

Gostei das dicas de fazer anotações e depois escrever o artigo.
Uma boa dica também é usar um gravador de voz (pode ser até um desses mp3 players) e sempre que vier alguma coisa a mente você grava, pois algumas vezes mesmo tendo-se completo domonío do que se quer, escrever fica um pouco complicado e requer alguma didática.

Outro ponto que acho importante focar é que os autores testes as suas dicas ou How-To's de instalação/configuração, porque algumas vezes um artigo mal feito ou incorreto atrapalha mais do que ajuda.
Detalhar o ambiente de testes, hardware, quando mais informações o autor colocar melhor fica para o usuário se identificar com o que está exposto no artigo.

[ ]'s a todos.

[10] Comentário enviado por tenchi em 08/12/2006 - 14:35h

Olha, eu não quiz ofender ninguém, admito que o ranking do site seja realmente um atrativo para escrever mais, pois ele representa algo que qualquer um aqui no fórum quer: reconhecimento.
Mas muitas vezes, escreve-se aquele monte de inutilidades, que muitas vezes acabam passando pelos moderadores (não por incompetência, deixo claro). E acho que a estes não cabe julgar se um determinado artigo está correto ou não, pois isso cabe à comunidade.
Pode parecer que estou contradizendo o que disse antes, mas não. Eu já vi muita coisa sem pé nem cabeça aqui no VOL. Eu mesmo já escrevi algumas idiotice... rsrs. Mas que tem muita gente que escreve coisas simples, que qualquer um que tem pelo menos dois neuuronios faz, como: "para mexer o ponteiro mouse, é só colocar a mão sobre o mouse e mexer"...
É isso, me desculpem se ofendi alguém.

[11] Comentário enviado por vitor.jjb em 08/12/2006 - 14:38h

Sem querer ser escroto... mas esse artigo não é um artigo.
Acho que ultimamente a galera tem escrito qualquer coisa no VOL, eu preferiria um artigo mostrando artigos completamente superficiais, que não contém, realmente, um conteúdo. QUalquer noticia tipo: " Tux peida" a galera vai um artigo com foto etc...
Então, acho que ao inves de ficar contribuindo com qualquer lixo literário, todos deviam olhar e ver o que realmente estão postando, e analisar se realmente é um conteúdo interessante.
Veja meus artigos, eu tenho apenas 5 artigos, e ja sou do VOL a muito tempo! os meus 5 artigos são nota 10, e possuem um nível de conteudo elogiado, unanimamente, por todos do site.
E o tempo que eu gastaria escrevendo sobre o "Peido do Tux", eu passo respondendo perguntas.

abraçois.

[12] Comentário enviado por pink em 08/12/2006 - 18:06h

Gostei muito do seu artigo.... Considero isso o espírito "Linux", é compartilhando, ajudando o próximo... Entendo completamente vc pois tb amo o sistema do pingüin demaiiiiiiis e isso faz ter idéias, compreensão e dividir conhecimentos por mais simples que sejam... Foi vc mesmo que me disse um dia para fazer um esboço de um artigo e depois revisar criando tópicos... quando eu te disse que tinha idéias e não sabia como começar a escrever; pois é nesse momento estou enviando meu primeiro artigo para o VOl...
Eh isso aí parabéns, continue assim, escreva mais e seja muito feliz.
Um abraço, Michele. Viva o Linux!

[13] Comentário enviado por albertguedes em 08/12/2006 - 19:49h

Então temos dois problemas aqui:

1- A polemica do ranking
2- A qualidade dos artigos

E para ser mais positivista, sugiro uma solução para matar os dois de uma vez, utilizar o ranking para habilitar o usuário para escrever os artigos, mas deixando ele ganhar pontos com as dicas, scripts, ou ainda com as respostas as perguntas ou pela nota das respostas, satisfação do usuário que recebeu a resposta... alguma coisa assim.
Após um bom tempo o cara "estagiando" escrevendo nestas áreas, acho que estará maduro o bastante para escrever os artigos.
O que vocês acham ?

[14] Comentário enviado por m4sk4r4 em 08/12/2006 - 23:33h

Eu heim,

Vocês ficam lendo artigos, e olhando a pontuação de quem escreveu é?

Leia, obtenha o conhecimento que precisa, aperfeicoe e escreva um, é melhor do que perder tempo discutindo isso.

Abraço,

m4sk4r4


[15] Comentário enviado por balani em 09/12/2006 - 00:35h

Aprendi algo com meus avós que é "faça o bem, não importa a quem", acho legal o pessoal escrever os artigos aki no VOL, muito me ajudaram muito, acho legal o sistema de pontuação, que é um sistema de agradecer e incentivar, e o mais importante é comentar-mos esses artigos dando sujestões, tirando duvidas ou melhor agradecendo, pois ninguem aki cobra para por seus artigos, concordo em partes com esse artigo do rychardi, pois antes de escrever algo dvemos pensar na sua utilidade. Mais todo incentivo é válido!! VIVA O LINUX!!!

[16] Comentário enviado por EdDeAlmeida em 09/12/2006 - 03:58h

Boa noite, pessoal!

Gostaria de dizer algumas palavras sobre essa polêmica despertada pelo artigo do rychardi.

Tenho observado, com uma certa tristeza, que os artigos que não tratam de temas puramente técnicos são um pouco "maltratados" aqui no VOL, recebendo notas baixas e sendo duramente criticados.

Gostaria de lembrar aos que "pegam pesado" com os artigos conceituais e filosóficos, que a técnica sempre sucede o pensamento filosófico e até mesmo o pensamento artístico. Só para citar um exemplo famoso, quando Júlio Verne escreveu sobre o submaríno Nautilus em "Vinte Mil Léguas Submarinas", não havia tecnologia suficiente para fazer um barco submergir. O conceito inovador, entretanto, deve ter estimulado as mentes pensantes e o que era ficção hoje é realidade.

Desprezar, portanto, artigos conceituais e filosóficos é condenar a técnica à estagnação. Afinal de contas, é com os conceitos de hoje que são criadas as técnicas de amanhã.

Quanto ao presente artigo do Rychardi, acho-o digno de mérito, sim. É com a contribuição de todos aqui na comunidade que o VOL cresce diariamente. E quantos membros não descobrerm coisas, não esbarram com novas soluções e com novos problemas e acabam calando por falta de estímulo para escrever?

Estimular a produção de novos artigos é sempre útil. Dar dicas para quem quer escrever mas sente uma certa timidez ou não sente segurança para expressar suas idéias é uma excelente contribuição, Rychardi. Obrigado pelo seu artigo.

Quanto aos "censores" que fizeram as críticas, acho que houve aqui um processo que Sigmund Freud chamaria de "transferência". Quem sabe não são eles que estão a olhar demais para o ranking?

Antes que esses "censores" ataquem-me devido a esses comentários, acusando-me de ser filosófico apenas e carecer de capacitação técnica, devo esclarecer que sou desenvolvedor de software há quase vinte e três anos, sendo que nos seis últimos anos tenho dedicado exclusividade ao desenvolvimento para Linux, sistema operacional com o qual venho trabalhando há cerca de dez anos. Sou também professor universitário e no momento estou trabalhando em minha tese de doutorado.

Apesar da extensa capacitação técnica (que inclui um mestrado, duas pós-graduações e algumas certificações), não desprezo as considerações filosóficas. Aliás, é justamente por ter uma boa formação que reconheço o valor das mesmas.

Para finalizar, gostaria de dizer que também já passei pelo "crivo" ou "censura" do tenchi. Quando postei meu primeiro artigo aqui, alguns meses atrás, mostrando como rodar o KDE em máquinas antigas, com processador lento e pouca memória, ele até me acusou de plagiar um artigo do Carlos Morimoto! Logo que li a crítica, fiquei um pouco chateado, confesso. Afinal, uma acusação de plágio é sempre algo complicado para um acadêmico. Mas depois que li o artigo do Morimoto indicado por ele e vi que o mesmo nada tinha a ver com o que eu havia escrito, resolvi sequer responder à acusação. Percebi que ele não havia lido com atenção nenhum dos dois artigos!

Por agora é só, mas se o debate esquentar eu volto.

Abraços para todos.


[17] Comentário enviado por kroz em 09/12/2006 - 07:26h

isso ai richardi não esquenta com os caras que de nada saben, parabens pelo seu artigo o que manda mesmo e que a gente ajuda a VOL.. so porque alguns tem 2 ou treis artigos que tem conceito 10 ja se acham os caras.. as coisas não caminham bem asim..

>>>Ajudemos, não Incomodemos...

[18] Comentário enviado por demoncyber em 09/12/2006 - 09:42h

Me venho ao direito de explicar de uma forma melhor minha ídeia.

Sobre o artigo, considerei ele de muita valia, achei interessante a opnião do richardy de apresentar que todos devem postar o que fazem. Achei também interessante a visão dele sobre não tornar crucial o português correto pois o que importa é a mensagem, inclusive tenho um comentário sobre isso aqui no vol. Sua técnica sobre anotar as ídeias inclusive me fez refletir bastante sobre o assunto pois estava ou estou pecando nesse ponto. Considero documentos como esse as vezes muito mais importantes do que muitos outro artigos técnicos por aí.

Bom porém eu era um pouco contrário a este quisito de que achou interessante vou postar, acho que o primeiro passo antes da execućão disso e uma busca uma simples sobre o assunto para saber se ele já não foi tocado em outro lugar. Pois tenho uma visao talvez diferente sobre a internet, imagine se agora de uma hora para outra 500 pessoas postasem por dia artigos no vol e os moderadores todos conseguissem ler e avaliar os artigos ( tenha visto que isto é uma hipotética ídeia ), com certeza os dados mais polemicos seriam repetidos como assunto, e ai artigos mais vagos e mais complexos seriam encontrados em grande peso, e o vol talvez se tornasse um google da vida quando quisessemos pesquisar algo simples e de qualidade teriamos que clicar em 100 links até achar um simples dado, dúvido que alguem nunca fez uma pesquisa simples e demorou para encontrar o que queria pois encontrava muitas dados vagos sobre o assunto, vejo a internet ao momento que todos publiquem dados em lugares nao padronizados com medo, em relação ao volume de documentos e ao seu futuro.

O que o fabio falou sobre o assunto que postei, pelo que aparenta ele foi um dos poucos que entendeu o que gostaria de expressar, me fez refletir e aceitar que a sua defesa sobre meu comentário e o que ele mostra ser importante estão corretos. Huhahu me enrolei mas estou dando o braço a torcer o fabio está correto, e como soube expressar a sua opnião me fez mudar o meu pensamento sobre o assunto, claro não apagando a minha ídeia escrita ali em cima ou teoria como queiram.

Kroz acho que você não deveria se revoltar não tem razão, acho q expressei minha opnião foi simples mas se quiser conversar sobre estou ao dispor msn cyberdke@hotmail.com ou googletalk demoncyber@gmail.com, na verdade nao estou ao dispor acharia muito interessante ou legal =] =], pois pelo que aparenta vc parece ser uma pessoa interessante =].

Agk conseguiu expressar o que queria ter expressado de forma muito mais simples =] =].

Tenchi não preciso comentar q estava com a mesma a ídeia dele, apesar de que o fabio me fez refletir sobre.

Albertguedes viu aquilo como um problema e tentou mostrou uma solução faltam pessoas assim no mundo =], e principalmente nas minhas provas de física em equipe =] hauhau.

Edvaldoalmeida acho que Freud nao funciona comigo hhuahau olhe minhas notas de ensino médio ou mesmo de faculdade das matérias q nao gosto, acho q nota, nem ranking nunca foi quisito total de comprovação de competência. Acho q experiencia ou mestrados ou pos douturados a 4, a unica coisa que diferencia essas pessoas do outro é a primeira impressão e assim que conhecemos as pessoas tiramos nossas novas concluoes e talvez sejam relevantes somente nesse ponto o de conhecer, pq já vi muitas pessoas sem nenhum curriculo extenso com muito conhecimento, e outras com todo um curriculo enorme serem bem vagas, mas eu não faria diferença entre vc e uma pessoa q nao tem experiencia nenhuma. E bom sabe aquela enquete q tem do lado esquerdo eu votei em Artigos ideológicos (debate, não técnico) =] =]. Mas fico muito muito feliz de ter uma pessoa como você aqui no vol interargindo, e diferente do que possam pensar considero muito uma pessoa se ela dizer o simples termo que é um professor ( Mas claro se for um professor, pq existem professores e professores ).

Não quero aqui criticar a qualidade de um artigo ou não, nem ofender ninguém caso tenho ofendido me desculpe expressei minha opnião de uma forma ruim. O que quero fazer com os meus comentários é fazer crescer a comunidade. Sei que o trabalho dos moderadores são complicados e considero o que eles fazem algo de muito orgulho e respeito. Porém me sinto no direito de expressar a minha opnião assim como todos para manter essa comunidade viva.

Pesso desculpas a todos por ter feito um comentário vago na primeira vez, de uma próxima vez me explicarei melhor.

Abraços a todos,

[19] Comentário enviado por kroz em 09/12/2006 - 10:03h

demoncyber, acredito que em certos momentos me exaltei demais ao ler postagens que ao enves de estar dando a maior força, pois me coloquei a criticar demais as pessoas sem olhar o que esta na minha fusa..
Expreseime de forma erronea, ao dirigir minhas palabras, pezo desculpas para quem se chateou com isso, mas sou justo e não admito julgamentos que não estariam certas.

obrigado ate mais... vlw

[20] Comentário enviado por removido em 09/12/2006 - 11:42h

acho que, quem estiver pronto para contribuir com um artigo, não precisa de motivação nem recompenssa, pois a propria comunidade admirará quem merecer, ja vi muita coisa sem qualidade, por exemplo um artigo bem recente, que o "autor" simplesmente postou um script que nem mesmo é de sua autoria e nada explicou, sinceramente essas coisas não deveriam passar pela moderação, não vejo ninguem pagando pau pro linus, mais é so chegar alguem e copiar um artigo do guiadohardware que todos começam dar a sua propria vida como forma de adoração ao deus ripper

[21] Comentário enviado por lulu.campos em 09/12/2006 - 15:15h

parabesn rychardi. gostei do artigo q incentiva o pessoal a escrever pra fazer o vol crescer cada vez mais. quem tiver reclamando eh pq tá com inveja por ele ter tido esta idéia de incentivar a galera. idéias valem ouro.abraços.

[22] Comentário enviado por tenchi em 09/12/2006 - 17:08h

edvaldoalmeida, em primeiro lugar, não quero que você entenda o meu comentário no seu artigo como sendo uma acusação de plágio. Em momento algum eu disse isso. Eu somente citei o artigo do Morimoto por tratar do mesmo tema: "Otimizar o linux para micros antigos". Em nenhum momento eu disse:"Você copiou o artigo do Morimoto".
Talvez você tenha visto o que eu disse como uma ironia, mas acredite: é muito difícil distinguir se o que uma pessoa escreve é uma ironia ou não. Principalmente na Internet.
Não é estar querendo me desculpar, por não haver necessidade disso, mas para deixar as coisas bem claras.

Não, não tenho milhares de diplomas, nunca critiquei quem é iniciante, procuro sempre responder às perguntas que sei responder. Sempre com educação, sem ignorancia (já vi muitos responderem com excessiva arrogancia às perguntas dos novatos). Não me considero (nem teria como) um expert em linux. Sou um usuário comum, sempre procurando aprender mais (embora com uma certa falta de tempo), não sou nem desenvolvedor e muito menos administrador, etc., procuro incentivar as pessoas a usarem software livre, além de não achar que o Linus Torvalds é deus e muito menos que o Stallman é Jesus...

Acho que os direitos autorais de qualquer artigo, script, wallpaper devem ser mantidos, também por esse ser um dos principios básicos do SL.

Quanto ao artigo em discussão, eu não disse em momento algum que os artigos do rychardi são ruins. Concordo com o que ele diz no artigo. Só quis dizer que há muita gente que escreve somente para subir no ranking. E não acho errado querer estar no topo dele, desde seja contribuindo com coisas úteis com a comunidade. Querendo ou não, olhamos para o lugar que uma pessoa está no ranking e acabamos tendo um respeito maior por ela. Não que a pessoa seja quem é por estar no ranking - ela está nele por ser quem é. O ranking também não representa que uma pessoa é melhor que outra. Um administrador de redes há dez anos, desenvolvedor em linux, etc. pode simplismente querer participar do fórum sem escrever nada, sem ter a pretensão de subir no ranking (algum sinônimo para ranking?), e isso não faz dele pior do que um kra que vem só para encher o saco escrevendo um monte de perguntas idiotas (como: "Linux é um jogo para windows?").

Bem, mas querendo ou não, este artigo conseguiu o que qualquer um quer gerar: Discussão.

Falow. E não levem a mal o que eu disse.

[23] Comentário enviado por Elton Luiz em 09/12/2006 - 20:38h

Excelente artigo, creio que despertar outros a publicar,a menor matéria sem nenhuma novidade para os já experientes em Linux, mesmo matéria que já esteja no VOL,ajuda o autor da matéria a desenvolver um interesse particular de crescimento e contribuição com aqueles que pouco conhece o Linux...Todavia,continue sua inspiração porque é dela ,que os sem nenhuma experiência no Linux vê o VOL como um farol para suas pesquisa e um possivel amigo; no qual possam se aproximar através do VOL.

[24] Comentário enviado por removido em 09/12/2006 - 21:20h

Olá!

Tenchi,

No seu primeiro comentário do dia 08/12/2006 - 08:26h, você diz:
"Não me leva a mal, mas acho que escrever e escrever e escrever somente para subir no ranking do VOL não leva à nada... ".

Como eu disse: "Meu objetivo jamais foi o ranking e não discordo que subir não leva a nada. Ranking e Notas para min não importa, e sim, ajudar uma legião de fãs do GNU/Linux a saborear este maravilhoso sistema operacional".

De fato, acredito que você compreendeu errado. Lá em cima, na descrição, abaixo do título, está escrito:
"Neste artigo incentivo a galera a contribuir e compartilhar seus conhecimentos".

Você só estaria todo coberto de razão se estivesse escrito da seguinte forma:
"Neste artigo incentivo a galera a contribuir e compartilhar seus conhecimentos para subir no ranking".

No seu terceiro comentário do dia 09/12/2006 - 17:08h, você diz:
"Bem, mas querendo ou não, este artigo conseguiu o que qualquer um quer gerar: Discussão".

Lembre-se que quem iniciou todo o rebuliço foi você mesmo. O segundo e terceiro membro foi baseando-se no seu comentário; coisas de geração para geração, como na vida.

demoncyber,

Concordo plenamente com o comentário de fabio. Ou será que você esqueceu que uma versão para outra muita coisa muda?

leogemeostotino,

Creio que nem você compreendeu algo a respeito de meus artigos, descartando o mal elaborado "Segurança na internet". Quero deixar-lhe bem nítido que meu foco é sempre o iniciante, que usa o micro para diversas atividades e outras coisas interessantes, além de descobrir coisas bacanas no GNU/Linux. Acredito que para você o Linux é só comandos e mais comandos, descartando os belos softwares disponíveis para diversas atividades, tais como desenhar, elaborar cartões, escrever textos, criar vcd's etc.

Se você não agradou-se com nenhum de meus artigos, não vejo problema nenhum nisso. Afinal de contas, gosto não se discute e isso é coisa particular de cada um. Analise comigo: "Será que todos os seres humanos do mundo gostam de lagosta?" ; "Será que todos os seres humanos gostam de gato?" ; "Será que todos os seres humanos compram aquele produto em tal loja?".

Para todas as interrogações citadas, a resposta, verdadeiramente, é sempre "Não". Portanto, mesmo exemplo em meus artigos e de outros membros do VOL: uns gostaram e outros não, o seu caso. Se eu quiser escrever uma dica com o título: "Alterando o papel de parede no KDE e GNOME". Com certeza, faria isso. Mas por quê? O usuário iniciante que jamais teve contato com o computador, muito menos com "GNU/Linux" não irá saber onde altera o papel de parede, foi o caso de um colega meu onde instalei o Big Linux.

Para você ter uma idéia, vejo até pessoas com ótimos talentos no GIMP, apesar de não ser do agrado de outros, como seu caso. Mesmo assim, essas mentes brilhantes também compartilham, mesmo sabendo que é uma coisa simples para uns e novidades interessantes para outros.

kroz,

Você compreendeu perfeitamente bem ao dizer: "o que o richardi quer eh só incentivar o pessoal a escrever mais artigos/dicas/etc... eu não encontro nada de mau nisso alias acredito que seja a forma mais viabel pra incentivar o pessoal q quer (AJUDAR) a vol, e não falar coisas que acreditem ser realidade...".

Isso demonstra que o VOL cresce muito com a ajuda de todos os membros que compartilharem seus conhecimentos e ajudando todos que usam GNU/Linux.

leoberbert,

Você é um exemplo de que devemos sempre começarmos de baixo, como também foi extramente compreensível ao ser ouvido por fabio para atingir o público alvo. Para tudo na vida, sempre começamos de baixo. Parabéns!

acvsilva,

Concordo plenamente com seu comentário. De fato, não envergonho-me de ter notas baixas em meus artigos. Muito pelo contrário, fico feliz que foi aprovado pelos moderadores. Mal acabei de entrar e tenho muitas coisas escritas, mas não quero dizer que quero ser melhor que todos: "Ele é o cara. O que mais escreve para o VOL". Jamais penso desta forma. Muito obrigado pelo conselho.

agk,

Parabéns pelas suas observações.

pink,

Que bom que você lembrou do que disse-lhe no msn sobre como postar as idéias no papel para elaborar ótimos textos. A idéia não tem hora para surgir, e sempre temos que estar preparardos para anotá-las. Lembre-se que a bagunça que anotamos no papel para depois moldar é como um jogo de quebra-cabeça; as peças estão todas desorganizadas e com um pouco de raciocínio deveremos organizá-las.

m4sk4r4,

Parabéns por seu comentário. O importante mesmo é obter o conhecimento, ao invés de ficar de olho na pontuação.

balani,

Que bom que você seguiu o conselho de seus avós. Parabéns!

edvaldoalmeida e fabio,

Muito obrigado por seus comentários. Serviu de exemplo filosófico.

:::... Viva o Linux ...:::

[25] Comentário enviado por thelinux em 09/12/2006 - 22:00h

Esta discussão é perda de tempo.

[26] Comentário enviado por thelinux em 09/12/2006 - 22:07h

Ninguém faz nada neste mundo se não for querendo algo em troca. Nem que seja apenas o reconhecimento de ter ajudado.


[27] Comentário enviado por CesarJT em 11/12/2006 - 16:44h

O que gosto mesmo são os comentários, tem muita coisa boa neles.
O legal que muitas vezes determinaods artigos, acabam gerando um debate produtivo, com referências, experiências e tal.

Mas é isso Rychard, apenas procure então manter o foco nos iniciantes, e sempre buscando o conhecimento, quando for escrever artigos técnicos, procure dominar o assunto realmente, de resto lendo, pondo em prática e trocando idéia com o povo.
----

Não fique na reta se não vem o trem e faz, CHUK CHUK.

[28] Comentário enviado por coffnix em 13/12/2006 - 00:51h

Parabéns pelos materiais que você têm enviado para o site!
só tenho uma dica pra melhorar ainda mais:

1- detalhe ao máximo cada passo de um "how-to". ex:

>"o comando abaixo irá remover os arquivos temporários
> $ rm /tmp/* -vv
>
> o comando abaixo irá compilar o software
> # ./configure && make && make install"


2- introdução mostrando ao máximo o que o artigo proporcionará ao leitor

3- alterações ou novidades sobre a versão de um software citado no artigo

4- pre-requisitos mínimos para ter certeza absoluta que o artigo funcionará

5- um motivo ou incentivo sobre o porque de o usuário ler o artigo até o fim e posteriormente testá-lo.


por enquanto é só... abraços! e novamente... PÁRABÉNS!

[29] Comentário enviado por morvan em 13/12/2006 - 16:54h

Acho que o autor, movido por um sentimento puro (no sentido idem), quis prestar um grande auxílio aos que querem contribuir e [ainda] não sabem como. Foi enxovalhado por opiniões nada gentis, em sua grande maioria. Arrisco a pensar e emitir que o autor prestou uma colaboração grandissíssima ao sítio e a todos que o visitam e / ou dele se utilizam: às vezes, é preciso conversar com o baixo-clero. Se for um sítio só para os figurões, então, porque seria "VivaOlinux"? - mais apropriado seria "VivamOsPapasDoSL.com.br" - o que, com certeza, não coaduna com o espírito da comunidade nem com o de quem concebeu o sítio. Parabéns, Rychardi. Mesmo um pouco atípico, este artigo é um verdadeiro "RAUTU".

[30] Comentário enviado por albertguedes em 13/12/2006 - 21:24h

Têm razão morvan, quem quiser pode criar um "Viva o MEU Linux" a vontade, e determina ele mesmo quem pode ou não escrever, ou o que escrever, afinal, quem tem a bola é que manda no jogo, certo ?
E quem não gostar, que não jogue, ué !

[31] Comentário enviado por thelinux em 13/12/2006 - 22:00h



[32] Comentário enviado por albertguedes em 14/12/2006 - 09:40h

Ok Cabrito_Tevez3, tua opinião foi publicada, mas isso só foi possível porque no VOL também é permitido que moleques sem educação escrevam, então aproveite, nem sempre vai ser possível você fazer isso.


[33] Comentário enviado por juliaojunior em 26/05/2007 - 16:34h

VIVIA O LINUX !!!

[34] Comentário enviado por M4iir1c10 em 02/09/2007 - 04:32h

Eu acredito que o objetivo do Artigo e uma filisofia hacker (por favor entendam o real significado da palavra hacker e nao cracker), pois se aprendemos algo novo devemos compartilhar, claro que e ridiculo vc escrever qualquer besteira so pra ter pontos e subir no hanking e encher o seu ego... oque vc ganha sendo um dos primeiros no vol? e oque vc ganha aprendendo informatica de verdade e ensinando os outro? Sao duas coisas completamente diferentes, nao e?

[35] Comentário enviado por shaitannechrist em 13/06/2008 - 15:51h

Estou preparando meu Artigo!
no caso, um manual do Linux, contendo dicas de Instalação de distros, configuração dos programas, instalação, compilação de kernel.. entre outros!
estou me baseando na distro Arch Linux.
assim que terminar postarei aqui.

[36] Comentário enviado por banha em 13/01/2010 - 16:20h

Acho que este é meu primeiro comentário no Vol. E é por causa deste artigo que estou o fazendo.
Depois de ler toda discussão tentei expremer tudo dando minha humilde opinião.
A intenção do autor era que alguns que só se alimentam do que os outros criam(televisão) deveriam também contribuir(internet), até mesmo para o próprio bem deles.

Fiz uma pequena frase e acho que ela se aplica a esta comunidade cujos membros obedecem ao seguinte gráfico:

Membros
| I
| I
| I I
| I I I I
| I I I I I I I
======== Sabedoria

-Uma multidão novata contribuindo com pouco é melhor do que poucos sábios contribuindo com muito.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts