Projeto Icecream (parte 1)

O Icecream é um projeto que visa fornecer um ambiente de desenvolvimento web para programadores de sistema GNU/Linux. Eis aqui o Making Off para quem está interessado em aprender mais sobre programação visual em Linux utilizando o framework Qt.

[ Hits: 25.770 ]

Por: Ragen Dazs em 19/04/2005 | Blog: http://www.orkut.com


Genesis



Desde meados de Abril do ano de 2004 venho durante meus horários de almoço e fins de semana desenvolvendo esse projeto que chamo de Ice Cream. Esse projeto nada mais é que um editor de texto nativo para a internet e que visa fundamentalmente ser uma ferramenta para edição de páginas HTML e é focado para suprir as necessidades de programadores GNU/Linux. Por outro lado espero que ele possa servir como uma opção de mudança para editores como o VI, Emacs, Joe, pois agrega em si muitas facilidades do desenvolvimento gráfico e recursos herdados da interface X que em geral não estão disponíveis para editores customizados para ambientes de modo texto. E além disso, oferece muitos recursos bastante cômodos para web developers e programadores em geral.

O alvo do projeto é fornecer ao programador um ambiente de desenvolvimento rápido, ou seja, visa ser um ambiente de desenvolvimento para programadores de linguagens voltadas para Web como PHP, PERL, CGI, JSP, e ASP e/ou qualquer outra linguagem que tenha interação com HTML, que por sua vez requer o gerenciamento de FTP dos sites de trabalho, mas friso novamente, o editor não se restringe APENAS ao desenvolvimento web.

Tela principal:


Screen shot tirada no Linux Ubuntu Live Cd rodando Gnome

Quem são os leitores alvo desse artigo?

Para os interessados em:
  • Desenvolvedores web e programação GNU/Linux em geral;
  • Programação C++ utilizando o framework Qt (Tecnologia Utilizada no projeto).

Qual o objetivo desse artigo?
  • Facilitar a vida dos desenvolvedores web - Dando mais uma opção para seu desenvolvimento em plataformas GNU/Linux explicando passo-a-passo o funcionamento do editor.
  • Fornecer informações para programadores iniciantes em Qt e encontrar programadores interessados nesse projeto - explicando o código fonte e a criação do projeto, ou os pontos mais relevantes ao aprendizado dos programadores interessados em desenvolvimento de aplicações Qt.

Por que o projeto foi desenvolvido em Qt?

O fator que foi tomado como prioridade foi o custo de processamento e automaticamente Java foi descartado. Durante muito tempo GTK foi o eleito como sendo a tecnologia base do projeto, porém coloquei numa balança o Firefox e o Opera, os dois browsers que eu considero como sendo atualmente os melhores para GNU/Linux (pra evitar discussão sobre o sexo dos anjos, friso que essa é minha opinião pessoal) e a leveza do Opera (que é desenvolvido em Qt) foi notória em relação ao Firefox (que é desenvolvido em GTK).

Por outro lado, levei em conta minha familiaridade e de outros tantos programadores com PHP e PHP-GTK, por conta disso durante algum tempo estudei o código fonte do Tulip (uma outra opção para o desenvolvimento web) que é escrito em PHP-GTK e utiliza o componente Scintilla para colorimento da sintaxe de programação. Isso acarretou no peso da balança favorável ao GTK, porém descobri que existe o componente QScintilla - um port para Qt - que findou essa dúvida aqui mesmo no Viva o Linux quando vi a simplicidade do uso do Qt Designer num artigo sobre desenvolvimento em Qt.

Vejam as fotos abaixo:


Dialog de seleção de arquivo em Qt

Dialog de seleção de arquivo em GTK

Mesmo sem mais nenhuma dúvida a respeito da utilização da tecnologia para o desenvolvimento do projeto, a organização e detalhes a respeito da organização do framework Qt findou a discussão, pois ele incorporou o espírito do minha revolta quando publiquei o artigo Sejamos todos filhos da p***.

Recomendo a quem não teve a oportunidade de ler esse último artigo, que leia, mas se você não quer entender sobre a filosofia de desenvolvimento do Ice Cream, pule essa parte, vá por mim, será perda de tempo =D

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Genesis
   2. Um tour pelos features e roadmap do projeto
   3. Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento
   4. Os bastidores da criação do recurso
   5. Consideracões finais
Outros artigos deste autor

Referências ou ponteiros em PHP

Instalando o Allegro

Sejamos todos filhos da p***

Verdades e mentiras sobre tecnologias WEB

O comércio eletrônico e o Linux

Leitura recomendada

A mágica do polimorfismo e seus conceitos na ótica de C/C++

O Produtor e o Consumidor

Desenvolvendo para microcontroladores em GNU/Linux

Alocação dinâmica de memória em C

Compilando Templates C++

  
Comentários
[1] Comentário enviado por birilo em 19/04/2005 - 09:07h

Legal saber q tem gente desenvolvendo SW livre por aqui....

Quanto ao QT, já tentei utiliza-lo, mas visto á minha deficiencia em Orientação a objetos desisti, e continuei no GTK/C

Agora estou tentando aprender JAVA, nem tanto pela linguagem/portabilidade, mas pelo simples fato de ser OO.

É isso...

[]'s

[2] Comentário enviado por gossip em 19/04/2005 - 09:24h

Salve Alysson,

Parabéns pela grande iniciativa e espero que em breve, com a aceitação da comunidade, o projeto possa ganhar maturidade. Um sorriso se abre sempre que vejo iniciativas tupiniquins para projetos OpenSource.

Um abraço,
Guilherme Machado
Curitiba/PR

[3] Comentário enviado por Ragen em 19/04/2005 - 09:47h

Olá Guilherme,

Só uma pequena correção:

"Um sorriso se abre sempre que vejo iniciativas tupiniquins para projetos OpenSource."

O projeto é mais que Código Aberto, ele é de Código Livre

=]

[4] Comentário enviado por fabio em 19/04/2005 - 13:02h

Olá Alysson,

Parabéns pelo projeto! Já pensou em inscrevê-lo no SourceForge? Isso facilitaria a vida de quem quiser participar do desenvolvimento.

[]'s

[5] Comentário enviado por Ragen em 19/04/2005 - 13:35h

Olá Fabio,

Sim já pensei, mas estou aguardando o projeto tomar mais maturidade para já publicar por lá uma versão "estável". Ao final dessa série de artigos pretendo publicá-lo no SourceForge e Freshmeat

Vlw!

[6] Comentário enviado por agk em 19/04/2005 - 20:56h

Excelente iniciativa, programas para Linux e Open Source que venham a facilitar a vida dos usuários sempre são bem vindos. Gostaria de ajudar, vou tentar instalar e testar por aqui, ajudando a encontrar bug's e dando sugestões talvez já ajude.

[7] Comentário enviado por cwars em 07/01/2008 - 21:15h

Já pensou em usar o doxygen para documentar o código, pois assim ficaria mais simples de poder tanto se ajudar quanto outros ajudarem, além que uma boa documentação programada sempre é útil.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts